projecto contra sobretensões de instalação

Responder
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Has thanked: 2 times

projecto contra sobretensões de instalação

Mensagem por r_m_f_f »

Boa tarde colegas,

Num prédio constituido por R/C, 1º,2º e 3º andar é obrigatório introduzir pára raios? já agora em casos que seja necessário, é preciso fazer algum projecto de licenciamento para entregar em alguma entidade? gostava de saber essas coisas, já agora como se dimensionam os descarregadores de sobretensão a introduzir?

Cumprimentos e bom trabalho :P
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Registado: 20 out 2009, 21:48

Re: projecto contra sobretensões de instalação

Mensagem por Nuno Gonçalves »

boas colega

não são de carácter obrigatório, mas pode fazer para proteger a instalação.

consulte o guia técnico dos para-raios que la encontra toda a informação acerca da protecção contra descargas atmosféricas directas.

a utilização de DST, ja é uma protecção contra descargas atmosféricas indirectas, e onde pode encontrar informação sobre isso é no livro das instalações eléctricas de baixa tensão Projecto, Execução e exploração do prof engº Constantino Soares.
Nuno Gonçalves
nmcg
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2011, 18:07

Mensagem por nmcg »

Boas .

Tal como o Nuno Gonçalves indicou, poderá usar o Guia Técnico para a Instalação de Pára-Raios em Edifícios e outras Estruturas.

Poderá também saber como projetar, de forma explicita, um pára-raios com dispositivo ionizante (PDI), acedendo à norma NP-4426 ou UNE-21186 (versão espanhol). Caso necessite de validar os cálculos referentes ao Nível de Proteção deixo aqui um simulador a que poderá aceder:
Estudotecnico-NP4426.xls
(72 KiB) Transferido 185 vezes
Caso desejar efetuar o dimensionamento considerando a Gaiola de Faraday consulte a IEC 62305-4 (Protection Against Lightning).

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

nmcg Escreveu:Boas .

Tal como o Nuno Gonçalves indicou, poderá usar o Guia Técnico para a Instalação de Pára-Raios em Edifícios e outras Estruturas.

Poderá também saber como projetar, de forma explicita, um pára-raios com dispositivo ionizante (PDI), acedendo à norma NP-4426 ou UNE-21186 (versão espanhol). Caso necessite de validar os cálculos referentes ao Nível de Proteção deixo aqui um simulador a que poderá aceder:
Estudotecnico-NP4426.xls
Caso desejar efetuar o dimensionamento considerando a Gaiola de Faraday consulte a IEC 62305-4 (Protection Against Lightning).

Cumprimentos
Chamo a atenção que o método utilizado na folha de cálculo é o método da 1.ª Edição da Norma NP4426 mas entretanto existiu uma emenda à Norma em 2009 e o cálculo já não é assim!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nmcg
Curioso
Curioso

Mensagem por nmcg »

Exato, esqueci-me de o referir. Obrigado pelo reparo.

Mas já agora, se o calculo está mal, como é que estaria bem?? Apenas disponibilizei um exemplo com o intuito de ajudar... e você, uma vez que tem um conhecimento da emenda que nós não temos, poderia-nos ajudar aos dois e indicar como é que seria efetuado o calculo corretamente..

Você tem a certeza que a emenda afeta o cálculo do nível de proteção? Sinceramente ainda não tive acesso à emenda mas, pelo que me transmitiram, as diferenças são mínimas e não incidem na forma de cálculo do nível de proteção.

Pelo que soube, tratam essencialmente o diâmetro do avanço de iniciação do PDI e a obrigatoriedade de duas baixadas, mesmo que o percurso horizontal da baixada seja inferior ao vertical.

Eu agradecia, caso tenha informação de mais alguma diferença substancial que me informe...

Abraço
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

nmcg Escreveu:Exato, esqueci-me de o referir. Obrigado pelo reparo.

Mas já agora, se o calculo está mal, como é que estaria bem?? Apenas disponibilizei um exemplo com o intuito de ajudar... e você, uma vez que tem um conhecimento da emenda que nós não temos, poderia-nos ajudar aos dois e indicar como é que seria efetuado o calculo corretamente..

