vou fazer uma moradia de tenho algumas duvidas ...
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
vou fazer uma moradia de tenho algumas duvidas ...
como disse o ited vai ficar a minha responsabilidade e só vou chamar um amigo para fazer as tais necessarias medições ...
gostava que retificassem o que está mal :
1º na caixa de vistia para a cemu vou mandar dois tubos de 63mm anelados mas lisos por dentro ...
2º da cemu para dentro de casa vou mandar 3 tubos de 32 mm anelados mas sem ser lisos por dentro , um tubo é para a fibra um outro para o coaxial e o outro para o utp ... no tubo do coaxial passo a linha de terra para o ati , essa linha de terra será um fio de 2,5mm
e só vou deixar passado da cemu para dentro de casa o cabo utp , fibra e coaxial não vou passar ...
3º os cabos utp utlizados serão todos cat 6... os coaxiais ited ll...
4º ao lado do ati vou por uma caixa c4 para apoio ao ati ...
5º do ati para a c4 vou deixar 2 tubos de 32mm de reserva ...
6º do ati passo um tubo de 25 anelado para a c4 para alimentar uma regua de tomadas de 230v uma regua de 4 tomadas ...
7º no ati deixo uma tomada de 230v
8º todos os tubos do ati para as tomadas são em isogris de 25mm
9º nos quartos deixo uma tomada de rede dupla uma de fibra e uma coaxial e um tomada de 230v ( um espelho de 4 )
10º na sala deixo uma zap composta de 2 tomadas coaxiais uma de rede dulpa e uma de fibra ( um espelho de 4 ) e mesmo ao lado da zap deixo 4 tomadas de 230v ...
11º para antena do telhado passo só um tubo de 32 anelado normal ... e neste tubo passo o fio terra para a antena de 2,5mm , o coaxial não sou obrigado a passar correcto ?
12º na cemu posso colocar uma tomada de rede cat 6 em vez de uma barra de crone , certo ?
13º escusado sera dizer que o ati deve ser cat 6 e preparado para fibra ...
perante isto tenho um ited 2 dentro das normas ?
agradeço a vossa retificação ao que proventura esteja mal ...
obrigados
1º na caixa de vistia para a cemu vou mandar dois tubos de 63mm anelados mas lisos por dentro ...
2º da cemu para dentro de casa vou mandar 3 tubos de 32 mm anelados mas sem ser lisos por dentro , um tubo é para a fibra um outro para o coaxial e o outro para o utp ... no tubo do coaxial passo a linha de terra para o ati , essa linha de terra será um fio de 2,5mm
e só vou deixar passado da cemu para dentro de casa o cabo utp , fibra e coaxial não vou passar ...
3º os cabos utp utlizados serão todos cat 6... os coaxiais ited ll...
4º ao lado do ati vou por uma caixa c4 para apoio ao ati ...
5º do ati para a c4 vou deixar 2 tubos de 32mm de reserva ...
6º do ati passo um tubo de 25 anelado para a c4 para alimentar uma regua de tomadas de 230v uma regua de 4 tomadas ...
7º no ati deixo uma tomada de 230v
8º todos os tubos do ati para as tomadas são em isogris de 25mm
9º nos quartos deixo uma tomada de rede dupla uma de fibra e uma coaxial e um tomada de 230v ( um espelho de 4 )
10º na sala deixo uma zap composta de 2 tomadas coaxiais uma de rede dulpa e uma de fibra ( um espelho de 4 ) e mesmo ao lado da zap deixo 4 tomadas de 230v ...
11º para antena do telhado passo só um tubo de 32 anelado normal ... e neste tubo passo o fio terra para a antena de 2,5mm , o coaxial não sou obrigado a passar correcto ?
12º na cemu posso colocar uma tomada de rede cat 6 em vez de uma barra de crone , certo ?
