Boas a todos,
Gostaria de colocar uma questão
Preciso fazer uma uma linha de terra, tenho um terreno mau e não sei qual será melhor, enterrar uma vateta mais comprida ou enterrar duas mais curtas e interligadas por cobre nu (é possível?) em qual das soluções é previsível ter uma melhor terra ou uma outra solução que seja talvez mais viável
Desde já agradeço todas as vossas opiniões
Electrodo de terra
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Electrodo de terra
Boa noite.
Entre as duas opções será melhor as duas varetas, afastadas uma da outra, e enterradas no mínimo a cerca de 1 metro do solo.
E sim, é possível interligar as duas a cobre nú (atenção à secção do cabo), de preferência com soldadura aluminotérmica, mas sendo também possível com ligadores.
Entre as duas opções será melhor as duas varetas, afastadas uma da outra, e enterradas no mínimo a cerca de 1 metro do solo.
E sim, é possível interligar as duas a cobre nú (atenção à secção do cabo), de preferência com soldadura aluminotérmica, mas sendo também possível com ligadores.
Re: Electrodo de terra
Não sei o que considera um terreno mau mas se tem dificuldades em obter valores aceitaveis com a legislação em vigor não é com dois electrodos de terra que vai obter os desejados valores.
Para obter valores consideraveis tem sempre duas soluçoes.
Pela construção de uma rede de terras ( varios electrodos de terra ou placas de terra interligados entre si )
Ou por um anel de terra fechado com derivações para electrodos
Abraço
GBB
Para obter valores consideraveis tem sempre duas soluçoes.
Pela construção de uma rede de terras ( varios electrodos de terra ou placas de terra interligados entre si )
Ou por um anel de terra fechado com derivações para electrodos
Abraço
GBB