instalar fio terra / problemas com terra

Responder
madcatmito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 abr 2011, 21:23

instalar fio terra / problemas com terra

Mensagem por madcatmito »

Boa noite.

É a primeira vez que aqui estou e gostava se possível de esclarecer umas dúvidas para as quais peço a vossa ajuda.

Comprei um apartamento, num 3º piso de um prédio.
Ao ligar alguns electrodomésticos reparei que algumas tomadas tinham terra e outras não.
Vi o quadro eléctrico e terra nem vê-lo.
Vi o quadro do prédio e terra nem vê-lo.

O problema é que a torneira da cozinha quando a água corre por vezes dá choque.
Perguntei a alguns amigos se tinham alguma ideia sobre isto e disseram-me que os terras que estão em algumas tomadas no wc e cozinha podem estar ligados às canalizações, o que me parece perigoso.

Estou a pensar em instalar um fio terra, passando pelo quadro eléctrico interior, ligando a todas as tomadas interiores, e a partir daí, aproveitando a tubagem, por onde passam os fios da iluminação do interior do prédio, passar o fio de terra até ao hall de entrada do prédio.
No hall fazer um furo a 60cm e colocar a "vareta" e ligar-lhe o terra.

É preciso alguma autorização da câmara ou da EDP para o efeito?
Qual deve ser o diâmetro do fio ( falaram.me em 18mm)?

Já agora, vejo à porta de muitos prédios na mesma rua, um tubo metálico alto ( cerca de 2 metros) no qual entra um cabo que parece eléctrico e que vem de habitações e o tubo entra dentro dos passeios, em alguns casos presos com abraçadeiras ás paredes, ou outros simplesmente presos...
É legal isto ? Era uma solução para mim.

Aceito sugestões.
E desde já agradeço a vossa disponibilidade e as minhas desculpas se não estou a colocar as dúvidas no sitio certo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: instalar fio terra / problemas com terra

Mensagem por ohmico »

Boas,

trata-se de assunto relativo à segurança das pessoas, como tal devia alertar o condomínio para o perigo e contratarem técnico qualificado para a resolução do problema.

Deprende-se, pelo que diz, que já antes de si, andaram com habilidades que só serviram para aumentar o risco.

Qualquer intervenção que envolva as partes comuns terá sempre que ser concertada com o condomínio.

ohmico
madcatmito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 abr 2011, 21:23

Mensagem por madcatmito »

Bom dia.

Desde já agradeço a resposta.
e aproveito para acrescentar que :

O condomínio não existe. os 2 andares de baixo são arrendados mas não há condomínio.

As titulares dos andares abaixo nesta fase parece que não querem saber. Inclusivé uma delas já morou cá. Os arrendatários também não querem saber....

Mas adiante.

Andei a fazer perguntas e indicaram-me que os tais tubos em aço galvanizado ou outros tipo aço inox ( protecção mecânica e pessoal) servem para este efeito, e que se deve fazer passar um fio terra 24mm pelo mesmo, com o respectivo ponteiro na terra.

Vou passar o mesmo por fora do prédio junto à caleira de captação da água do telhado até ao tudo a colocar cá em baixo ( Creio que isto é o correcto ???)

Vou ver se falo agora com um electricista, para me fazer esta instalação e posterior ligação das tomadas ao quadro onde este terra vai dar.

Só fico indignado, porque ninguém faz nada, ninguém diz nada, se tem terra,se não tem, se é perigoso, se não é, se está bem ligado, como é que está, a EDP vem fazer a ligação da energia e nada diz, isto já tinha disparado duas vezes veio cá a EDP e nada de falar de fios terra. atendendo ao perigo que isto pode representar se houver uma fuga de água nos canos.....
Quando compramos uma casa que não é nova e mesmo que seja, não temos que perceber de tudo.
Era o mesmo que comprarmos um carro e para além da carta termos que ter um curso de mecânica....

Sem comentários
Mais uma vez obrigado
Ferra
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2011, 10:52

Mensagem por Ferra »

Tem é de rezar para que o terra dos vizinhos não seja também a canalização!
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”