Já agora alguém sabe a distância mínima que deve existir?
Sim é isso, pela mesmas razão que nas instalações dos edifícios (BT) existem por exemplo esteiras metálicas para canalizações de segurança (ex.: detecção de incêndio, etc.) e outras para electricidade. A hipótese de irem juntas é possível apenas se os cabos estiverem todos isolados para a tensão mais elevada da canalização.ohmico Escreveu:Boas,
Em minha opinião deviam circular em caleiras separadas.
ohmico
Sim é isso, pela mesmas razão que nas instalações dos edifícios (BT) existem por exemplo esteiras metálicas para canalizações de segurança (ex.: detecção de incêndio, etc.) e outras para electricidade. A hipótese de irem juntas é possível apenas se os cabos estiverem todos isolados para a tensão mais elevada da canalização.joaoosvaldo Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Pois mas os cabos de BT a utilizar estão isolados para 0,6/1kVohmico Escreveu:Sim é isso, pela mesmas razão que nas instalações dos edifícios (BT) existem por exemplo esteiras metálicas para canalizações de segurança (ex.: detecção de incêndio, etc.) e outras para electricidade. A hipótese de irem juntas é possível apenas se os cabos estiverem todos isolados para a tensão mais elevada da canalização.joaoosvaldo Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Não sei é se existe alguma referência na legislação que obrigue à separação entre os cabos de MT e BT e distâncias mínimas!?[/quote
Boas,
não consegui encontrar referência na legislação, mas quanto mais não seja o argumento que refere e eu sublinhei parece ser suficiente.
ohmico
Acima de 1kV (no meu caso são 6,6kV).ohmico Escreveu:Boas,
quando está a falar de MT, está a falar de que tensão?
ohmico
Mas os cabos de que falou atrás são 0,6/1Kv, portanto não têm isolamento para 6Kv e a ser assim deviam estar separados.joaoosvaldo Escreveu:Acima de 1kV (no meu caso são 6,6kV).ohmico Escreveu:Boas,
quando está a falar de MT, está a falar de que tensão?
ohmico
arcturus Escreveu:ola,
Não existe qualquer norma que obrigue à separação dos cabos.
Normalmente num PT, circulam em caleiras separadas até por uma questão de localização. Os cabos das saídas BT saem do CA2, que por norma está afastado dos cabos MT.
Quando em vala, os cabos MT e BT podem ser instalados na mesma vala, sendo que os cabos MT passam a 1,20m de profundidade e os cabos BT ficam mais acima a 0,80 m de profunddade.
Em relação aos isolamentos, não há qualquer tipo de problema pois os cabos MT estão isolados (para 15kv ou 30kv), não havendo qualquer problema com os cabos BT ou outros.O único problema que vejo em os cabos estarem juntos, prende-se com possíveis enganos de pessoal habilitado apenas para trabalhar em BT e fazer confusão com os cabos...
arcturus Escreveu:ola,
Não existe qualquer norma que obrigue à separação dos cabos.
Normalmente num PT, circulam em caleiras separadas até por uma questão de localização. Os cabos das saídas BT saem do CA2, que por norma está afastado dos cabos MT.
Quando em vala, os cabos MT e BT podem ser instalados na mesma vala, sendo que os cabos MT passam a 1,20m de profundidade e os cabos BT ficam mais acima a 0,80 m de profunddade.
Em relação aos isolamentos, não há qualquer tipo de problema pois os cabos MT estão isolados (para 15kv ou 30kv), não havendo qualquer problema com os cabos BT ou outros.
*Os cabos têm de estar isolados para a tensão mais alta da canalização, logo, neste caso o problema não é com os cabos de MT mas sim com os de BT que estão isolados para 0.6/1kV.
O único problema que vejo em os cabos estarem juntos, prende-se com possíveis enganos de pessoal habilitado apenas para trabalhar em BT e fazer confusão com os cabos...