Primeiro projecto eléctrico e agora ???

fpleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 out 2010, 18:29

Primeiro projecto eléctrico e agora ???

Mensagem por fpleal »

Boa noite ,

desde já quero dar os parabéns a todos os utilizadores, membros team e administradores ,etc..pelo forum que está muito bem estruturado e é sem duvida uma boa fonte de informação que é partilhada por todos vós.

Sou um jovem Eng. Electrotécnico membro estagiário da OE, que como tantos outros querem aprender a projectar e desenhar projectos eléctricos , ITED,..etc.

Contudo deparo-me com a grande questão. Como fazer? O que preciso saber ? Regras para o fazer? Software a utilizar?

Para desenhar, preciso supostamente do AUTOCAD .......existem livrarias especificas para este tipo de projectos? Quais e como opte-las? Como aprender a trabalhar com o CAD, especificamente nesta área? Se é que isto é possível?

Por ser membro estagiário da OE estou ou não limitado a nível de projectos eléctricos?

Regras para desenvolver e desenhar um projecto eléctrico, quais são? Onde opte-las?

O que é da responsabilidade do projectista em relação ao projecto eléctrico? Para além do projecto que outras "papeladas" deve entregar?
E já agora onde entregar?

etc....

etc..

Enfim, são sem duvida questões que todos os projectistas iniciantes têm.

Uma vez que na minha formação académica infelizmente esta vertente (electricidade) não foi aprofundada como deveria, peço que me ajudem com estas questões , que são de todo importantíssimas.

Obrigado,

Flávio Leal
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Re: Primeiro projecto eléctrico e agora ???

Mensagem por Duarte82 »

Boa tarde Flávio!

A minha sincera opinião é a seguinte: como em arquitectura, quem quiser seguir a área de projectos deveria obrigatóriamente "estagiar" (não gratuitamente como acontece com eles) em gabinetes para aprender. É óbvio que a formação na área de projectos é muito básica para se poder iniciar actividade por conta própria sem ajuda logo após saída da universidade. No meu ponto de vista, 2 anos em gabinete e/ou obra são essenciais para iniciar actividade por conta própria. Caso contrário, irão dar muito trabalho às respectivas entidades que corrigirão os projectos (para além do dinheiro que os clientes irão pagar) para vos dar a tal formação que está em falta.

No entanto, existe óbviamente formas de contornar o que eu digo. Mas tens de pagar em vez de trabalhar e receber. A IXUS, ATEC, IEP têm formações para te preparar a esse nível. O mais importante seria conheceres os regulamentos e entendê-los. Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão RTIEBT, 1º e 2º Manual ITED, 1º Manual ITUR, são fundamentais para começar.

Em relação ao Autocad, para projectos eléctricos, penso que apenas com o básico do programa já te safas. Em vez de demorares 10 mins a fazer alguns traçados, demoras 30. Mas é uma questão de ires aperfeiçoando ou então, mais uma vez, pagares para tirares formações. Quanto a livrarias para blocos a utilizar no desenho, sugiro-te que faças uma pesquisa pelo forum que existe muita informação relativa a isso. Aliás poderás encontrar projectos realizados, embora poderão estar muito bons ou nem por isso.

A questão aqui é: quem irá arriscar entregar um projecto a alguém que não sabe o que está a fazer? Por outro lado: como irás aprender se não tens o que fazer? Daí o estágio ser tão importante. Como recém-licenciado, não me parece difícil através dos programas de estágio INOV JOVEM encontrares trabalho nesta área, embora seja possível não começares a ganhar (ou até nunca vires a ganhar) aquilo que desejas.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
AndreCastanheira
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2011, 19:45

Mensagem por AndreCastanheira »

Caro colega Duarte82 concordo em tudo com o que disse, exceptuando a parte em que disse que não seria difícil encontrar trabalho na área de projecto, mesmo falando-se do INOV JOVEM, garanto-lhe que actualmente é BASTANTE dificil. Estive quase 3 meses à procura...e ainda assim não fui parar à área de projecto especifica de instalações eléctricas. Gabinetes de projecto que era precisamente por onde ambicionava começava para ganhar o tal calo que referiu, posso-lhe dizer que foi ZERO. No entanto esta foi a minha experiência pessoal.

Cumprimentos,

AC
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Caro colega,

Sigo com bastante regularidade os anúncios de emprego e o que posso concluir é que oferta para eng. electrotécnicos (ramo energia) - podendo ser em gabinete ou em obra, ambos irão dar uma base importante de projectos - sem experiência através de programas com incentivos ou com muita experiência é o que tem aparecido (embora não como à uns anos atrás, mas ainda vai aparecendo). Não sei quais foram os critérios de procura que seguiu, daí não poder comentar o seu caso.
José Duarte Pereira
fpleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 out 2010, 18:29

Mensagem por fpleal »

Boa noite a todos,

Duarte82, como deve calcular tudo tem um principio.

