estores electricos

soundair_250
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2007, 23:13

Re: estores electricos

Mensagem por soundair_250 »

Desde já agradecemos o teu apoio a outros users da comunidade, o Sousa referia-se certamente á forma de escrever com os xxxxzzzz que também me vi aflito para descodificar.

Pá a malta de geração anterior não tem tantos xxx no dicionário :P

Um abraço[/quote]

eu não consigo perceber porque é que as pessoas escrevem desta maneira acho que alem de ser mais dificil dá um aspecto de falta brio para não dizer de cultura ou outra coisa pior mas enfim se cslhar eu é que estou mal e sou antiquado.[/quote]

Ok, ja coloquei o meu erro, da maneira correcta... nao é falta de brio, nem tao pouco de cultura, apenas escrevi daquela maneira, pois na altura que escrevi o mesmo, nao possuia muito tempo para dispensar aqui no forum.. Mesmo assim, PEÇO DESCULPA a todos os utilizadores\leitores. Obrigado
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

soundair_250 Escreveu:ha.. okay... então aqui está a rectificação da mesma (sem X, nem Z... 8) )
haver maneira à... mas so vai dar trenguices.. pois de certeza nao queres abrir 5/6/7/8 estores ao mesmo tempo na casa... a soluçao passava por ir buscar as linhas que faz descer os estores e centra-los num so comutador... para subir, farias ligaçao nos outros fios dos estores... cada estore tem 4 fios (Fase up + Fase down +Neutro+Terra)... esse matrial que a legrand tem, digo desde ja, que funciona perfeitamente, e nao e muito dificil de instalar... é preciso é ter espaço nos quadros, pois nenhum ou muitos poucos quadros tem espaço para uma centralina daquele tamanho...
nos botoes da legrand nao precisas de espaço nos quadros, a serie galea life tem botoes por "RF", so precisas de um botao central e de um botao para cada perciana,
San2s
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2007, 00:34

Mensagem por San2s »

Prezados senhores:

Fico agradecido pelas ajudas recebidas. No entanto, reconheço que sou um utilizador pouco habitual. A maior parte dos participantes revela conhecimentos muito profundos dos temas e acabei por ler diversas opiniões úteis para tentar resolver a questão.
Li também algumas opiniões paralelas que pouco ajudam para o esclarecimento das dúvidas, por exemplo a conversa sobre as formas mais ou menos correctas de escrita nestes fóruns (através do uso de abreviaturas pouco recomendadas, etc.).
Eu próprio cometi um erro ao não saber distinguir dentre 3 ou 4 dúvidas sobre electricidade, ITED e normas reguladoras, e misturei tudo no mesmo tópico, o que não facilita as respostas.

Quanto ao mais importante, acabei de ligar todos os comandos dos meus estores eléctricos e desisti de instalar um comando centralizado.
Vai um a um e já não é mau! :)

Tenho ainda algumas dúvidas antes de terminar a obra, se tiver algum tempo disponível talvez ainda vos as coloque.

Agradecido a todos e cumprimentos,
Alcino Santos
soundair_250
Curioso
Curioso

San2s Escreveu:Prezados senhores:

Fico agradecido pelas ajudas recebidas. No entanto, reconheço que sou um utilizador pouco habitual. A maior parte dos participantes revela conhecimentos muito profundos dos temas e acabei por ler diversas opiniões úteis para tentar resolver a questão.
Li também algumas opiniões paralelas que pouco ajudam para o esclarecimento das dúvidas, por exemplo a conversa sobre as formas mais ou menos correctas de escrita nestes fóruns (através do uso de abreviaturas pouco recomendadas, etc.).
Eu próprio cometi um erro ao não saber distinguir dentre 3 ou 4 dúvidas sobre electricidade, ITED e normas reguladoras, e misturei tudo no mesmo tópico, o que não facilita as respostas.

Quanto ao mais importante, acabei de ligar todos os comandos dos meus estores eléctricos e desisti de instalar um comando centralizado.

Tenho ainda algumas dúvidas antes de terminar a obra, se tiver algum tempo disponível talvez ainda vos as coloque.

