Como ligar Bomba trifásica em monofásico ??

joao2004
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 17 set 2008, 15:26
Localização: norte

Re: Como ligar Bomba trifásica em monofásico ??

Mensagem por joao2004 »

Até ver a solução mais económica/simples que encontrei, para alem de deixar estar como está, é esta:
Imagem

Será fiável?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Como ligar Bomba trifásica em monofásico ??

Mensagem por Mário »

Boas
joao2004 Escreveu:Até ver a solução mais económica/simples que encontrei, para alem de deixar estar como está, é esta:
Será fiável?
Nada como medir. Instalar analizador e caudalimetro, verificar os dados, e depois é que nos podemos prenunciar, mas com dados reais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Como ligar Bomba trifásica em monofásico ??

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
João2004, essa é a solução que eu avancei. o variador recebe 230v monofásica e tranforma em 230v trifásica. Para esse motor serve perfeitamente, porque como tem as seis pontas da bobinagem à vista pode ligá-lo em estrela 380v ou em triangulo 230v;
para a sua bomba já não serve porque só tem um cabo cá fora com três pontas e muito provavelmente os enrolamentos da bomba estão ligados em estrela, logo esta irá trabalhar abaixo do seu rendimento normal
Quanto a mim vai ter problemas de funcionamento.
Cps
A. Castro
joao2004 Escreveu:Até ver a solução mais económica/simples que encontrei, para alem de deixar estar como está, é esta:
Imagem

Será fiável?
joao2004
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 17 set 2008, 15:26
Localização: norte

Re: Como ligar Bomba trifásica em monofásico ??

Mensagem por joao2004 »

CF,Lda Escreveu:Boas.
João2004, essa é a solução que eu avancei. o variador recebe 230v monofásica e tranforma em 230v trifásica. Para esse motor serve perfeitamente, porque como tem as seis pontas da bobinagem à vista pode ligá-lo em estrela 380v ou em triangulo 230v;
para a sua bomba já não serve porque só tem um cabo cá fora com três pontas e muito provavelmente os enrolamentos da bomba estão ligados em estrela, logo esta irá trabalhar abaixo do seu rendimento normal
Quanto a mim vai ter problemas de funcionamento.
Cps
A. Castro
Este variador converte 230v em 415V... o motor é ligado em estrela. Se a bomba permitisse alterar as ligações, para triângulo, era simples de resolver... por "meia dúzia" de trocados "qualquer" variador fazia o trabalho.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”