ajuda com bomba de 12 cv e sistema de rega

Responder
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

ajuda com bomba de 12 cv e sistema de rega

Mensagem por windstorm »

boas.
Apareceu-me um serviço que nunca tinha encontrado e já desenhei varias soluçoes mas anda não tenho nada de muito fiavel...

trata-se de uma bomba de 12cv de arranque estrela triangulo para rega.....
até aqui tudo ok desde que se ligue manualmente como tem acontecido e desligue sozinha por boia de superficie...

agora o proprietario assustado com as contas de electricidade quer que a bomba trabalhe apenas 10 minutos em cada sector....
tem tres sectores e já estão instaladas três electrovalvulas a 24 volts, se bem que a comutaçao tem sido feita manualmente porque as valvulas estão desligadas.

Existem diversas soluções disponiveis mas tenho me baseado num programador horario RainBird e dois relês...no entanto ainda tenho algumas duvidas
de funcionalidade devido á enorme potencia da bomba o que em caso de avaria nas valvulas ou programador pode rebentar com tubos, bomba etc..

alguem ja realizou um sistema destes como programadores de jardim a comandar uma bomba de arranque estrela triangulo?

tambem fiz um esquema com pressostatos mas o sistema não tem valvula de retenção.... :?
alguma ajuda será bem vinda

thanks
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: ajuda com bomba de 12 cv e sistema de rega

Mensagem por Mário »

Boas "windstorm"

"trata-se de uma bomba de 12cv de arranque estrela triangulo para rega.....
até aqui tudo ok desde que se ligue manualmente como tem acontecido e desligue sozinha por boia de superficie..."

O ideal era arrancador suave a substituir o estrela triangulo.

"agora o proprietario assustado com as contas de electricidade quer que a bomba trabalhe apenas 10 minutos em cada sector....
tem tres sectores e já estão instaladas três electrovalvulas a 24 volts, se bem que a comutaçao tem sido feita manualmente porque as valvulas estão desligadas."

1º A bomba é centrifuga? partindo do principio que sim (12 Cv ?) potencia não normalizada, mas não tem problema.

2º podes por um temporizador que liga imediatamente que recebe a tensão e apos os 10 minutos liga outra valvula e desliga a primeira e depois outro temporizador aos 20 minutos a repetir.

3º A bomba pode trabalhar com as valvulas fechadas (se for centrifuga) que não queima (até consome menos) tens é a temperatura do fluido a subir.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

Mário Escreveu:Boas "windstorm"

"trata-se de uma bomba de 12cv de arranque estrela triangulo para rega.....
até aqui tudo ok desde que se ligue manualmente como tem acontecido e desligue sozinha por boia de superficie..."

O ideal era arrancador suave a substituir o estrela triangulo.

"agora o proprietario assustado com as contas de electricidade quer que a bomba trabalhe apenas 10 minutos em cada sector....
tem tres sectores e já estão instaladas três electrovalvulas a 24 volts, se bem que a comutaçao tem sido feita manualmente porque as valvulas estão desligadas."

1º A bomba é centrifuga? partindo do principio que sim (12 Cv ?) potencia não normalizada, mas não tem problema.

2º podes por um temporizador que liga imediatamente que recebe a tensão e apos os 10 minutos liga outra valvula e desliga a primeira e depois outro temporizador aos 20 minutos a repetir.

3º A bomba pode trabalhar com as valvulas fechadas (se for centrifuga) que não queima (até consome menos) tens é a temperatura do fluido a subir.

Cump.
Mário
obrigado pela resposta amigo Mário.

Na verdade mal vi a bomba ainda porque só lá fui ver o que se podia fazer....
trata-se de um motor de superficie e não de uma bomba submersivel...o que tambem se pode considerar bomba.
relativamente a ser centrifuga...penso que sim mas de qualquer forma a bomba está ao nivel do solo de um deposito de 20000 litros o que quer dizer que não preçisa fazer sucção visto que a água apénas por gravidade deve ter pelo menos um kilo de pressão na bomba e nas valvulas sem estar ligado...

aida tenho umas duvidas relativamente ao esquema start/stop que fiz no papel...

como disse pretendo usar um sistema RAIN BIRD tal como se usa nas regas de jardim se bem que nesses casos raramente se utiliza um comando de bomba como o que tenho que utilizar neste caso....
se por acaso tiver por aí um rascunho do esquema de comando de um sistema desses, agradeço que o postei-e para comparar com as minhas invenções.

