ajuda quadro electrico

Responder
destruidor007
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2010, 23:30

ajuda quadro electrico

Mensagem por destruidor007 »

Estou com a remodular a minha casa e estou com duvida em questao das protecções devo meter no quadro geral e nos quadros parciais,estou a pensar em colocar nos quadros diferenciais 300ma para proteger as tomadas e iluminação e nas wc 30ma a minha duvida é se na parte da cozinha posso ligar ao dif de 300ma a resistência de terra é de 20 ohm. cumps
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Re: ajuda quadro electrico

Mensagem por pedro_mendes »

Boas,

Amigo por lei, as circuitos das casas de banho e exteriores devem ser protegidos por diferêncial de 30mA, seja ela qual for o valor de terra, agora á quem faça, meter um diferêncial de 30mA a cabeça e todos os circuitos ficam protegidos a 30mA, agora se o senhor, á quem coloque 2 diferênciais um para iluminação e tomadas, e a ultima que axo que ninguem utiliza é um para as tomadas outro para iluminação e por ultimo um para as casas de banho. Agora se pretender pode utilizar o de 300mA para geral e 30mA para WC, embora que com um terra desses o de 300mA é o mais indicado.
Tudo depende agora o que queira gastar, basta colocar um para proteger os circuitos, mas pode completar.

Espero não ter confundido,

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
destruidor007
Curioso
Curioso

Obrigado pla ajuda, mais ainda fiquei com uma duvida só estou a mexer nas wc e na parte da cozinha onde tho posibilidade de fazer cicuitos independentes do resto da casa a minha questão é se colocar um int diferencial de 30ma a proteger toda a instalação posso vir a ter problemas de andar sempre a disparar quando arranca alguma maquina ,como ar condicionados é que já vi alguns alguns electricistas a colocarem no quadro geral e nos parciais.cumps
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Boas,

Amigo, o int diferêncial não tem qualquer problema no arranque de máquinas ou ar condicionados, o que leva a disparar ou é por curto circuito ou por defeito ao terra, o que pode acontecer é no caso da cozinha onde a mais humidades poder desparar, mas se foce eu colocaria o de 30mA, mas como á disse com esse valor de terra não tem qualquer problema em colocar o de 300 e até mesmo o de 500mA.
Fazer circuitos independentes isso é muito bom, mas o diferêncial pode ser o mesmo.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
destruidor007
Curioso
Curioso

Obrigado pla sua ajuda vou seguir o seu concelho.cumps
electrao
Curioso
Curioso
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Mensagem por electrao »

Boas,

Leia a FAQ da Certiel para ter uma ideia melhor no link abaixo
http://www.certiel.pt/web/certiel/insta ... utilizacao
Todos os circuitos de uma casa de banho terão de estar protegidos por diferencial de alta sensibilidade (RTIEBT 701.411.1.4.3).
As tomadas de corrente estipulada não superior a 20 A situadas no exterior, bem como as tomadas susceptíveis de alimentarem equipamentos móveis utilizados no exterior, devem ser protegidas por meio de dispositivos diferenciais de corrente diferencial estipulada não superior a 30 mA (RTIEBT 471.2.3).
cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

destruidor007 Escreveu:Estou com a remodular a minha casa e estou com duvida em questao das protecções devo meter no quadro geral e nos quadros parciais,estou a pensar em colocar nos quadros diferenciais 300ma para proteger as tomadas e iluminação e nas wc 30ma a minha duvida é se na parte da cozinha posso ligar ao dif de 300ma a resistência de terra é de 20 ohm. cumps
Boas
Se quer gastar dinheiro e ficar com uma instalação bem protegida, coloca no quadro geral, um interruptor de corte, como geral, e depois coloca vários IDs para proteger a iluminação, tomadas, arcondicionado/aquecimento,etc, desta forma quando acontecer algo num circuito, tem sempre os outros a funcionar.
A iluminação, tomadas em wcs, tomadas no exterior da casa, têm de ser protegidos por ID de 30mA, os restantes circuitos podem ser protegidos por IDs, de 300mA.
Todas as alimentação dos quadros parciais, são feitas a partir do quadro geral, e protegidas apenas por disjuntor nesse quadro geral, nesses quadros parciais é seguir a descrição do quadro geral.
Por vezes em arrecadações e sotãos em que só tem um circuito de iluminação e outro de tomadas não se justifica ter no quadro um corte geral, seguido de dois IDs, e dois disjuntores, logo coloca-se como corte geral um ID de 30/300mA.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”