Pedido de ajuda - opinião técnica

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Pedido de ajuda - opinião técnica

Mensagem por Mário »

Boas
Riamar Escreveu:Peço desculpa pela insistência, mas não há por aqui no forun um Engº com conhecimentos para esclarecer este assunto?
Cumprimentos
Haver até há, mas se tens um Pt de 15Kv tens que ter um responsável pela instalação, e não podes alterar o projecto sem conhecimento dele (por escrito).

E quando for possível, preenche o perfil "profile"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Mensagem por Riamar »

Mário,

O resposável está doente não dá para falar com ele tanto que está no estrangeiro, só leva a nota e mais nada, nunca fez nada naquilo nem se importa nada daquilo, só leva a nota apesar de ser muito pouco.
Se houver um Engº que saiba destas matérias agradecia a sua opinião, eu ainda sou o que sei alguma coisita.

Cumps
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Mensagem por Riamar »

Para esclarecer o post anterior queria dizer que sou o que sabe alguma coisita onde trabalho claro, mas aqui tenho as minhas dúvidas.
telmo34
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 19:51

Mensagem por telmo34 »

pelo que até agora li quase toda agente tem a sua razao. vou deixar aqui a minha opiniao! em primeira instancia deve informar o proprietario da instalaçao que vai ter de aumentar o orçamento pois toda a estrutura tem e deve ser ligada a uma de proteçao terra, o que aconselho a fazer na minha ignorancia é a abrir uns buracitos la fora no minimo com 60cm de profundidade e meter um ou dois eletrodos . nao vou falar na secçao do cabo isso é obvio. ignore o cabo terra que ja esta ligado e ligue tambem o seu depois se como diz toda a estrutura é metalica deve ser ligada a terra independentemente dasd armaduras que lá colucar. as armaduras ja trazem chicote terra para os respetivos difozores, o cabo que ou fio que passar tem de ter obrigatoriamente terra logo as armaduras se forem devidamente ligadas estao protegidas.

na quetao das armaduras que refere se for armaduras estanque ha sem duvida varias opçoes no mercado sem nessesidade de ligaçao terra, tenha sempre em atençao ao ip das mesmas , se for uma instalaçao privada armaduras para esse fim ha um leque infidavel de opçoes no mercado
YOCOXE
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jun 2011, 15:01

Mensagem por YOCOXE »

Riamar Escreveu:Caros amigos boa tarde!

Queria saber a vossa opinião sobre o seguinte:

Tenho de electrificar um salão que tem cobertura metálica, algumas paredes metálicas e outras e uma parede em cimento.

O quadro é totalmente em plásticoe a entrada de energia até ao primeiro diferencial de corte geral (de 300 mA) faz-se sem passar em qualquer parte metálica na parede de cimento em calha técnica.

- Dado o atrás exposto será correcto colocar armaduras flourescentes com reflector em aluminio e corpo em aço ligadas ao tecto metálico (a cobertura é metálica).

- Deverá-se fazer uma terra de protecção exclusiva só para este salão ou poderei utilizar a terra de protecção do Posto de Transformação?

- Têm conhecimento se haverá armaduras fluorescentes com reflector em aluminio com o corpo totalmente em plástico (poliuretano) sem necessidade de ligação à terra? existem umas armaduras deste tipo mas com uma proteção me^cânica da lampada em plástico que é presa com umas braçadeiras mas ficam mal naquele ambiente.

Se puderem ajudar eventualmente tendo em conta as regras técnicas agradecia.

Obrigado
E ASSIMO IDIAL E QUE VOCE POSSA INSTALAR AS LAMPADAS(AS AMADURAS FLUORESCENTES ) DEIXAR ELAS SUSPENSAS E COM O MATERIAL ISOLANTE DE FORMA A QUE ELAS NAO TENHAO QUALQUER CONTACTO COM A EXTRETURA METALICA DESSA MANEIRA VOCE ESTARA ASSEGURADO DE QUE NAO IRA HAVER QUAISQUER ELETROINDOÇÃO PORRQUE QUAISQUER INTEMPERIE IRA COM TODA A SERTESA DANIFICAR AS ARMADURAS E TAMBEM QUEM SABE A REDE ELETRICA DO SEU BARRACÃO
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

YOCOXE Escreveu:
Riamar Escreveu:Caros amigos boa tarde!

Queria saber a vossa opinião sobre o seguinte:

Tenho de electrificar um salão que tem cobertura metálica, algumas paredes metálicas e outras e uma parede em cimento.

O quadro é totalmente em plásticoe a entrada de energia até ao primeiro diferencial de corte geral (de 300 mA) faz-se sem passar em qualquer parte metálica na parede de cimento em calha técnica.

- Dado o atrás exposto será correcto colocar armaduras flourescentes com reflector em aluminio e corpo em aço ligadas ao tecto metálico (a cobertura é metálica).

- Deverá-se fazer uma terra de protecção exclusiva só para este salão ou poderei utilizar a terra de protecção do Posto de Transformação?

- Têm conhecimento se haverá armaduras fluorescentes com reflector em aluminio com o corpo totalmente em plástico (poliuretano) sem necessidade de ligação à terra? existem umas armaduras deste tipo mas com uma proteção me^cânica da lampada em plástico que é presa com umas braçadeiras mas ficam mal naquele ambiente.

Se puderem ajudar eventualmente tendo em conta as regras técnicas agradecia.

Obrigado
E ASSIMO IDIAL E QUE VOCE POSSA INSTALAR AS LAMPADAS(AS AMADURAS FLUORESCENTES ) DEIXAR ELAS SUSPENSAS E COM O MATERIAL ISOLANTE DE FORMA A QUE ELAS NAO TENHAO QUALQUER CONTACTO COM A EXTRETURA METALICA DESSA MANEIRA VOCE ESTARA ASSEGURADO DE QUE NAO IRA HAVER QUAISQUER ELETROINDOÇÃO PORRQUE QUAISQUER INTEMPERIE IRA COM TODA A SERTESA DANIFICAR AS ARMADURAS E TAMBEM QUEM SABE A REDE ELETRICA DO SEU BARRACÃO
Letras maiúsculas no inicio das frases, já que TUDO em maiúscula é considerado na "gíria internética" que esteja a falar, gritando...
Também um pouco mais de cuidado a escrever, também aqui o pessoal agradece. Virgulas e frases simples, ajuda o pessoal perceber o que quer dizer.
E por último, mais cuidado com a ortografia. É que parece que está a gozar, com tantos erros apresentados!!!
mapinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 dez 2010, 00:33

Mensagem por mapinto »

Sem ter uma grande certeza no assunto, creio que deves interligar todas as armaduras metálicas à terra da instalação que é a terra de protecção do PT. Se interligares mais estruturas metálicas no circuito o objectivo é melhorar os valores terra da instalação.
Se tiveres dúvidas, no final efectuas a medição dos valores de terra e verificas quais os valores (tem de ficar obrigatóriamente abaixo do 86ohm para diferenciais de 300mA).
Marcos Pinto
Eng. Electrotécnico
Responsável Manutenção
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”