certificação de instalação de ited 2
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
certificação de instalação de ited 2
amigos hoje deparei-me com uma cena vai la vai ...
foi um senhor que a empresa contrata para certificar o ited 2 de uma vivenda ....
este homem já faz certificações ao que pareçe há bué para a empresa ...
a vivenda em causa eu quase nao fiz nada de ited ...
o tipo hoje foi lá e disse que eu é que tinha que ser o responsavel pela instalação ...
eu , claro hello !!! eu ? na !!!!!!!!!!!!!!
1º eu não fiz a obra ...
2º e então o amigo vem cá fazer o que ?
o homem diz que agora eles são podem fazer os testes e medições mas a responsabilidade ele não pode fazer tem que ser quem fez a obra ...
será , pergunto eu amigos ?
se ele está inscrito na anacom , tem maquinas e tudo e não pode ser responsavel ?
por favor digam se já passaram por isto ...
foi um senhor que a empresa contrata para certificar o ited 2 de uma vivenda ....
o tipo hoje foi lá e disse que eu é que tinha que ser o responsavel pela instalação ...
1º eu não fiz a obra ...
o homem diz que agora eles são podem fazer os testes e medições mas a responsabilidade ele não pode fazer tem que ser quem fez a obra ...
se ele está inscrito na anacom , tem maquinas e tudo e não pode ser responsavel ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
Re: certificação de instalação de ited 2
Viva
Na minha opinião o que pode ter acontecido foi que alguem chamou uma ex empresa de certificação para realizar os testes de conformidade da instalação, pois, embora essa responsabilidade seja do instalador este, normalmente, recorre aos serviços destas (ex) empresas porque não possui os equipamentos, que estas empresas adquiriram quando eram certificadoras, para realizar os testes e poder fazer o Relatório de Ensaios de Funcionalidade.
A informação que lhe deram está correta, pois a responsabilidade é toda do instalador que apenas está a contratar um serviço e espera que seja bem feito assim como quando vai comprar tomadas conta que elas não tenham defeito de fabrico. Naturalmente que em caso de algum problema pode reclamar pois no Relatório alem do tipo de equipamento usado tambem está lá o nome de quem fez os testes.
Agora se não foi você que foi o instalador ITED, o responsavel/dono da obra é que sabe...
Na minha opinião o que pode ter acontecido foi que alguem chamou uma ex empresa de certificação para realizar os testes de conformidade da instalação, pois, embora essa responsabilidade seja do instalador este, normalmente, recorre aos serviços destas (ex) empresas porque não possui os equipamentos, que estas empresas adquiriram quando eram certificadoras, para realizar os testes e poder fazer o Relatório de Ensaios de Funcionalidade.
A informação que lhe deram está correta, pois a responsabilidade é toda do instalador que apenas está a contratar um serviço e espera que seja bem feito assim como quando vai comprar tomadas conta que elas não tenham defeito de fabrico. Naturalmente que em caso de algum problema pode reclamar pois no Relatório alem do tipo de equipamento usado tambem está lá o nome de quem fez os testes.
Agora se não foi você que foi o instalador ITED, o responsavel/dono da obra é que sabe...
-
- Velha Guarda
pois ...
mas amigo ecastro , conforme o amigo disse e muito bem :
chamou uma ex empresa de certificação para realizar os testes de conformidade da instalação, pois, embora essa responsabilidade seja do instalador este, normalmente, recorre aos serviços destas (ex) empresas porque não possui os equipamentos, que estas empresas adquiriram quando eram certificadoras, para realizar os testes e poder fazer o Relatório de Ensaios de Funcionalidade.
este homem sempre se responsabilizou por tudo e agora pareçeu-me estar a cortar-se ...
eu não vou assinar nada , isso é ponto acente ...
a minha duvida é se esta empresa ou homem pode ou não ser responsavel !!!
pareceu-me a mim que o tipo não estava muito à vontade com o ited 2 e ao saber que eu tinha o ited 2 quis que eu chegasse-me à frente ...
e eu já agora quero saber se estes tipos podem ser responsaveis ou não para poder defender-me perante a minha empresa ...
mas amigo ecastro , conforme o amigo disse e muito bem :
chamou uma ex empresa de certificação para realizar os testes de conformidade da instalação, pois, embora essa responsabilidade seja do instalador este, normalmente, recorre aos serviços destas (ex) empresas porque não possui os equipamentos, que estas empresas adquiriram quando eram certificadoras, para realizar os testes e poder fazer o Relatório de Ensaios de Funcionalidade.
este homem sempre se responsabilizou por tudo e agora pareçeu-me estar a cortar-se ...
eu não vou assinar nada , isso é ponto acente ...
pareceu-me a mim que o tipo não estava muito à vontade com o ited 2 e ao saber que eu tinha o ited 2 quis que eu chegasse-me à frente ...
e eu já agora quero saber se estes tipos podem ser responsaveis ou não para poder defender-me perante a minha empresa ...
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
Boas, por norma os ex-certificadores só fazem os ensaios, mesmo que seja o ISQ ou outros a fazerem, quem assina o termo são os instaladores, mas como em tudo quando os instaladores não estão inscritos como técnicos ITED, "pedem" a quem faz os ensaios para "assinar" mas isto acontece quando já são "conhecidos"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
ora aí está !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Varejo Escreveu:Boas, por norma os ex-certificadores só fazem os ensaios, mesmo que seja o ISQ ou outros a fazerem, quem assina o termo são os instaladores, mas como em tudo quando os instaladores não estão inscritos como técnicos ITED, "pedem" a quem faz os ensaios para "assinar" mas isto acontece quando já são "conhecidos"!
bem me parecia ....
foi só o tipo saber que eu tinha o ited 2 para se colocar ao fresco ...
porque ate ao momento era ele ...
e mais e se eu nao tivesse na firma ia a firma pagar a ele e a mais uma pessoa que tivesse o ited 2 ?
o tipo afinal é manhoso ...
