ITED 2 - Armazém Industrial
ITED 2 - Armazém Industrial
Boas a todos,
Tenho em mãos a execução de um projecto para Armazém Industrial e surguiram-me duvidas:
Duvida principal : não pretendendo o requerente ter Coaxial e Fibra Optica, é possivel para esta tipologia de edificio pedir isenção das 2 técnologias ?
Segundo o regulamento poderá não ser colocado qualquer tomada de CC e FO num piso ( Após PD) (no manual página 166)
Atendendo que o cliente não pretende CC e FO em nenhum dos pisos (2) poderá-se dispensar estas 2 tecnologias ou elas tem de ser calculadas e implementadas no edificio, até ao ATI?
É o cliente obrigado a colocar antenas mesmo não colocando no edificio nenhuma tomada? Não faz sentido a meu ver.
Qual é a vossa visão sobre este assunto?
Tenho em mãos a execução de um projecto para Armazém Industrial e surguiram-me duvidas:
Duvida principal : não pretendendo o requerente ter Coaxial e Fibra Optica, é possivel para esta tipologia de edificio pedir isenção das 2 técnologias ?
Segundo o regulamento poderá não ser colocado qualquer tomada de CC e FO num piso ( Após PD) (no manual página 166)
Atendendo que o cliente não pretende CC e FO em nenhum dos pisos (2) poderá-se dispensar estas 2 tecnologias ou elas tem de ser calculadas e implementadas no edificio, até ao ATI?
É o cliente obrigado a colocar antenas mesmo não colocando no edificio nenhuma tomada? Não faz sentido a meu ver.
Qual é a vossa visão sobre este assunto?
Re: ITED 2 - Armazém Industrial
Pelo que percebi estamos a considerar 1 fogo, logo temos de considerar a ligação entre PD's de pelo menos 1 cabo TCD-C-H , relativamente a fibra , tem de fazer a ligação entre PD's a Fibra monomodo,
não tem é de distribuir nenhuma destas 2 tecnologias para tomadas. Calculo será feito até os PD's e nada mais. Espero ter ajudado.
não tem é de distribuir nenhuma destas 2 tecnologias para tomadas. Calculo será feito até os PD's e nada mais. Espero ter ajudado.
Desde já agradeço a resposta.
Vai de encontro com o que interpretei da leitura do regulamento.
Vai de encontro com o que interpretei da leitura do regulamento.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, qual é a metragem do armazém?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Bom dia,
Isto significa que para um armazém industrial (1 fogo e 1 piso) tem de ter as 3 tecnologias no ATI (cobre, coaxial e as 4 fibras) ??
Cumpts
Philipe
Isto significa que para um armazém industrial (1 fogo e 1 piso) tem de ter as 3 tecnologias no ATI (cobre, coaxial e as 4 fibras) ??
Cumpts
Philipe
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Boas!
Entre o ATE e o ATI do edifício industrial, terá sim de distribuir as 3 tecnologias (atenção que deve ser considerado 1 cabo de 4 fibras ópticas e não de 2 como nas moradias), do ATI para qualquer outro ponto de distribuição (qualquer bastidor num piso superior ou inferior) segue a mesma regra, 3 tecnologias distribuidas em estrela a partir do ATI. Relativamente às tomadas, apenas é obrigado a considerar tomadas de pares de cobre na instalação, que serão distribuidas em estrela a partir do ATI ou dos PD's. A ligação entre ATI e PD é feita por 3 tubos de 40mm.
A PAT é obrigatória com 2 tubos de 40mm, já o sistema de antenas é facultativo.
Espero ter ajudado.
Entre o ATE e o ATI do edifício industrial, terá sim de distribuir as 3 tecnologias (atenção que deve ser considerado 1 cabo de 4 fibras ópticas e não de 2 como nas moradias), do ATI para qualquer outro ponto de distribuição (qualquer bastidor num piso superior ou inferior) segue a mesma regra, 3 tecnologias distribuidas em estrela a partir do ATI. Relativamente às tomadas, apenas é obrigado a considerar tomadas de pares de cobre na instalação, que serão distribuidas em estrela a partir do ATI ou dos PD's. A ligação entre ATI e PD é feita por 3 tubos de 40mm.
A PAT é obrigatória com 2 tubos de 40mm, já o sistema de antenas é facultativo.
Espero ter ajudado.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Boa tarde
A minha opinião perante as situações aqui reportadas é a seguinte:
Existindo um ATE e um (ou +) Bastidor a jusante do ATE => obrigatoriamente a aplicação das 3 tecnologias (PC+CC+FO) entre os vários PD (ATE, Bastidores);
Não existindo um ATE (apenas por exemplo uma CEC (caixa de entrada de cabos) + um bastidor) e o requerente não desejar concretamente a fibra e o coaxial, considero que apenas é necessário o uso dos pares de cobre.
Eventualmente se as necessidades não forem muitas (poucas tomadas de pares de cobre) e com isso excluir o uso do bastidor então poderemos apenas considerar a aplicação de um ATE e por consequência apenas o uso de uma das tecnologias (pares de cobre).
PS- apenas considero ATE e bastidores como PD.
A minha opinião perante as situações aqui reportadas é a seguinte:
Existindo um ATE e um (ou +) Bastidor a jusante do ATE => obrigatoriamente a aplicação das 3 tecnologias (PC+CC+FO) entre os vários PD (ATE, Bastidores);
Não existindo um ATE (apenas por exemplo uma CEC (caixa de entrada de cabos) + um bastidor) e o requerente não desejar concretamente a fibra e o coaxial, considero que apenas é necessário o uso dos pares de cobre.
Eventualmente se as necessidades não forem muitas (poucas tomadas de pares de cobre) e com isso excluir o uso do bastidor então poderemos apenas considerar a aplicação de um ATE e por consequência apenas o uso de uma das tecnologias (pares de cobre).
PS- apenas considero ATE e bastidores como PD.
- Anexos
-
- Sem Título.png (10.32 KiB) Visto 1031 vezes
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
No segundo caso tem que chegar com as 3 tecnologias ao Bastidor, pois neste caso o Bastidor acumula funções de ATE e PD Principal.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Caro amfys, respeito a sua opinião mas continuo a não concordar.amfys Escreveu:No segundo caso tem que chegar com as 3 tecnologias ao Bastidor, pois neste caso o Bastidor acumula funções de ATE e PD Principal.
No manual refere "ligações entre PD" e neste caso mesmo considerado o bastidor a funcionar com ATE+PD continuamos a ter apenas um unico PD.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Expliquei-me mal.
O que eu quero dizer é que tem de deixar a tubagem para as três tecnologias.
Nem sequer deve passar o cabo PC entre a CEC e o bastidor porque a CEC é apenas uma caixa de passagem (não confundir com a CEMU das moradias).
O que eu quero dizer é que tem de deixar a tubagem para as três tecnologias.
Nem sequer deve passar o cabo PC entre a CEC e o bastidor porque a CEC é apenas uma caixa de passagem (não confundir com a CEMU das moradias).