Dúvida Moradia Unipessoal ITED 2

Responder
webgolias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 abr 2011, 14:37

Dúvida Moradia Unipessoal ITED 2

Mensagem por webgolias »

Boa tarde a todos,

Estive a ler o manual de ITED 2 e há uma dúvida com que fiquei:
Capítulo 8 - Edifícios Residenciais: As tabelas 44 e 45 definem que a instalação de rede Coaxial e Fibra é opcional para uma Moradia Unipessoal. No entanto, no ponto 8.1 e nas notas da tabela 44, é estipulado que a ZAP é obrigatória nos edifícios residenciais.
Sendo uma moradia unipessoal um edifício residencial (para todos os efeitos), então tem que se instalar tomadas de 2 tecnologias para as quais pode nem sequer haver tubos e cabos?

A minha dúvida é meramente académica, visto que não sou projectista ou instalador, nem sequer a minha casa está projectada para ITED2, mas agradeço as vossas opiniões sobre este assunto.

Obrigado e um abraço,
- Ricardo
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Dúvida Moradia Unipessoal ITED 2

Mensagem por gemini »

uma moradia unifamiliar é considerada um edificio residencial, pelo que é obrigatória a instalação dessas tomadas na ZAP.

como é óbvio, sendo obrigatório a ZAP, terão de existir as devidas tubagens.

peloque, conclui-se que é obrigatório.
Learning is the goal!!
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

webgolias Escreveu:Boa tarde a todos,

Capítulo 8 - Edifícios Residenciais: As tabelas 44 e 45 definem que a instalação de rede Coaxial e Fibra é opcional para uma Moradia Unipessoal.
Viva

Penso que interpretou mal as tabelas, pois o que está escrito na tabela 44, referente a cablagem, não é que "é opcional para uma Moradia Unipessoal" mas sim, e apenas, entre a CEMU e o ATI dessa Moradia.
Na tabela 45, referente a tubagem, é obrigatório a colocação da tubagem para essas tecnologias, entre a CEMU e o ATI dessa Moradia
hupiranha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 fev 2009, 23:54

Mensagem por hupiranha »

boas
é obrigatoria a instalaçao das tubagens e cabospara as tres tecnologias para a ZAP sendo esta 2 pares de cobre 2 coaxial e 2 Fibra optica para todo o tipo de edificios apartamento ou moradia Unifamiliar entre a CEMU e ATI é necessaria a s tubagens para as tres tecologias
webgolias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 abr 2011, 14:37

Mensagem por webgolias »

Bom dia a todos e obrigado pelas respostas,

Pelo que depreendi é obrigatória a instalação de tubagem e cablagem para as 3 tecnologias pós-ATI. Entre a CEMU e o ATI é que é obrigatória apenas a tubagem para as 3 tecnologias (os 2 tubos 40), mas a cablagem para Coaxial e Fibra é que é opcional.

Obrigado e todos pela participação.

Abraço,
isidro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 mai 2011, 09:00

Mensagem por isidro »

webgolias Escreveu:Boa tarde a todos,

Capítulo 8 - Edifícios Residenciais: As tabelas 44 e 45 definem que a instalação de rede Coaxial e Fibra é opcional para uma Moradia Unipessoal. No entanto, no ponto 8.1 e nas notas da tabela 44, é estipulado que a ZAP é obrigatória nos edifícios residenciais.
Sendo uma moradia unipessoal um edifício residencial (para todos os efeitos), então tem que se instalar tomadas de 2 tecnologias para as quais pode nem sequer haver tubos e cabos?

A minha dúvida é meramente académica, visto que não sou projectista ou instalador, nem sequer a minha casa está projectada para ITED2, mas agradeço as vossas opiniões sobre este assunto.

Obrigado e um abraço,
- Ricardo
Bem na tabela 44 refere que nas moradias é obrigatório instalar um cabo UTP na ligação da CEMU ao ATI e que é facultativo a instalação neste troço de cabos coaxiais TCD-C-H e fibra óptica, mas como refere a tabela 45 é obrigatório que a interligação da CEMU ao ATI seja efectuada por 2 tubos com diâmetro de 40 para permitir aos operadores da rede de cabo e de fibra óptica efectuarem a sua ligação ao ATI caso o proprietário requeira estes serviços.
A partir do ATI o cliente já tem as redes construídas.
Alex
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2010, 21:40

Mensagem por ricardo_frg »

Boa Tarde

Em relação a sua questão o que çhe posso dizer, é que no Manual ITED2 a unica situação que é descrita sãó quantidades minimas de tomadas. Pode instalar as tomadas que desejar, porque não existe uma obrigatoriedade maxima do nº de tomadas.
Minimo:

ZAP - 2 Coaxiais / 2 Par de Cobre / 2 Fibra optica
Restantes divisões - 1 Coaxial / 2 Pares de Cobre

Cumprimentos
ricardo_frg
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”