-
- Velha Guarda
[quote="quero aprender"]
quote]
Viva
Ele só pode ser responsavel pelo serviço que lhe encomendaram, que é a realização dos testes, mas a responsabilidade final, dos testes, instalação, etc., é do instalador.
Agora, esse individuo era alguem que apenas ia fazer os testes ou era o instalador que tinha feito a obra?
quote]
Viva
Ele só pode ser responsavel pelo serviço que lhe encomendaram, que é a realização dos testes, mas a responsabilidade final, dos testes, instalação, etc., é do instalador.
Agora, esse individuo era alguem que apenas ia fazer os testes ou era o instalador que tinha feito a obra?
-
- Velha Guarda
se ele pode ser responsavel , pode !!!ecastro Escreveu:quero aprender Escreveu:
quote]
Viva
e ele foi ao que pareçe contratado como costume para as duas coisas ...
só que alguem no escritorio deve ter dito que eu tinha o ited e ele que de burro não tem nada queria que eu chegasse-me à frente ...
tanto quando eu disse que não ele praticamente não mais falou para mim e disse que depois falava para a empresa...
a empresa até agora não disse nada ...
-
- Curioso
- Registado: 07 jul 2010, 22:58
Boas.quero aprender Escreveu:se ele pode ser responsavel , pode !!!ecastro Escreveu:quero aprender Escreveu:
quote]
Viva
e ele foi ao que pareçe contratado como costume para as duas coisas ...
só que alguem no escritorio deve ter dito que eu tinha o ited e ele que de burro não tem nada queria que eu chegasse-me à frente ...
tanto quando eu disse que não ele praticamente não mais falou para mim e disse que depois falava para a empresa...
a empresa até agora não disse nada ...
Quem executa a obra é que deverá assinar o termo de responsabilidade da execução. Em bom rigor, se os senhores que fazem os ensaios assinarem os TR´s, estão a cometer ilegalidade! Mais: agora no ITED 2, como sabemos, o projectista tem que ir à obra, antes de ser iniciada, juntamente com o instalador... não estou a ver os senhores que fazem os ensaios a irem a essa reunião ! E se não forem também não os estou a ver a assumir a responsabilidade da execução.
Conselho: cada macaco no seu galho!
cumps
- Varejo
- Team Apoio
António Mesquita Escreveu: Boas.
Quem executa a obra é que deverá assinar o termo de responsabilidade da execução. Em bom rigor, se os senhores que fazem os ensaios assinarem os TR´s, estão a cometer ilegalidade! Mais: agora no ITED 2, como sabemos, o projectista tem que ir à obra, antes de ser iniciada, juntamente com o instalador... não estou a ver os senhores que fazem os ensaios a irem a essa reunião ! E se não forem também não os estou a ver a assumir a responsabilidade da execução.
cumps
Boas, vários projectistas não enviam o TR do projecto para a ANACOM portanto...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 07 jul 2010, 22:58
Boas, amigo Varejo.Varejo Escreveu:António Mesquita Escreveu: Boas.
cumps
Boas, vários projectistas não enviam o TR do projecto para a ANACOM portanto...
Sinceramente, não percebi onde queres chegar com o teu comentário.
Pode até acontecer que projectistas não enviem o TR, mas não invalida o que eu disse: o TR de execução deve ser emitido por quem executa a obra, não quem faz apenas os ensaios.
Cumps
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o que quero dizer é que o "desenrascanço" abrange todos os que se querem "safar", desde os projectistas que metem desenhadores a fazer os projectos ITED e eles só lá metem o "rabisco" depois de pronto, aos instaladores que pedem a quem faz os ensaios para assinar!
-
- Velha Guarda
VivaVarejo Escreveu:, aos instaladores que pedem a quem faz os ensaios para assinar!
Na minha opinião, se pedem a quem faz os ensaios para assinar de certeza que não são instaladores ITED, são, no melhor caso, electricistas que não tém formação ITED ou, no pior caso "electrocarpintrolhas". Se por acaso quem faz os ensaios assina o termo de responsabilidade da execução ou acompanhou a instalação ou é louco...
- Varejo
- Team Apoio
Boas, claro que nesses casos são electricistas que não são técnicos ITED mas "fazem" ITED, depois pedem a alguem que se atravesse por eles, seja quem faz os ensaios ou outro "amigo" que possa assinar!
é exactamente isto que costuma acontecer em muitos casos.Varejo Escreveu:Boas, por norma os ex-certificadores só fazem os ensaios, mesmo que seja o ISQ ou outros a fazerem, quem assina o termo são os instaladores, mas como em tudo quando os instaladores não estão inscritos como técnicos ITED, "pedem" a quem faz os ensaios para "assinar" mas isto acontece quando já são "conhecidos"!
Pois é o Sr. da empresa de certificação tem razão, agora no ITED2 não é necessário empresas de certificação ITED a responsabilidade é do instalador que poderá recorrer a estas empresas para a realização dos ensaios, dado que estas têm o equipamento necessário devidamente calibrado e na ficha de Registo e de verificação de comformidades ITED, identifica os equipamentos e respectivas certificações bem como a identificação de quem realizou os ensaios (anexo do manual ITED 2)quero aprender Escreveu:amigos hoje deparei-me com uma cena vai la vai ...
1º eu não fiz a obra ...