estou perante a infraestrutura privada de uma vala em que terão de ser instalados cabos de baixa tensão entubados e cabos de media tensão também entubados. Sei que os cabos de media tensão se devem localizar debaixo dos de media tensão.
Existe alguma imposição legal que diga que não podemos utilizar as mesmas caixas?
infraestruturas media tensão/baixa tensão
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: infraestruturas media tensão/baixa tensão
Boas,
ora dê aqui uma vista de olhos a vêr se ajuda:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=10778
ohmico
ora dê aqui uma vista de olhos a vêr se ajuda:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=10778
ohmico
já tinha visto à partida as opiniões parece-me desfavoráveis, mas estando este cabo a 40 cm de profundidade parece-me seguro, no entanto gostaria de saber onde procurar o enquadramento legal para esta situação.
segundo as regras técnicas os condutores instalados numa mesma canalização devem estar isolados para a mais alta tensão possível de se verificar.
uma canalização é:
[E] 261.6 Canalização (826-06-01)
Conjunto constituído por um ou mais condutores eléctricos e pelos elementos que garantem a sua fixação e, em regra, a sua protecção mecânica.
não sei se faz sentido considerar a caixa de passagem como canalização.
penso que uma infra-estrutura paralela consiste numa solução mais segura.
segundo as regras técnicas os condutores instalados numa mesma canalização devem estar isolados para a mais alta tensão possível de se verificar.
uma canalização é:
[E] 261.6 Canalização (826-06-01)
Conjunto constituído por um ou mais condutores eléctricos e pelos elementos que garantem a sua fixação e, em regra, a sua protecção mecânica.
não sei se faz sentido considerar a caixa de passagem como canalização.
penso que uma infra-estrutura paralela consiste numa solução mais segura.
-
- Técnico Dedicado
Boas,
o problema é simples de resolver, desde que a caixa tenha um cepto de separação para os cabos MT, sejam instalados de modo a não permitir o uso
dos cabos como escada para acesso ao interior da caixa, e as tampas sejam independentes e sinalizadas.
De qualquer modo têm de ser analizadas as condições da instalação (se é privado, se público etc.).
Falou em 40cm de profundidade... quer dizer o quê?
ohmico
o problema é simples de resolver, desde que a caixa tenha um cepto de separação para os cabos MT, sejam instalados de modo a não permitir o uso
dos cabos como escada para acesso ao interior da caixa, e as tampas sejam independentes e sinalizadas.
De qualquer modo têm de ser analizadas as condições da instalação (se é privado, se público etc.).
ohmico
Obrigado pela resposta!
-Estou a falar do de uma instalação particular.
-Expliquei-me mal 40 cm mais profundos que os cabos de baixa tensão.
Essa parece-me a solução a adoptar, será que me consegues fornecer um esquema de uma caixa desse tipo? existem pré fabricadas? se sim podes citar um fabricante?
-Estou a falar do de uma instalação particular.
-Expliquei-me mal 40 cm mais profundos que os cabos de baixa tensão.
Essa parece-me a solução a adoptar, será que me consegues fornecer um esquema de uma caixa desse tipo? existem pré fabricadas? se sim podes citar um fabricante?
O que queres dizer com: "de modo a não permitir o uso dos cabos como escada para acesso ao interior da caixa"ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
-
- Técnico Dedicado
ponte Escreveu:O que queres dizer com: "de modo a não permitir o uso dos cabos como escada para acesso ao interior da caixa"ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Boas,
já agora, uma questão que não foi lavantada: porque é que precisa de caixas de acesso aos cabos de MT?
quer dizer que devem estar dispostos de modo a não poderem ter a tentação de os usarem como escada no acesso à caixa, e esta deve ser dotada de escada (degraus ) de acesso.
ohmico
a ideia seria ser uma infraestrutura dai a não utilização de cabos enterrados.