Boas
Gostaria de saber se existe uma secção mínima nas RTIEBT para alimentar uma bomba hidropressora com corrente máxima de 9,5 A. Segundo o dimensionamento permite-me o uso de uma secção de 1,5mm^2, mas nas regras técnicas não encontro especificamente a secção a utilizar em condutores de alimentação para força electromotriz.
cumprimentos
JMA
Duvida alimentação bomba hidropressora
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: Duvida alimentação bomba hidropressora
Boas,
Para fazer o calculo necessitava da potência útil, conFi, rendimento(n) e corrente de arranque, mas se já fez esse calculo e dá 1,5mm, eu dava a opinião de colocar 2,5mm para não haver problemas,
Cumprimentos, Pedro Mendes
Para fazer o calculo necessitava da potência útil, conFi, rendimento(n) e corrente de arranque, mas se já fez esse calculo e dá 1,5mm, eu dava a opinião de colocar 2,5mm para não haver problemas,
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Sugiro também utilizar a secção de 2.5mm2, embora não esteja explícito nas regras.
Boas,
Acabei por realmente não encontrar informação nas Regras técnicas, e por segurança fiz o dimensionamento dos condutores com a secção de 2,5. Agradeço a disponibilidade.
cumprimentos
JMA
Acabei por realmente não encontrar informação nas Regras técnicas, e por segurança fiz o dimensionamento dos condutores com a secção de 2,5. Agradeço a disponibilidade.
cumprimentos
JMA
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
524 — Secção dos condutores.
QUADRO 52J
Secções mínimas dos condutores
Instalações fixas - Cabos e condutores isolados - Em cobre - Potência e iluminação - 1,5mm2
801.5.8 — Secção dos condutores.
As secções dos condutores dos circuitos das instalações de locais de habitação devem ser determinadas em função das potências previsíveis, com os valores mínimos
indicados no quadro seguinte:
Secções mínimas dos condutores dos circuitos em locais de habitação
Natureza dos circuitos Secção (mm2)
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Máquinas de lavar e de secar roupa ou de lavar loiça 2,5
Fogões 4
Climatização ambiente 2,5
É como os colegas dizem, não está explicito nas regras. Podemos usar 1.5mm2 como valor minim em elevadores, portões electricos, bombas elevatórias, montacargas, sistemas de aspiração central, ventiladores e exaustores e outros dispositivos que produzam força electromotriz. Eu no entanto nestes casos crio um limite ético, usando a regra do antigo regulamento que era 2.5mm2, sempre que os equipamentos a alimentar ultrapassem os 800W. Aqui só fica de fora a maldita bomba circuladora de água do aquecimento central, que independentemente da sua potência, as regras técnicas obrigam a 2,5mm2 como valor minimo...
QUADRO 52J
Secções mínimas dos condutores
Instalações fixas - Cabos e condutores isolados - Em cobre - Potência e iluminação - 1,5mm2
801.5.8 — Secção dos condutores.
As secções dos condutores dos circuitos das instalações de locais de habitação devem ser determinadas em função das potências previsíveis, com os valores mínimos
indicados no quadro seguinte:
Secções mínimas dos condutores dos circuitos em locais de habitação
Natureza dos circuitos Secção (mm2)
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Máquinas de lavar e de secar roupa ou de lavar loiça 2,5
Fogões 4
Climatização ambiente 2,5
É como os colegas dizem, não está explicito nas regras. Podemos usar 1.5mm2 como valor minim em elevadores, portões electricos, bombas elevatórias, montacargas, sistemas de aspiração central, ventiladores e exaustores e outros dispositivos que produzam força electromotriz. Eu no entanto nestes casos crio um limite ético, usando a regra do antigo regulamento que era 2.5mm2, sempre que os equipamentos a alimentar ultrapassem os 800W. Aqui só fica de fora a maldita bomba circuladora de água do aquecimento central, que independentemente da sua potência, as regras técnicas obrigam a 2,5mm2 como valor minimo...
Segundo que li nada obriga a a que seçao seja 2,5mm2 contudo as boas conduta dizem que motores secçao minima de 2,5mm2.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
O cabo para alimentar esta bomba deve ser, em minha opinião, de 2,5m/m2 de secção, não só pelo consumo - 9,5A - como também pelo eventual comprimento do mesmo.
Como sabem, estes dois factores são determinantes para achar a secção do cabo.
Cps
A.Castro
O cabo para alimentar esta bomba deve ser, em minha opinião, de 2,5m/m2 de secção, não só pelo consumo - 9,5A - como também pelo eventual comprimento do mesmo.
Como sabem, estes dois factores são determinantes para achar a secção do cabo.
Cps
A.Castro
noskone Escreveu:Boas
Gostaria de saber se existe uma secção mínima nas RTIEBT para alimentar uma bomba hidropressora com corrente máxima de 9,5 A. Segundo o dimensionamento permite-me o uso de uma secção de 1,5mm^2, mas nas regras técnicas não encontro especificamente a secção a utilizar em condutores de alimentação para força electromotriz.
cumprimentos
JMA