Estou á pesca de como ligar o pressostato no discontactor

Responder
alvarojn
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 mai 2011, 23:55

Estou á pesca de como ligar o pressostato no discontactor

Mensagem por alvarojn »

Boa noite,

Estou desesperado por tentar fazer um esquema electrico para uma bomba de balão comandada por um pressostato que não sei o que fazer aos botões de marcha e paragem. Eu liguei o contacto fechado do pressostato em serie com o NC do térmico do discontactor e aquilo trabalha... qd atinge a pressão a mola do pressostato abre....o contacto deixa de exercer tensão na bobine e aquilo liga e desliga a bomba naquele intervalo de pressão.
Mas o problema é como é que eu faço isso... tendo os botões 0 e 1..... segundo a minha logica para comandar o arranque e paragem do motor da bomba não são necessários.
Como é que eu faço para que o NO do botão 1 e o NO auxiliar do KM1 (auto-alimentação) funcionem em função do NC do pressostato sem ter de rearmar o NO do botão 1?

Por favor ajudem-me, os automatismo sempre foi area que eu adoro mas que não tenho muita expriençia e dai as minhas duvidas... peço desculpa pela minha duvida... sei q para quem domina pode parecer simples mas para mim está a ser um quebra cabeças á dois dias... :roll:
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: Estou á pesca de como ligar o pressostato no discontacto

Mensagem por Josecalado »

Por aquilo que diz tem o pressostato ligado no sítio correto, visto que faz o arranque e a paragem; o problema terá a ver com a válvula de retenção que não estará a vedar, ou então haverá qualquer outra rotura.

Cpm.
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

ok, acho que percebi a tua duvida,

precisas de um relé, a esse relé ligas o teu botão de pressão on e o off com retenção depois com um contacto do relé ligas em serie o contacto do pressostato e a bobina do contactor que faz ligara bomaba
bem tens um desenho
Anexos
Sem título.JPG
Sem título.JPG (10.8 KiB) Visto 660 vezes
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Caro colega, antes de me pronunciar gostaria de saber para que objectivos servirá a bomba: é para rega? é para alimentar uma habitação? é para trabalhar de forma continua ou em periodos programados?
por que razão quer o pressostato? é por segurança ou para manter a pressão constante na instalação?
Cps
A. Castro
alvarojn Escreveu:Boa noite,

Estou desesperado por tentar fazer um esquema electrico para uma bomba de balão comandada por um pressostato que não sei o que fazer aos botões de marcha e paragem. Eu liguei o contacto fechado do pressostato em serie com o NC do térmico do discontactor e aquilo trabalha... qd atinge a pressão a mola do pressostato abre....o contacto deixa de exercer tensão na bobine e aquilo liga e desliga a bomba naquele intervalo de pressão.
Mas o problema é como é que eu faço isso... tendo os botões 0 e 1..... segundo a minha logica para comandar o arranque e paragem do motor da bomba não são necessários.
Como é que eu faço para que o NO do botão 1 e o NO auxiliar do KM1 (auto-alimentação) funcionem em função do NC do pressostato sem ter de rearmar o NO do botão 1?

Por favor ajudem-me, os automatismo sempre foi area que eu adoro mas que não tenho muita expriençia e dai as minhas duvidas... peço desculpa pela minha duvida... sei q para quem domina pode parecer simples mas para mim está a ser um quebra cabeças á dois dias... :roll:
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”