13º escusado sera dizer que o ati deve ser cat 6 e preparado para fibra ...
perante isto tenho um ited 2 dentro das normas ?
agradeço a vossa retificação ao que proventura esteja mal ...
obrigados
-
- Curioso
- Registado: 19 dez 2010, 19:32
- Been thanked: 1 time
Re: vou fazer uma moradia de tenho algumas duvidas ...
e o projecto o que diz?quero aprender Escreveu:como disse o ited vai ficar a minha responsabilidade e só vou chamar um amigo para fazer as tais necessarias medições ...
tens de ter um projecto, mas adiante,
existem ai coisas completamente loucas,
1º ANELADO NUNCA, corrugado sim (parede interior lisa), mas como só existe acima de 25mm, podes utilizar o isogris ou similar, ainda que actualmente já se possa usar alguns tubos de 20mm comercial, conforme tabela 45 do manual,
2º da CEMU para o ATI são 2 tubos de 40mm INTERIOR liso como mínimo, para a PAT é 1 tubo de 40mm minimo,
3º tomadas de fibra óptica nos quartos????? é para o quê? nem é obrigatório, e na minha opinião só devia ir até ao ATI, mas o ITED obriga a ir até ZAP.
4º monta uma caixa igual ao ATI sem divisões internas para os equipamentos.
5º na CEMU podes montar um barra tipo krone cat6 ou se não encontrares monta krone cat3 (normal)
e dar uma vista de olhos no manual dá uma grande ajuda http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=334520
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
Boas, nas isso é ITED1 ou ITED2?
se for ITED2 krone só de cat.6, apesar do manual não obrigar a cumprir a classe de ligação, a categoria dos componentes tem de ser a 6, até pode nem ser krone, basta uma RJ45 cat.6.
Já agora em vez de ATI + C4 porque não colocas um bastidor?
se for ITED2 krone só de cat.6, apesar do manual não obrigar a cumprir a classe de ligação, a categoria dos componentes tem de ser a 6, até pode nem ser krone, basta uma RJ45 cat.6.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 19 dez 2010, 19:32
- Been thanked: 1 time
o homem com tantas duvidas, acha que ele sabe o que fazer com um bastidor?Varejo Escreveu:Boas, nas isso é ITED1 ou ITED2?
-
- Velha Guarda
ainda nao vi o projecto ...
mas como agora quem mete a cabeça a premio é o instalador e nao o projectista é por isso que eu peço alguns esclarecimentos...
a c4 vem porque o tipo que nos certificou esta ultima obra obrigou a colocar junto ao ati uma c4 como caixa de apoio ...
penso que uma c4 cumpre o ited 2 e um bastidor tambem pode cumprir mas a nivel de custos upa upa ...
de resto ja vi as vossas rectificações e muito mas muito obrigado pelas mesmas ... o que não foi corrigido por vós posso dar como correcto ?
só mais uma coisa existe algo que eu nao tenha menciondo aqui e que seja relevante para uma moradia a nivel de ited2 ?
obrigados
mas como agora quem mete a cabeça a premio é o instalador e nao o projectista é por isso que eu peço alguns esclarecimentos...
a c4 vem porque o tipo que nos certificou esta ultima obra obrigou a colocar junto ao ati uma c4 como caixa de apoio ...
penso que uma c4 cumpre o ited 2 e um bastidor tambem pode cumprir mas a nivel de custos upa upa ...
de resto ja vi as vossas rectificações e muito mas muito obrigado pelas mesmas ... o que não foi corrigido por vós posso dar como correcto ?
só mais uma coisa existe algo que eu nao tenha menciondo aqui e que seja relevante para uma moradia a nivel de ited2 ?
obrigados
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Utilize em vez da C4 uma CATI, como já foi dito pelos colegas, são caixas iguais ao ATI mas sem "nada dentro", os fabricantes possuem estas caixas! Informe-se junto dos fabricantes. Também existem ATI's já com espaço reservado para equipamentos activos dispensando neste caso a CATI (mas na minha opinião é melhor utilizar a CATI)!quero aprender Escreveu:ainda nao vi o projecto ...
obrigados
Do ATI para a CATI colocar dois tubos de 40mm.
Não colocar tomadas de fibra nos quartos, apenas na ZAP.
