Ligação electrica
Ligação electrica
Boa noite,
Estou a substituir um interruptor duplo em minha casa, ou um interruptor de escada duplo, nem sei bem qual é a designação corecta.
É para ligar a luz da entrada e a luz do wall, que por acaso são duas, mas não funcionam independentemente.
A situação é a seguinte. Tenho 5 fios, na caixa de parede. Dois vêm, penso eu, da luz da entrada e os restantes 3 vêm das luzes do wall, penso eu.
Os 2 fios que vêm da luz da entrada, um é preto e o outro castanho. Os 3 que faltam, 2 são castanhos e 1 é preto.
O interruptor de substituição tem:
1A LA 2A
2B LB 1B
A ligação anteriro tinha um shunt. Mas agora não consigo fazer a ligação.
Sem me conseguirem ajudar com a ligação agradecia. E como também não percebo muito de electricidade...
Bem, vou ficar à espera.
Abraços
Estou a substituir um interruptor duplo em minha casa, ou um interruptor de escada duplo, nem sei bem qual é a designação corecta.
É para ligar a luz da entrada e a luz do wall, que por acaso são duas, mas não funcionam independentemente.
A situação é a seguinte. Tenho 5 fios, na caixa de parede. Dois vêm, penso eu, da luz da entrada e os restantes 3 vêm das luzes do wall, penso eu.
Os 2 fios que vêm da luz da entrada, um é preto e o outro castanho. Os 3 que faltam, 2 são castanhos e 1 é preto.
O interruptor de substituição tem:
1A LA 2A
2B LB 1B
A ligação anteriro tinha um shunt. Mas agora não consigo fazer a ligação.
Sem me conseguirem ajudar com a ligação agradecia. E como também não percebo muito de electricidade...
Bem, vou ficar à espera.
Abraços
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Ligação electrica
O que tem nas mão agora é um comutador de escada duplo. Confirme se as lâmpadas que quer comandar, além desse local, podem ser comandadas de outros locais.
Bom dia,
As luzes do hall de entrada podem ser controladas por outro interruptor simples
As luzes do hall de entrada podem ser controladas por outro interruptor simples
Se alguem me conseguir meter aqui um esquema de ligação, agradecia imenso...
Já agora, vi em alguns posts, que há vários esquemas para o que pretendo, mas não tenho permissão para ver os ficheiros...
Ajuda necessária...
Abraços
Já agora, vi em alguns posts, que há vários esquemas para o que pretendo, mas não tenho permissão para ver os ficheiros...
Ajuda necessária...
Abraços
Última edição por LNLMRS em 06 mai 2011, 13:09, editado 1 vez no total.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Se não quer solicitar um tecnico para efectuar esse trabalho (já que deveria ter tido o cuidado de desligar o antigo, para saber como instalar o novo), terá que realizar mais operações, já que as combinações existentes são muitas.
Uma delas é desmontar então o tal interruptor (que deve ser um comutador de escada) e publicar aqui o vê nesse interruptor. Além disso, facilita muito a quam o queira ajudar, tirar fotos às ligações existentes.
Uma delas é desmontar então o tal interruptor (que deve ser um comutador de escada) e publicar aqui o vê nesse interruptor. Além disso, facilita muito a quam o queira ajudar, tirar fotos às ligações existentes.
Ok...
Eu vou tirar as fotos...
Eu tive cuidado em desligar o antigo interruptor que estava lá, era um muito antigo e os interruptores têm aspectos muito diferentes.
Eu vou tirar as fotos...
Eu tive cuidado em desligar o antigo interruptor que estava lá, era um muito antigo e os interruptores têm aspectos muito diferentes.
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2009, 21:48
boas,
visite o site da legrand que eles tem todos os exemplos de ligação possiveis.
Pelo que estou a ver, tem uma comutaçao de escada para uma lampada e um interruptor simple para outra.
Sendo que num local existe o interuptor, que é um comutador de escada duplo.
visite o site da legrand que eles tem todos os exemplos de ligação possiveis.
Pelo que estou a ver, tem uma comutaçao de escada para uma lampada e um interruptor simple para outra.
Sendo que num local existe o interuptor, que é um comutador de escada duplo.
Nuno Gonçalves
Penso que seja exactamente isso.
Vou ao site da Legard ver se encontro isso.
O que tenho são cinco fios, dois pretos e três castanhos, e mais a shunt...
Vou ao site da Legard ver se encontro isso.
O que tenho são cinco fios, dois pretos e três castanhos, e mais a shunt...
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2009, 21:48
verifique desses 5 qual é a fase. e verifique no comutador de escada que se encontra noutro local e veja quais sao os condutores que se encontram ligados.
Nuno Gonçalves