Dimensionamento ITED
Dimensionamento ITED
Boas,
tenho que fazer o projecto ited de uma moradia e precisava da vossa ajuda. A tubagem foi dimensionada de acordo com a formula que se encontra no manual do ited Di>=1,8*raiz(d1^2+d2^2). Estou a fazer correcto?
Já calculei as atenuações dos cabos coaxiais para saber se coloco RG6 ou RG11.
Estou a ter dificuldades para calcular as perdas dos pares de cobre e a fibra óptica. Podem me ajudar?
Cumprimentos
tenho que fazer o projecto ited de uma moradia e precisava da vossa ajuda. A tubagem foi dimensionada de acordo com a formula que se encontra no manual do ited Di>=1,8*raiz(d1^2+d2^2). Estou a fazer correcto?
Já calculei as atenuações dos cabos coaxiais para saber se coloco RG6 ou RG11.
Estou a ter dificuldades para calcular as perdas dos pares de cobre e a fibra óptica. Podem me ajudar?
Cumprimentos
Re: Dimensionamento ITED
não sei, penso que tenho que calcular..ou as perdas dos pares de cobre são desprezáveis?gemini Escreveu:calcular as perdas dos pares de cobre ??
porquê?
e fibra óptica como é calculado?
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
não tens de calcular as dos pares de cobre.
as perdas da fibra diz no manual como as calcular, mas vê esse ficheiro da TEKA:
as perdas da fibra diz no manual como as calcular, mas vê esse ficheiro da TEKA:
- Anexos
-
- EASY_LINK_TEKA_PROJECTO.pdf
- (56.86 KiB) Transferido 119 vezes
Learning is the goal!!
Obrigadogemini Escreveu:não tens de calcular as dos pares de cobre.

Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
Este exemplo refere-se só à ligação no RG-FO?gemini Escreveu:não tens de calcular as dos pares de cobre.
Pergunto isso, pois só é apresentado:
- 1 junta mecânica (presumo que seja a que está identificada como TK 2FO Link);
- 2 conectores
- 2 adaptadores SC/APC
- Cabo de fibra
Bom dia,
na moradia unifamiliar só é obrigatório FO na rede individual, ou seja, a partir do ATI (o operador trás a fibra até o ATI = menos perdas) e considerar no mínimo duas FO até à ZAP. Podemos sempre optar por fibras já preconectorizadas (att dada pelo fabricante), ou então considerar att de 2 conectores + att de fusão (se existir) + att do cabo.
Para os pares de cobre não se calculam atenuações, ter em conta apenas distância máxima de 100m (inc cordões) e a categoria (cat6 classe E).
Cump,
FFR
na moradia unifamiliar só é obrigatório FO na rede individual, ou seja, a partir do ATI (o operador trás a fibra até o ATI = menos perdas) e considerar no mínimo duas FO até à ZAP. Podemos sempre optar por fibras já preconectorizadas (att dada pelo fabricante), ou então considerar att de 2 conectores + att de fusão (se existir) + att do cabo.
Para os pares de cobre não se calculam atenuações, ter em conta apenas distância máxima de 100m (inc cordões) e a categoria (cat6 classe E).
Cump,
FFR
Atenção ainda nas tubagens, não é só aplicar as fórmulas, ter em atenção os mínimos, 20mm para TT, 40mm para o ATI, PAT e CEMU, etc...
-
- Velha Guarda
vais ao GOOGLE e procuras por MANUAL ITED 2ªVERSÃO, de certeza que encontras.... e lá diz como fazer as contas da fibra.Addax Escreveu:Obrigadogemini Escreveu:não tens de calcular as dos pares de cobre.
as perdas da fibra diz no manual como as calcular, mas vê esse ficheiro da TEKA:ainda não tenho permissão para ver o manual
Cumprimentos
e depois, aproveitas que estás no GOOGLE ainda, e procuras se existe alguma coisa com o nome do ficheiro que coloquei: "EASY_LINK_TEKA_PROJECTO.pdf"
ou então pesquisa no GOOGLE se existe algum site da TEKA, e depois, se existir um site da TEKA relacionado com ITED, pesquisas a ver se encontras lá documentos que te interessem

PERDAS NAS FIBRAS - CÁLCULOS
PT = PC + PJ + PCB
PT - Perdas totais
PC - Perdas nos conectores (pré-conectorizados ou com conectorização de campo)
PJ - Perdas associadas a junções por fusão ou mecânicas
PCB - Perdas nos cabos
PC = N x ACM + M x ACC
N – N.º de conectores pré-conectorizados ou manufacturados
ACM - Atenuação associada a cada conector manufacturado em dB no local
M – N.º de conectores conectorizados manualmente
ACC – Atenuação associada a cada conector mecânico e instalado manualmente em local em dB
PJ = N x AJF + M x AJM
N – N.º de fusões
AJF – Atenuação por junta com fusão (realizada com recurso a máquinas específicas de corte e fusão, por descarga eléctrica controlada, que realizam a ligação de fibras com perdas mínimas).
M – N.º de ligações mecânicas em dB
AJM – Atenuação por junta mecânica em dB
Pcb = N x Acb
N – n.º de metros de cabo
Acb – Atenuação típica do cabo em dB por km A 1310nm (ITU-T G.657.A1)
PS - peço desculpa pelo modo cínico da resposta que dei, mas ás vezes é tão fácil encontrar o que se procura...
Última edição por gemini em 11 abr 2011, 14:03, editado 1 vez no total.
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
O esquema apresentado representa toda a cadeia de ligações desde o RGFO até ao Primário RCFO ; Secundário RCFO ; ligação à ZAPElectro 99 Escreveu:Este exemplo refere-se só à ligação no RG-FO?
- 2 conectores
- 2 adaptadores SC/APC
- Cabo de fibra
Para o caso, o que nos interessa é só a ligação entre o Secundário RCFO e a ZAP, através do cabo pré-conectorizado, do lado da ZAP, e que necessita de ser ligado ao Sec. RCFO através de uma fusão.
Consultar: http://www.tekaelectronics.com/files/Catalogo_Fibra.pdf
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
Obrigado pelo link, Gemini. Vou dar uma vista de olhos nele.gemini Escreveu:O esquema apresentado representa toda a cadeia de ligações desde o RGFO até ao Primário RCFO ; Secundário RCFO ; ligação à ZAPElectro 99 Escreveu:Este exemplo refere-se só à ligação no RG-FO?
- 2 conectores
- 2 adaptadores SC/APC
- Cabo de fibra
Para o caso, o que nos interessa é só a ligação entre o Secundário RCFO e a ZAP, através do cabo pré-conectorizado, do lado da ZAP, e que necessita de ser ligado ao Sec. RCFO através de uma fusão.
Consultar: http://www.tekaelectronics.com/files/Catalogo_Fibra.pdf