Estou a realizar um estou para uns armazens em angola.
Será que alguem me pode dizer se existe algum regulamento de lá ou qual a legislação existente em angola para instalações electricas?
Em Angola, o que eu sei, é que não há legislação. O que se tem feito é cumprir a nossa e adpatar às necessidades desse paíz. Uma nota importante: A rede parece-me pouco fiável, pelo que é comum considerar sempre um grupo gerador, e alimentação de todos os edificios é em MT, pelo que deve ser considerado sempre o PT privado
Boas PPL.
É a Primeira vez que comento alguma coisa.
Para ajudar o colega, ja efectuei inumeros projectos para Angola.
Relativamente a legislação, deverá aplicar as Normas Portuguesas como ja esta Familizardo com elas, desde exista as correctas referencias.
Chamo atenção apenas Para O modo da Contagem de Energia Electrecia em MT, se existir PST no Local do Armazém.
Para completar um comentário que fiz em tempo. Tenho conhecimento da qualidade de energia em Angola, e é mesmo mto fraca. Tem-se que ter algum cuidado com o diagrama de distribuição de energia, e deve-se ter em conta sempre alguma redundância.
Primeiro tenta saber se o armazem é em Luanda ou na provincia, pois se em Lunada é mau, na provincia melhor é não opinar.
Segundo vê a disponibilidade de enrgia por meio de fontes privadas a esse armazém, isto claro se for aplicável. em qualquer dos casos tens que prever pelo menos um grupo gerador que te assegure toda a instalação, e lembra-te que muito provavelmente vai estar sempre a funcionar, por isso especifica também um deposito de gasoleo.
Em Angola, regulam-se pelo antigo regulamento português, não existe nada deles....
No entanto existe a EDEL, que além da distribuição de energia também se ocupa da certificação das instalações. Eles têm uma série de regras deifnidas e documentadas, nomeadamente no que se refere a Postos de Transformação. PAra já posso adianatar que a constituição/disposição das Celas num PT, em Amngola, é diferente de Portugal. Eles querem sempre a protecção antes da cela de contagem.
Estou em Angola, trabalho com projectos eléctrico também, e nunca vi falar em norma que rege o fornecimento e distribuição de energia.
Mas também a rede de distribuição é muito falho. Não há estabilidade no fornecimento, há picos de energia e muita oscilação.
Para ter garantia de fornecimento de energia, a maioria das construções tem grupo de gerador de energia. Tem lugar que gerador é o principal meio de se obter energia em Angola.
Também passei uns meses em Angola (Luanda Sul), e realmente o fornecimento é muito mau. Normalmente ao fim de semana tinha sempre de o gerador ligado...
Quanto a projectos, passaram-me muitos pelas mãos e muitos deles maus, também vi muitas más instalações ...
Eram projectos com legislação Portuguesa, Brasileira, etc...
Boas,
Estive a um tempo em Angola a visitar umas instalações e foi-me oportunidade de ver uma situação que me arrepiou,
um PT com a chegada de 15KV com QGBT em que estava tudo a mão de semear so tinha uma chapa por cima tinham começado a fazer um muro mas nem a um metro de altura chegou qualquer pessoa podia ter acesso os cabos de saida iam pelo chao a vista.
Quem controla estas situações é a EDEL e no caso de querer informar desta a quem me dirijo será possível fazer alguma coisa.
Há alguém com experiencia no local que já tenha passado por situaçao identica.
Obrigado procuro conselhos para poder agir ou pelo menos tentar
Também estou a trabalhar em Angola, e pelo que tenho visto, a distribuição de energia é um desastre, desde a qualidade da execução das instalações até à qualidade da energia.
É uma verdade que não existe grande legislação de instalações eléctricas (BT, MT, AT) em Angola, o que leva a que "cada um faz como quer".
Como podem imaginar Angola é o País das "oportunidades", saiu da guerra à pouco tempo, precisa de todo o tipo de infra-estruturas, com um bom crescimento anual cerca de 7 ou 8% ao ano e é um País rico a vários níveis, o que implica que grande parte das empresas mundiais estejam em Angola.
Ora o que acontece, é que existem projectos eléctricos (e não só) de Portugal, Brasil, África do Sul, Chineses, o que é uma chatice, como podem imaginar. Como não há legislação, cada um faz o seu projecto de acordo com a legislação e normas do seu País.
Pela minha experiência os organismos estatais, Edel e Ene, regem-se pela legislação Portuguesa, mas como muitos dos angolanos que trabalham nessas instituições não percebem lá grande coisa da matéria e como algumas das empresas estrangeiras lá instaladas, os seus países estão lá a meter dinheiro (caso da China e Brasil), Angola é forçada a aceitar quase tudo o "tipo de instalação".
Ao colega que está a fazer o projecto para o armazém, como já foi escrito, deve de prever um grupo gerador que suporte a carga toda e com um deposito de gasóleo suplementar.
Em relação ao colega que quer alertar para a má instalação do PT, é na Edel ou ENE, que se fazer esse alerta, mas duvido que alguém faça alguma coisa, pelo que tenho visto, com o tipo de instalação que existe em Luanda, até me admiro como não existem mais acidente. Armários de distribuição sem tampas e em tensão com os miúdos a brincarem lá em cima, PTs abertos, cabos de MT a passarem a meio metro das varandas das casa, enfim, só visto contado ninguém acredita.
Mas acho muito bem que o colega chame a atenção para essa e outras situações a quem de direito, está na altura de aos poucos, todos ajudarmos a melhorar a segurança das instalações eléctricas e assim evitar mais acidentes.