Deixar também uma tomada shucko 230Vac na CATI (4 tomadas acho exagerado quanto muito coloque 2).
Utilizar caixa de visita do tipo CVR1.
A canalização de cabo coaxial e de fibra óptica entre a CEMU e o ATI é opcional, não precisa de instalar!
Para a ZAP utilizar dois tubos de 25mm (um para pares de cobre e outro para cabos coaxiais) e um de 32mm (para fibras pré-conectorizada).
Utilizar 4 tomadas de 230Vac ao lado da ZAP também acho exagerado (3 acho mais que suficiente). Isto porque senão também vai ficar com a parede cheia de tomadas!
-
- Velha Guarda
tenho ainda outras duvidas o fio de terra para o ited é todo ele de 2,5mm ?joaoosvaldo Escreveu:Utilize em vez da C4 uma CATI, como já foi dito pelos colegas, são caixas iguais ao ATI mas sem "nada dentro", os fabricantes possuem estas caixas! Informe-se junto dos fabricantes.quero aprender Escreveu:ainda nao vi o projecto ...
obrigados
É o que irei fazer ...
Também existem ATI's já com espaço reservado para equipamentos activos dispensando neste caso a CATI (mas na minha opinião é melhor utilizar a CATI)!
também concordo consigo ....
Aqui não tenho que deixar pelo menos um tubo de 25 para alimentar as tomadas ?
A alimentação destas tomadas vou buscar à tomada do ATI ?
ok
então somente coloco uma coaxial uma utp dulpa e uma de 230 ( espelho de 3 ) certo ?
Deixar também uma tomada shucko 230Vac na CATI (4 tomadas acho exagerado quanto muito coloque 2).
Isto foi o tipo que certifico esta ultima obra que mandou colocar e disse ser obrigatorio ...
A canalização de cabo coaxial e de fibra óptica entre a CEMU e o ATI é opcional, não precisa de instalar!
ok
Para a ZAP utilizar dois tubos de 25mm (um para pares de cobre e outro para cabos coaxiais) e um de 32mm (para fibras pré-conectorizada).
exelente dica amigo a sua para a fibra , muito obrigado por a estar a compartilhar comigo e com todos aqui no forum , obrigado !!!!
Utilizar 4 tomadas de 230Vac ao lado da ZAP também acho exagerado (3 acho mais que suficiente). Isto porque senão também vai ficar com a parede cheia de tomadas!
passa no junto tubo de 40mm do coaxial que vai para a PAT ?
Obrigado por toda a vossa ajuda e paciencia ,
obrigados muito obrigados
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
*Respostas a vermelho.
Não esquecer de analisar o projecto antes de mais qualquer coisa!quero aprender Escreveu:tenho ainda outras duvidas o fio de terra para o ited é todo ele de 2,5mm ?joaoosvaldo Escreveu:Utilize em vez da C4 uma CATI, como já foi dito pelos colegas, são caixas iguais ao ATI mas sem "nada dentro", os fabricantes possuem estas caixas! Informe-se junto dos fabricantes.quero aprender Escreveu:ainda nao vi o projecto ...
obrigados
É o que irei fazer ...
Também existem ATI's já com espaço reservado para equipamentos activos dispensando neste caso a CATI (mas na minha opinião é melhor utilizar a CATI)!
também concordo consigo ....
Aqui não tenho que deixar pelo menos um tubo de 25 para alimentar as tomadas?
Não é necessário.
A alimentação destas tomadas vou buscar à tomada do ATI ?[/color]
Sim pode derivar da tomada do ATI.
ok
então somente coloco uma coaxial uma utp dulpa e uma de 230 ( espelho de 3 ) certo ?
Normalmente nos quartos coloca-se uma tomada RJ45 junto à mesa de cabeceira e uma coaxial+RJ45 em frente à cama.
Isto foi o tipo que certifico esta ultima obra que mandou colocar e disse ser obrigatorio ...
Não é obrigatório!!!
ok
exelente dica amigo a sua para a fibra , muito obrigado por a estar a compartilhar comigo e com todos aqui no forum , obrigado !!!!
