Quadro de Alvos c/campainha permanente
Quadro de Alvos c/campainha permanente
Bom dia, eu tenho uma dúvida acerca de uma montagem de um quadro de alvos, no qual necessitava de ao carregar no botão de accionamento do alvo a campainha tem de ficar a tocar até alguém fazer um reset.
Agradecia que se alguém vir uma solução, me possa dar um aconselhamento.
Obrigado e cumprimentos !!!
Waraznag
Re: Quadro de Alvos c/campainha permanente
Bom dia!!
Se não te importasses, eu gostaria de ter um esquema que me permita tirar as dúvidas.
Obrigado
Se não te importasses, eu gostaria de ter um esquema que me permita tirar as dúvidas.
Obrigado
Waraznag
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Não tenho a certeza mas penso que a Legrand tem quadros de alvos a fazer o que pretende, no entanto há outra forma de dar a volta á questão se for quadro de alvos existente é possivel fazer isso com relé utilizando contatos auxiliares que energizam a bobine com a informação vinda de qualquer dos besouros e que depois só cai com o acionamento do botão do local.
Cpm.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Existem muitas formas de fazer isso dependendo do equipamento que se pretende utilizar!
Mas uma possível solução (simples) pode ser por exemplo um botão de pressão a atracar um relé/contactor, com auto-alimentação, que por sua vez alimenta a campainha, e depois um botão de pressão (normalmente fechado) a fazer reset, ou seja, a desligar a auto-alimentação.
Ver a imagem do seguinte link:
http://img808.imageshack.us/i/esquemak.jpg/
Nota: No desenho apenas não está representada a alimentação da campainha!
Mas uma possível solução (simples) pode ser por exemplo um botão de pressão a atracar um relé/contactor, com auto-alimentação, que por sua vez alimenta a campainha, e depois um botão de pressão (normalmente fechado) a fazer reset, ou seja, a desligar a auto-alimentação.
Ver a imagem do seguinte link:
http://img808.imageshack.us/i/esquemak.jpg/
Nota: No desenho apenas não está representada a alimentação da campainha!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
nelmindo Escreveu:uma possivel solução:
Boas nelmido,
ou é da minha vista... ou este esquema não funciona.
Ao premir a botoneira para sinalizar e tocar, vão estar as duas bobines em série.
Se o comando for feito em DC basta intercalar um díodo após cada botoneira, paralelamente com a ligação à bobine do alvo, e todos os díodos a
debitar sobre o relé que aciona a campaínha.
ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
A solução que propõe também funciona, mas a que apresento também funciona, aliás é assim num quadro de alvos clássico, mas em vez de outra bobine, é mesmo uma campainha em série com todas as outras bobines. Neste caso as condições que apresento não são as melhores. É preciso outra bobine em série com a principal, mas de caracteristicas electricas semelhante às de cada um das bobines "chamadoras" ou dos alvos electromecânicos, para servir de divisor de tensão para a bobine principal quando ficar auto alimentada. Além disso é preciso que a bobine da principal seja de tensão inferior (por causa do divisor) à tensão de funcionamento.ohmico Escreveu:nelmindo Escreveu:uma possivel solução:
Boas nelmido,
ou é da minha vista... ou este esquema não funciona.
Ao premir a botoneira para sinalizar e tocar, vão estar as duas bobines em série.
Se o comando for feito em DC basta intercalar um díodo após cada botoneira, paralelamente com a ligação à bobine do alvo, e todos os díodos a
debitar sobre o relé que aciona a campaínha.
ohmico
Mas para se propor uma coisa em condições (porque o pessoal não adivinha), o autor do post, precisa de apresentar o modelo ou o tipo de quadro de alvos que tem, porque podemos até andar aqui a servir de "Maya" e nem se quer dar para aquilo que está instalado!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
Outro problema é que o autor não vai conseguir ver o anexo para já!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
Boas.
Lamento mas acho que colocar uma bobine de um reé em série com outras não é aconselhável porque a tensão entre os componentes, se forem iguais, será metade da tensão do circuito...
Pegando em todo o trabalho do Nelmindo, e fazendo um upgrade creio que desta forma será mais consentaneo com o que se pretende.