Você tem a certeza que a emenda afeta o cálculo do nível de proteção? Sinceramente ainda não tive acesso à emenda mas, pelo que me transmitiram, as diferenças são mínimas e não incidem na forma de cálculo do nível de proteção.

Pelo que soube, tratam essencialmente o diâmetro do avanço de iniciação do PDI e a obrigatoriedade de duas baixadas, mesmo que o percurso horizontal da baixada seja inferior ao vertical.

Eu agradecia, caso tenha informação de mais alguma diferença substancial que me informe...

Abraço
Pode ver aqui algumas alterações: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... nda#p36632.

Efectivamente o método de cálculo é diferente até porque passaram a existir 4 níveis de protecção. Mas infelizmente não tenho a emenda à norma já há muito tempo que também ando a tentar arranjar :? ! Claro que se soubesse exactamente como deve ser o cálculo de acordo com a emenda tinha referido!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nmcg
Curioso
Curioso

Mensagem por nmcg »

Realmente a qenergia indica 4 níveis de proteção, contudo na página deles apresentam um sofware de cálculo onde são considerados apenas 3 :s

Eu vou tentar verificar a caso consiga mais alguma informação sobre o novo método de cálculo volto a postar.

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

nmcg Escreveu:Realmente a qenergia indica 4 níveis de proteção, contudo na página deles apresentam um sofware de cálculo onde são considerados apenas 3 :s

Eu vou tentar verificar a caso consiga mais alguma informação sobre o novo método de cálculo volto a postar.

Cumprimentos
O software que eles têm é o antigo e tanto quanto sei em contacto que realizei com eles estão a preparar um novo software baseado na emenda à norma.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nmcg
Curioso
Curioso

Mensagem por nmcg »

joaoosvaldo Escreveu:
nmcg Escreveu:Exato, esqueci-me de o referir. Obrigado pelo reparo.

Abraço
Pode ver aqui algumas alterações: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... nda#p36632.

Efectivamente o método de cálculo é diferente até porque passaram a existir 4 níveis de protecção. Mas infelizmente não tenho a emenda à norma já há muito tempo que também ando a tentar arranjar :? ! Claro que se soubesse exactamente como deve ser o cálculo de acordo com a emenda tinha referido!

Aqui está ela :P

Tinha toda a razão...existem 4 níveis de proteção, sendo que o primeiro é dividido em 3 ( I, I+ e I ++).

Ainda não tive muito tempo para olhar bem para a Emenda, mas pelo que me deu a entender o cálculo do nível de proteção é equivalente, diferindo apenas aquando da verificação da eficácia da proteção/escolha do pára-raios (ou seja, no final). (o quadro B.8 da NP 2003 é substituído pelo Quadro que está no ponto 1.5 da Emenda à Norma).

Não sei se fiz uma leitura correta da Emenda e se há mais alguma nota que considere relevante, além das que discutimos.

Envio por mail

Cumprimentos
xicodac
Curioso
Curioso
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Been thanked: 2 times

Mensagem por xicodac »

Boas
deixo aqui alguns artigos de uma formação que tive recentemente na Qenergia ,que julgo que te possa ajudar.
Um abraço
Anexos
Catalogo Ioniflash 2010.pdf
(5.21 MiB) Transferido 149 vezes
Apresentação QEnergia_Protecção_2011.pdf
(4.81 MiB) Transferido 177 vezes
nmcg
Curioso
Curioso

Mensagem por nmcg »

xicodac Escreveu:Boas
deixo aqui alguns artigos de uma formação que tive recentemente na Qenergia ,que julgo que te possa ajudar.
Um abraço

Interessantes. Obrigado.

Aquando da formação, não forneceram artigos acerca de Descarregadores de Sobretensão?

Cumprimentos
xicodac
Curioso
Curioso
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Been thanked: 2 times

Mensagem por xicodac »

Boas amigo nmcg.
Sim forneceram os catalgos dos DST que eles representam , os quais que deixo aqui, acho que são uns DST interessantes devido ao facto de vez usarem um centelhador que funde com a passagem do excesso de energia para a terra estes usam um centelhador mas com um gaz pesado depente do tipo DST.
Se precisares mais alguma coisa diz.
cumprimentos
xicodac
Anexos
Catálogo Geral CITEL.pdf
(7.54 MiB) Transferido 123 vezes
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”