Ver os seguintes link's:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=10292
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=9888
passa no junto tubo de 40mm do coaxial que vai para a PAT ?
Só precisa de ligar o mastro das antenas à terra se estas existirem!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
joaoosvaldo Escreveu:*Respostas a vermelho.
Não esquecer de analisar o projecto antes de mais qualquer coisa!quero aprender Escreveu:[Não colocar tomadas de fibra nos quartos, apenas na ZAP.
ok
Normalmente nos quartos coloca-se uma tomada RJ45 junto à mesa de cabeceira e uma coaxial+RJ45 em frente à cama.
Certo, mas o manual obriga a colocar 2xRJ45 nos quartos + 1 coaxial, pelo que em frente á cama coloque RJ45+Coax![]()
Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, andamos aqui a opinar, mas afinal quem vai fazer ou rectificar projecto?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 07 jul 2010, 22:58
Boas.Varejo Escreveu:Boas, andamos aqui a opinar, mas afinal quem vai fazer ou rectificar projecto?
também vou opinar (aconselhar): quem tem que fazer a obra, deve seguir o projecto...
podem crer que é um bom conselho!
cumps
-
- Curioso
Boas.Varejo Escreveu:Boas, andamos aqui a opinar, mas afinal quem vai fazer ou rectificar projecto?
também vou opinar (aconselhar): quem tem que fazer a obra, deve seguir o projecto...
podem crer que é um bom conselho!
se tiver dúvidas, deve questionar o projectista.
cumps
-
- Velha Guarda
pois , pois amigos .... mas é aqui que agora o gatinho vai as filhoses ...
eu para falar com o projectista , tenho que saber , e sobre o ited 2 tenho algumas duvidas ...
e agora quem dá a cara é o instalador ...
coimas também é para o instalador ....
tenho visto varias obras e ... e ... amigos nenhuma delas está igual a nivel de regras do ited 2... como são certificadas não sei !!!
eu estou a fazer uma folha com as vossas dicas de ited e com dicas de pessoal amigo e será por elas que vou fazer a proxima obra de ited...
a nivel de vivenda acho que vou safar-me ...
e torno a dizer , sim eu sei que tenho de seguir o projecto , mas se este não tiver em conformidade ?
de quem é a culpa ?
ah pois !!! aqui do ji !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

eu para falar com o projectista , tenho que saber , e sobre o ited 2 tenho algumas duvidas ...
tenho visto varias obras e ... e ... amigos nenhuma delas está igual a nivel de regras do ited 2... como são certificadas não sei !!!
eu estou a fazer uma folha com as vossas dicas de ited e com dicas de pessoal amigo e será por elas que vou fazer a proxima obra de ited...
e torno a dizer , sim eu sei que tenho de seguir o projecto , mas se este não tiver em conformidade ?
de quem é a culpa ?
ah pois !!! aqui do ji !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

-
- Curioso
amigo:quero aprender Escreveu:pois , pois amigos .... mas é aqui que agora o gatinho vai as filhoses ...
de quem é a culpa ?
ah pois !!! aqui do ji !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![]()
![]()
![]()
se é instalador, tem que saber o que fazer, se tem dúvidas deve questionar o projectista e deve seguir o projecto - a não ser que o projecto não cumpra as prescrições do Manual ITED, seja a 1ª ou 2ª edição.
volto a frisar que deve seguir o projecto e solicitar ao dono da obra que chame o projectista à obra para - é obrigatória a presença do projectista na obra - para esclarecimento de eventuais não conformidades do projecto. se o projectista não se deslocar à obra, pode crer, quem passa a ter um problema é o projectista.
para terminar: eu não tenho problema algum em falar com os instaladores e até agradeço troca de informação.
cumps.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o instalador deve falar com o projectista para tirar uma ou outra dúvida ou para melhorar o projecto, o instalador não vai dar formação ITED ao projectista, como tal deves falar com ele para esclarecer certos pontos e se necessário alterar outros, se o projectista percebe muito ou pouco de ITED, isso só depois de falares com ele é que vês!