Durante o meu tempo de universidade trabalhei aos fins de semana para um electricista que não só fazia a parte electricidade de uma vivenda como tb a parte das águas, esgotos, gás e Ited , ou seja, só não rebocava e colocava tijolo o resto era com ele.

Durante este 5 anos fiz habitações com e sem projectos nas quais aprendi algumas coisas que agora vão dar muito jeito para fazer os ditos projectos. Portanto a parte que o Duarte82 fala da obra talvez eu saiba do que esta a falar. (tanto de electricidade como de águas, gás, ITED)

Agora o que falta mesmo é relembrar as regras e aprender outras tantas e começar a desenhar, se tenho de aprender a pagar na IXUS , pois que seja. Temos de começar por algum lado!!

Quando diz , ""Por outro lado: como irás aprender se não tens o que fazer?"" , eu já tenho o que fazer mas ainda não o sei fazer.....!!!

Obrigado pela resposta Duarte82.
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Boa noite Flávio,

Se já tens já experiência de obra, já é um começo. Não tinha ficado com essa ideia perante o teu primeiro post, como deves calcular. Já não está completamente às escuras para realizar um projecto. Sugiro-te que começas a ler mesmo as Regras Técnicas - RTIEBT, e depois consoante os trabalhos que tenhas, vás fazendo questões em concreto, porque o teu primeiro post era extremamente vago. Basicamente um projecto de electricidade tipo C completo (já deves saber visto teres trabalhado em obra) tem as peças escritas (memória descritiva e cálculos justificativos, ficha electrotécnica, ficha de identificação, termo de responsabilidade, declaração da ANET, cópia do BI e planta topográfica) e peça desenhadas (planta com alimentação e distribuição de energia ou por outras palavras alimentação dos quadros, iluminação, iluminação de segurança, caso existe, tomadas, influências externas, e esquemas dos quadros e diagrama de distribuição). Agora depende claro do tipo de estabelecimento de que se trate. Se é de recepção ao público, terá regras específicas, igualmente se for industrial, habitacional, etc, etc. Daí cada caso ser um caso. Quanto a exemplos, vai aos tópicos em Projectos Eléctricos neste forum que não falta lá projectos disponíveis. De qualquer forma, não deixes de aceitar o trabalho que te aparece, é uma boa forma de se aprender também... Ir fazendo e aprender com as correcções que as ERIIE te enviarem.
José Duarte Pereira
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Aconselho-te a comprar o Guia Técnico das instalações eléctricas de Josué Lima Morais e José Marinho Gomes Pereira...
As RTIEBT anotadas são mais completas, pois trazem explicações nos pontos pouco claros do regulamento. Envio-te em anexo.
Anexos
RTIEBT anotadas.pdf
(7 MiB) Transferido 218 vezes
José Duarte Pereira
AndreCastanheira
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2011, 19:45

Mensagem por AndreCastanheira »

Duarte82 Escreveu:Caro colega,

Sigo com bastante regularidade os anúncios de emprego e o que posso concluir é que oferta para eng. electrotécnicos (ramo energia) - podendo ser em gabinete ou em obra, ambos irão dar uma base importante de projectos - sem experiência através de programas com incentivos ou com muita experiência é o que tem aparecido (embora não como à uns anos atrás, mas ainda vai aparecendo). Não sei quais foram os critérios de procura que seguiu, daí não poder comentar o seu caso.
O meu único critério foi a nível de local de trabalho, ou seja, relativamente próximo de Lisboa. No entanto por tentar estar sempre a par desse tipo de trabalho ainda agora, estaria bastante interessado e se não fosse pedir muito que me enviasse por PM os sites/jornais que costuma consultar.

edit: É de referir que estou a falar de casos como eu que não têm experiência, com experiência sim, concordo. Vai aparecendo com alguma regularidade.

Desde já obrigado pela atenção colega Duarte82,

Cumpts,

AC
nasm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2011, 09:23

Mensagem por nasm »

Boa tarde,
Eu também sou Membro estagiário da OE, e também tenho a duvida, quais as limitações de um estagiário, se é que existem?
Existem limitações a nível de potencia?

Se alguém poder informar agradeço, já procurei na pagina da OE e não encontrei.

Obrigado
nasm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nasm »

nasm Escreveu:Boa tarde,
Eu também sou Membro estagiário da OE, e também tenho a duvida, quais as limitações de um estagiário, se é que existem?
Existem limitações a nível de potencia?

Se alguém poder informar agradeço, já procurei na pagina da OE e não encontrei.

Obrigado
Sei que não se deve fazer re-post.
Mas precisava mesmo de ajuda nesta questão.
Se alguém souber, agradeço.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

olá.

tens de ver o DL com o estatuto de técnico responsável, para encontrares a resposta ás tuas dúvidas.

