compressor nao arranca
-
- Curioso
- Registado: 01 ago 2009, 19:28
compressor nao arranca
boas tardes
faço uma pergunta para ver se me podem ajudar
no meu local de trabalho tenho uma camara de refrigeração onde o compressor nao arrancava depois de constactar que um condensador que estava dentro de uma caixa preta tinha "arrebentado"isto é libertou uns liquidos por uma pequena tampa que saltou fora desliguei-o(condensador) e voltei a por a maquina a funcionar e esta arrancou normalmente
voltei a colocar um condensador novo e este passados alguns minutos de funcionamento tambem rebentou gostava de saber o porque desta trabalhar bem sem o dito condensador e quando lá coloco um novo este rebenta
grato pela vossa atenção
faço uma pergunta para ver se me podem ajudar
no meu local de trabalho tenho uma camara de refrigeração onde o compressor nao arrancava depois de constactar que um condensador que estava dentro de uma caixa preta tinha "arrebentado"isto é libertou uns liquidos por uma pequena tampa que saltou fora desliguei-o(condensador) e voltei a por a maquina a funcionar e esta arrancou normalmente
voltei a colocar um condensador novo e este passados alguns minutos de funcionamento tambem rebentou gostava de saber o porque desta trabalhar bem sem o dito condensador e quando lá coloco um novo este rebenta
grato pela vossa atenção
vitor hugo oliveira jesus
Re: compressor nao arranca
Boas,
O condensador serve para auxiliar as indutoras de arranque do motor.
Na caixa preta estará um dispositivo, "relé bi-metálico" que após efectuar o arranque deve desligar o condensador.
Penso ter ajudado.
J. Vieira
O condensador serve para auxiliar as indutoras de arranque do motor.
Na caixa preta estará um dispositivo, "relé bi-metálico" que após efectuar o arranque deve desligar o condensador.
Penso ter ajudado.
J. Vieira
-
- Curioso
sim o condensador era igual ao que queimou e nessa caixa preta tambem existe o tal relé
devo dizer que tambem existe fora da caixa preta um outro condensador maior com revestimento metálico
devo dizer que tambem existe fora da caixa preta um outro condensador maior com revestimento metálico
-
- Curioso
a minha duvida é porque nao arranca o compressor com o condensador ligado embora queimado e quando o desligo o compressor já arranca
ligo um condensador novo o compressor realmente arranca mas passado minutos queima
ligo um condensador novo o compressor realmente arranca mas passado minutos queima
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Tem a certeza que o condensador novo é igual ao condensador de origem? Não falta outro elemento como por ex. uma resistência de carga? Qual a capacidade desse condensador ? E a do grande com revestimento metálico?
Cps
A. Castro
Tem a certeza que o condensador novo é igual ao condensador de origem? Não falta outro elemento como por ex. uma resistência de carga? Qual a capacidade desse condensador ? E a do grande com revestimento metálico?
Cps
A. Castro
-
- Curioso
o condensador é de 100 microfarads
só agora reparei que as caracteristicas inscritas no condensador são todas iguais mas realmente tem uma resistência soldada nos bornos que as cores da mesma diferem e tambem são menos linhas
será este o problema?
só agora reparei que as caracteristicas inscritas no condensador são todas iguais mas realmente tem uma resistência soldada nos bornos que as cores da mesma diferem e tambem são menos linhas
será este o problema?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
A unidade que controla o arranque do compressor está avariada.
As "linhas" que referes na resistência, é usado para sabermos qual o seu valor e tolerância.
Cump.
Mário
Pelo perfil entendo que não és da área técnica (AVAC). Eu aconselho que chame um técnico de refrigeração ou um técnico de electricidade, porque o mais certo é queimar o motor brevemente.vidros1982 Escreveu:o condensador é de 100 microfarads
será este o problema?
A unidade que controla o arranque do compressor está avariada.
As "linhas" que referes na resistência, é usado para sabermos qual o seu valor e tolerância.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 out 2011, 19:30
Boas,
Em principio, o que está a acontecer, é derivado ao relé de arranque, o funcionamento deste é no pico do arranque fazer ligação dos dois enrolamentos (o de trabalho e arranque) e o condensador. Este relé pela indicação que forneces aparenta estar colado, fazendo com que os dois enrolamentos estejam alimentados. Isso irá queimar o compressor.
Como também pode ser o compressor estar eletricamente (internamente) danificado.
Recomendo a desmontares a caixa de ligação, e medir os três pernos, confirmar as continuidades dos enrolamentos.
Qualquer dúvida, estou disponível para ajudar.
Rui Pedro
Em principio, o que está a acontecer, é derivado ao relé de arranque, o funcionamento deste é no pico do arranque fazer ligação dos dois enrolamentos (o de trabalho e arranque) e o condensador. Este relé pela indicação que forneces aparenta estar colado, fazendo com que os dois enrolamentos estejam alimentados. Isso irá queimar o compressor.
Como também pode ser o compressor estar eletricamente (internamente) danificado.
Recomendo a desmontares a caixa de ligação, e medir os três pernos, confirmar as continuidades dos enrolamentos.
Qualquer dúvida, estou disponível para ajudar.
Rui Pedro
Boas já tens o problema resolvido?
A resistencia soldada serve para descaregar o condensador de aranque.
ten 2 condensadores.
1 de funcionamento ou permanente.
outro de aranque esse tal preto grande de 100mf ,o de aranque tem de ser desligado de imediato após o aranque
do compressor ,esse é o papel dfo rele de aranque (cuiodado pçois tem posição de montagem) se rebentou tens
o rele avariado ou colado e não retira o condensador.
Sujiro que cejas as caracteristicas do compressor e adquiras um kit de aranque completo.
Cumps
zeluis
A resistencia soldada serve para descaregar o condensador de aranque.
ten 2 condensadores.
1 de funcionamento ou permanente.
outro de aranque esse tal preto grande de 100mf ,o de aranque tem de ser desligado de imediato após o aranque
do compressor ,esse é o papel dfo rele de aranque (cuiodado pçois tem posição de montagem) se rebentou tens
o rele avariado ou colado e não retira o condensador.
Sujiro que cejas as caracteristicas do compressor e adquiras um kit de aranque completo.
Cumps
zeluis