Cps
A. Castro
Lamento mas acho que colocar uma bobine de um reé em série com outras não é aconselhável porque a tensão entre os componentes, se forem iguais, será metade da tensão do circuito...
Pegando em todo o trabalho do Nelmindo, e fazendo um upgrade creio que desta forma será mais consentaneo com o que se pretende.
Cps
A. Castro
- Anexos
-
- quadro alvos.JPG (23.75 KiB) Visto 1908 vezes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
No esquema apresentado pelo CF,Lda:
1- Só funciona se a alimentação do quadro de alvos for em CC.
2- Para estar completo só falta como repor os alvos activados a zero.
ohmico
ohmico
-
- Técnico Dedicado
Boas.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Amigo Ohmico, começo por responder à nota 2:
Quadros de alvos não são a minha especialidade; só peguei no esquema do Nelmindo por considerar que não estaria longe da realidade e por ter feito todo o trabalho de desenho
Resposta à sua nota 1
Com todo o respeito lamento mas tenho de contradizê-lo! Este diagrama eléctrico funciona em C.C. bem como em A.C.
Cps
A. Castro
-
- Técnico Dedicado
BoasWaraznag Escreveu:Bom dia, eu tenho uma dúvida acerca de uma montagem de um quadro de alvos, no qual necessitava de ao carregar no botão de accionamento do alvo a campainha tem de ficar a tocar até alguém fazer um reset.
Caro colega, como já disse anteriormente, quadros de alvos não são a minha especialidade, pelo que me obriguei a abrir os meus livros antigos, que já estarão ultrapassados nas normas de execução mas ainda estão bem actuais relativamente aos diagramas e os exemplos neles contidos, quer sejam mecânicos quer sejam luminosos, as campainhas ficam sempre a tocar até alguêm fazer reset... Por isso não tem necessidade de campainha extra.
Cps
A. Castro
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Mais uma vez, é o autor do post que deve informar de que tipo é o quadro de alvos, antes de tirarmos conclusões precipitadas
Bons dias!
Desde já peço desculpa por só ter respondido agora mas não tive condições de acesso á net mais cedo.
Agradeço a todos os que deram o seu contributo e posso dizer que aos poucos consegui arranjar uma solução que irei postar de seguida.
Em primeiro lugar digo que falhei ao não especificar o material que estava a usar, mas isto também se deve á minha falta de experiencia no forum.
O objectivo neste caso especifico era usando este quadro de alvos "NUEVA - FEB" 50.6/1R - va12-v12, num posto de comando, em que ao tocar no botão de pressão na area desejada, aqui no posto o numero da area acciona e em simultâneo a campainha tocava em ding dong uma vez, depois alguém fazia o reset e estava feito.
O que era pretendido era, que em caso de ausencia por qualquer razão da pessoa que estava no posto, ao chegar, a campainha continuava accionada, se fosse um temporizador, também dava, mas se demora-se um pouco mais já não estava o sinal sonoro activo. Penso que consegui descrever o pretendido.
Outra coisa é que não consegui ver o esquema que me enviaram, agradecia que me dessem autorização para tal.
Mais uma vez agradeço ao pessoal pelo contributo.
Desde já peço desculpa por só ter respondido agora mas não tive condições de acesso á net mais cedo.
Agradeço a todos os que deram o seu contributo e posso dizer que aos poucos consegui arranjar uma solução que irei postar de seguida.
Em primeiro lugar digo que falhei ao não especificar o material que estava a usar, mas isto também se deve á minha falta de experiencia no forum.
O objectivo neste caso especifico era usando este quadro de alvos "NUEVA - FEB" 50.6/1R - va12-v12, num posto de comando, em que ao tocar no botão de pressão na area desejada, aqui no posto o numero da area acciona e em simultâneo a campainha tocava em ding dong uma vez, depois alguém fazia o reset e estava feito.
O que era pretendido era, que em caso de ausencia por qualquer razão da pessoa que estava no posto, ao chegar, a campainha continuava accionada, se fosse um temporizador, também dava, mas se demora-se um pouco mais já não estava o sinal sonoro activo. Penso que consegui descrever o pretendido.
Outra coisa é que não consegui ver o esquema que me enviaram, agradecia que me dessem autorização para tal.
Mais uma vez agradeço ao pessoal pelo contributo.
Waraznag