Apareceu-me um serviço que nunca tinha encontrado e já desenhei varias soluçoes mas anda não tenho nada de muito fiavel...
trata-se de uma bomba de 12cv de arranque estrela triangulo para rega.....
até aqui tudo ok desde que se ligue manualmente como tem acontecido e desligue sozinha por boia de superficie...
agora o proprietario assustado com as contas de electricidade quer que a bomba trabalhe apenas 10 minutos em cada sector....
tem tres sectores e já estão instaladas três electrovalvulas a 24 volts, se bem que a comutaçao tem sido feita manualmente porque as valvulas estão desligadas.
Existem diversas soluções disponiveis mas tenho me baseado num programador horario RainBird e dois relês...no entanto ainda tenho algumas duvidas
de funcionalidade devido á enorme potencia da bomba o que em caso de avaria nas valvulas ou programador pode rebentar com tubos, bomba etc..
alguem ja realizou um sistema destes como programadores de jardim a comandar uma bomba de arranque estrela triangulo?
tambem fiz um esquema com pressostatos mas o sistema não tem valvula de retenção....

alguma ajuda será bem vinda
thanks