Mas basicamente, um estagiário pode ser ersponsável por cerca de 99% dos trabalhos que surgem para fazer normalmente.

Só há que ter em atenção é a classe do alvará de obra de que podes ser responsável... não pode ter um valor $$ muito alto.

Por isso, trabalha á vontade :)
Learning is the goal!!
nasm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nasm »

Melhor assim :D
Obrigado pela dica.

Vi no forum algures que as classes se dividem:
1ª 166.000
2ª 332.000
3ª 664.000
4ª 1.328.000
5ª 2.656.000
6ª 5.312.000
7ª 10.624.000
8ª 16.600.000
9ª Acima de 16.600.000

Sem querer pedir muito...Sabes qual é o limite?
Apenas sei que será de baixa tensão <60Kva. É um job novo.
Abraço
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

isso das classes acho que est´alá no site da Ordem...

salvo erro, estagiário é só até ao nivel I
Learning is the goal!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Caro Flávio

Além do que já foi dito elas outras pessoas, eu aconselho-te (porque já estive lá fora) a ir para o estrangeiro, enviando CVs, para as seguintes empresas:

1 - Tecnicas Reunidas (estão neste momento em força na refinaria de Sines, efectuando o revamping da mesma)

http://www.tecnicasreunidas.es/EN/home

2 - Empresário Agrupados;

http://www.empre.es/

3 - IDOM (onde estou neste momento)

http://www.idom.es/

Podes ir mais além e enviar para a :

4 - Jacobs Engineering

http://www.jacobs.com/

5 - Sirius Engineering

http://www.siriusengineers.com/eng/

O ideal será que tenhas bons conhecimentos de inglês e se possivel espanhol.

Um abraço

Joao
fpleal Escreveu:Boa noite ,

desde já quero dar os parabéns a todos os utilizadores, membros team e administradores ,etc..pelo forum que está muito bem estruturado e é sem duvida uma boa fonte de informação que é partilhada por todos vós.

Sou um jovem Eng. Electrotécnico membro estagiário da OE, que como tantos outros querem aprender a projectar e desenhar projectos eléctricos , ITED,..etc.

Contudo deparo-me com a grande questão. Como fazer? O que preciso saber ? Regras para o fazer? Software a utilizar?

Para desenhar, preciso supostamente do AUTOCAD .......existem livrarias especificas para este tipo de projectos? Quais e como opte-las? Como aprender a trabalhar com o CAD, especificamente nesta área? Se é que isto é possível?

Por ser membro estagiário da OE estou ou não limitado a nível de projectos eléctricos?

Regras para desenvolver e desenhar um projecto eléctrico, quais são? Onde opte-las?

O que é da responsabilidade do projectista em relação ao projecto eléctrico? Para além do projecto que outras "papeladas" deve entregar?
E já agora onde entregar?

etc....

etc..

Enfim, são sem duvida questões que todos os projectistas iniciantes têm.

Uma vez que na minha formação académica infelizmente esta vertente (electricidade) não foi aprofundada como deveria, peço que me ajudem com estas questões , que são de todo importantíssimas.

Obrigado,

Flávio Leal
Purulino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 abr 2010, 23:31

Mensagem por Purulino »

Caros Senhores,
Tenho apenas habilitação profissional nivel IV na área de instalações eléctricas e automação industrial mas já tenho feito alguns projectos eléctricos a nivel industrial.
Tratam-se sobretudo de instalações antigas, com muitas (e aldrabadas) alterações. O meu trabalho consiste em fazer o levantamento de todas as infraestruturas eléctricas (tomadas, iluminação, potências, esquema unifilar dos quadros, canalizações, esquema do eventual PT), fazer os respectivos desenhos em Autocad e fazer todo o cálculo de potências com quedas de tensão, IZ dos cabos, protecções, etc. tudo dentro das regras das RTIEBT.
É claro que neste tipo de instalações faço sempre um relatório final com todas as anomalias encontradas e solução para esses problemas.
Também é claro que com as minhas habilitações não posso ser o responsável pelo projecto, apenas trabalho para um Engenheiro que já tem uma larga experiência, com mais de 50 empresas por conta dele e que rectifica os meus trabalhos antes de os apresentar.
Quero, com este palavreado todo, apenas testemunhar que ao lado de uma pessoa que saiba o que faz e com muita vontade de sujar as mãos podemos apanhar a experiência que por vezes falta aos recém-licenciados.
Neste trabalho, como em muitos outros, temos de ser ajudados por quem sabe porque senão as cabeçadas que vamos dar para vingar na vida vão ser dolorosas.
Experimentem gastar 400€ na plotagem de um projecto e mais tarde verificarem que não está conforme. Ou fazemos um aditamento ou assumimos o erro e seguimos em frente.
Não há dúvida que no mercado há bons e responsáveis engenheiros projectistas e eu tenho o prazer de trabalhar para um deles.
Bem haja
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”