abraço
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Caro colega Windstorm não é fácil fazer o esquema de comando...
Para ele precisa de:

Dispositivo para paragem da bomba por falta de água dentro do depósito.
Dispositivo para desligar bomba em caso de aumento de pressão no circuito de água de réga
Dispositivo para ligar e desligar bomba a determinadas horas
Dispositivo regulável para alternar as valvulas dos 3 sectores
E não esquecer dispositivo para desligar bomba em caso de sobreintensidade
Se quiser complicar dispositivo que não deixa ligar bomba em dias de chuva

Penso que está tudo.
Posso tentar fazer o esquema se não tiver pressa.
Cps
A Castro
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

viva,

concordo com o colega CF, no entanto se usar um pequeno automato tipo zen ou twido ou logo, fará isso sem problemas e possivelmente mais barato que o controlador de rega e aqui pode programar todas as quetoes de segurança que o colega cf enumerou, e claro 12cv vamos la por um arrancador suave. Se quiser mesmo poupar energia um variador ajuda sempre, assim controla a rotação da bomba em função da pressão/caudal pretendida.

Cump.
Jcarreira
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Mensagem por windstorm »

muito obrigado a todos pelas dicas e de facto esta situaçao já esta em vias de ser resolvida á portuguesa que era como eu dizia na alemanha quando lá trabalhava na manutenção industrial....quando era muito caro resolvia á portuguesa e os alemães ficavam de olhos em bico mas aprovavam....

de facto o sistema já está a funcionar á cerca de três anos e foi montado por um engenheiro electrotecnico mas estranhamente já é a segunda vez este mês que me aparecem situações não resolvidas por engenheiros...adiante

a bomba esta a funcionar manualmente e os sectores de rega são comutados manualmente.....existe boia de superficie para corte quando termina a agua....o motor dispõe de um sistema estrela triangulo da telemecanique daqueles que se compram feitos e calculado á medida da bomba..etc etc

ora a questão é que as valvulas já lá estão mas estranhamente duas delas estão destruidas e remendadas á portuga....imagino que o engenheiro deve desconhecer o efeito de ARIETE ou simplesmente desistiu e deixou aquilo meio feito e com danos....

Pedi orçamento para um SOFTSTART e anda na casa dos 900€ para aquela potençia no entanto o propritario não se mostrou receptivo a essa solução....

então decidi fazer o seguinte:
comprei um sistema da RAIN BIRD que tem seis sectores, comando para bombas e detecção de humidade etc

assim comprei mais dois contactores com relay temporoizado a 24 volts que é a tensão de comando cedida pelo RAIN BIRD

assim construi um quadro á parte do da bomba que funciona da seguinte maneira:

arranca um sector qualquer que abre a valvula correspondente...simultaneamente o controlador RAIN BIRD acciona o KM1 e o respectivo relay temporizado....isto permite que a bomba apenas arranque passado o tempo que eu defenir dando tempo para que a agua saia da membrana da valvula...

seguidamente pelo contacto auxiliar de KM1 é cedida alimentação de comando ao motor uma vez que esse contacto corta essa alimentação...

com o segundo contactor e relay temporizado faço o corte do arranque na casa dos dois segundo como se fosse alguem que pressiona-se o botão de arranque do motor....
assim quando o Rain bird terminar a operação o motor é desligado pelo contacto aux de km1 como se alguem pressiona-se o stop

ainda subsiste uma duvida que é o paro simultaneo da bomba e fexo da valvula em serviço mas isso não deve ser problema de maior visto que se trata de um circuito de rega sem valvulas antirretorno e em sistema aberto...

pode parecer arcaico mas este sistema custa menos de 100€ em material e com mais duas valvulas, mão de obra etc....deve ficar na casa dos 400 a 500€ na totalidade o que nos tempos que correm é a melhor solução que tenho para apresentar ao cliente..

desculpem o tamanho do texto e qualquer comentario é bem vindo

abraço
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

hum... que tal aplicares um automato tipo Zelios Logic..... custa pouco mais que 120€ e tens saidas que chegue todas temporizaveis...

a linguagem é muito acessivel e fiavel...
Jaime Reis
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

viva, ainda bem que já está resolvido, mas para informação da comunidade 900€ um soft start isso dá para comprar o variador !!, claro que não vou propor um softstart siemens ou allen, mas para o efeito que é rega, pode adquirir algo bem mais barato menos de metade. Se quiser posso dar lhe representantes e marcas por pm.

Cump.
Jcarreira
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”