Alcino Santos

EU JA RECTIFIQUEI TODOS OS MEUS ERROS... SEM ZZZZ, NEM XXX NEM QUALQUER COISA DO GENERO... LAMENTO QUE TODOS OS OUTROS LEITORES\UTILIZADORES NAO TENHAM PRESTADO ATENÇÃO A ESSE FACTO... e nao foram conversas paralelas...
soundair_250
Curioso
Curioso

San2s Escreveu:Prezados senhores:

Alcino Santos
isto foi o que voçe disse: "Numa instalação nova, deixaram-me os comandos dos estores eléctricos independentes do resto da instalação. Passam condutores dum comando para o seguinte (Fase+Neutro+Terra).
Não há forma de colocar um comando centralizado que permita o fecho simultâneo de todos os estores, ou pelo menos de parte deles?
Consultei um catálogo da Legr.... e apenas encontro uns comandos que funcionam por Portadora de corrente (acho que é assim que se diz) ou então por sinal rádio, mas custam os olhos da cara. O sistema passaria a custar cerca de 10 vezes mais caro.

Não haverá forma de fazer isso mais simples ?

Grato pela vossa atenção.

San2s"

entao, eu forneci uma maneira nao tao cara, mas sim uma que implicava mais trabalho a todos os niveis.. e nao tao fiavel e perfeita... mas a sua ideia principal era obter um comando centralizado, sem gastar muito dinheiro... lamento que TODOS nao tenham visto a rectificação dos XXXXX, ZZZZZZ e etc.
sesitagus
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 14:15

Mensagem por sesitagus »

Fixem bem - TR521 da HAGER
Com este menino resolves o problema...ligas um estore de cada vez, se quiseres todos juntos...enfim...como te apetecer.
Mais questões? 8)
Poderá ser um pouco caro mas...não se pode ter tudo.
Até já
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Mensagem por luisinho »

San2s Escreveu:Numa instalação nova, deixaram-me os comandos dos estores eléctricos independentes do resto da instalação. Passam condutores dum comando para o seguinte (Fase+Neutro+Terra).
Não há forma de colocar um comando centralizado que permita o fecho simultâneo de todos os estores, ou pelo menos de parte deles?
Consultei um catálogo da Legr.... e apenas encontro uns comandos que funcionam por Portadora de corrente (acho que é assim que se diz) ou então por sinal rádio, mas custam os olhos da cara. O sistema passaria a custar cerca de 10 vezes mais caro.

Não haverá forma de fazer isso mais simples ?

Grato pela vossa atenção.

San2s

existem mil e umas maneiras de executar um circuito de estores.

por exemplo.

Tens uma habitação normal, sem qualquer invenção, só queres descer e subir, subir e descer, e o comando fica junto ao estore.

levas um 3G2,5 entre os botoes e repicas de botão em botão. E de cada botão, sai para o estore um cabo 4G2,5.

nada que saber. é o circuito mais basico.

Há que ter em atenção o facto de em execução ter atenção ao lado onde se deixa a ligação ao motor, pois de marca para marca o motor fica do lado direito ou do lado esquerdo.. quase todas as marcas de aparelhagem, possuem, interruptor proprios para estores.

Existem daqueles que tem duas teclas, e existem daqueles que tem apenas uma tecla.

esta é uma das formas de fazer a ligação, mais duvidas é so chutar
sesitagus
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 14:15

Mensagem por sesitagus »

Bom dia...
Luisinho..neste caso não é necessário cablagem de 2,5mm pois a lei permite que o faças com 1,5mm
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Mensagem por luisinho »

tamos a falar de estores com motor, eu colocaria 2,5.

mas sim penso que pdoerá ser 1.5
soundair_250
Curioso
Curioso

luisinho Escreveu:tamos a falar de estores com motor, eu colocaria 2,5.

mas sim penso que pdoerá ser 1.5
sim pode ser com fios de 1.5mm... os motores sao fracos e nao gastam muita amperagem, por isso, 1.5mm chega perfeitamente. :)
skelt
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Has thanked: 5 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por skelt »

se tiveres vistoria da certiel aconselho 2.5 pois tratase de motores força mortiz
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Sim os 2,5 mm^2 é obrigatório

Um abraço
Responder