Quadros electricos do condominio

rosinsky
Curioso
Curioso
Registado: 04 abr 2011, 15:55

Quadros electricos do condominio

Mensagem por rosinsky »

Boa tarde a todos.

Fui recentemente eleito administrador do meu condominio, e tenho uma questão com os quadros do prédio que passo a expor:

O prédio tem um quadro eléctrico para as campainhas, amplificador tv, iluminação das escadas, iluminação de emergência e elevador (é um quadro trifásico e o disjuntor da edp está regulado para 30A).
Tem ainda um quadro eléctrico monofásico, cujo disjuntor da edp está regulado para 15A, que alimenta a iluminação da garagem, a detecção de incendios, o portão automatico e a iluminação de emergência da garagem.

Pretendo fazer diminuir a conta eléctrica mensal diminuindo a potência do quadro trifásico. O problema é que a anterior administração tentou o mesmo, mas os srs. da edp foram logo de seguida chamados a voltar a colocar a potência superior (o elevador fazia disparar o disjuntor), e disseram que era provavel que a utilização das fases estivesse desequilibrada e que seria isso a originar o disparo. Tentaram, com um electricista, equilibrar melhor as potencias pelas fases mas não tiveram sucesso e ficou tudo na mesma.

A minha ideia seria a seguinte: seria possivel desanexar toda a instalação que necessita apenas de uma fase (iluminação, campainhas, etc) do quadro trifasico, e anexá-la ao quadro da garagem monofásico? em termos de execução seria muito fácil puxar energia do quadro da garagem para o quadro das escadas, bastando para isso passar cabos adequados com comprimento inferior a 10 metros. Seria mais dificil e trabalhoso o contrário, levar todos os fios dos serviços monofásicos do quadro das escadas para o da garagem, mas ainda assim executável. Assim poderia contratar uma potência inferior para o quadro trifásico, pois este já só teria que alimentar o elevador.

Isto será possivel executar, mas e depois em termos de certificação? É esta a minha duvida, que vos exponho.

Grato pela atenção

Luis
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Re: Quadros electricos do condominio

Mensagem por CAOR »

Para já tenho uma solução! acabar com o segundo contador monofásico, (já poupa em alguns euros) fica com o trifásico mete um quadro novo a juntar os circuitos que alimentavam o monofásico devidamente protegido e feito por um eléctricista com especializado.
Seguindo as regras actualmente só se usa um contador pelos serviços comuns de um prêdio.
Quando fizer a mudança peça para ver se a corrente não ê consumida por alguma arrecadação! (existe casos que alimentam arrecadações etc. etc. etc.)
Outros colegas que deêm opinião.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

...e manda o projecto aprovado às urtigas?!

ohmico
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Não percebi essa do projecto aprovado? ás urtigas? deve ser chinês para mim e para si! ninguêm disse que havia projecto? para existir dois contadores o sistema ê antigo! segundo, qual o problema mandar retirar um contador no prêdio? é perciso projecto para 20,7KVA? se bem vejo nunca lhe tocou nada assim! informe-se e diga se é ou não possivél.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

o edifício em questão tem um projecto que foi respeitado e aprovado, senão não estava habitado e com energia.

Desde quando é que um "técnico" qualificado está habilitado a alterar a instalação desrespeitando o projecto aprovado?

A ser possível o que propõe deveria ser antecedido de um pedido de alteração ao projecto.

Não deixa de ser engraçado que ,havendo por aqui tantos projectista preocupados com a importância do seu trabalho, sempre a reclamar com os preços, não intervenham numa situação destas.

Esta é mais uma das "consultas" a que há sempre quem dê "solução" sem sequer conhecer todas as envolventes, o que é apanágio de quem é rápido demais a raciocinar.

Seria bom ter em conta que "as cadelas apressadas parem os filhos cegos".

ohmico
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, gostava de saber em Portugal quantas instalações eléctricas ainda estão de acordo com o projecto, e que foram alteradas após o contador da EDP ser colocado (sem alterarem o projecto)!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rosinsky
Curioso
Curioso

Mensagem por rosinsky »

Boa tarde a todos:

O projecto é certificado pela CERTIEL e o prédio é de 2006 e não foram feitas alterações desde então; e pretendo que a alterar seja o que for seja de forma a que fique tudo legalizado, para resguardar a minha posição como administrador. A minha questão prende-se exactamente com isto: o que foi certificado pela certiel na forma como está é uma aberração em termos de consumo (mais propriamente no que respeita à potência contratada necessária para funcionar em pleno com o elevador), e o que quero fazer é optimizar o sistema de forma a reduzir os custos mensais do condominio, mesmo que para isso tenha que fazer obras (redução de custos a prazo). Como tudo o que está feito é certificado pela certiel, em que medida é que posso mandar fazer alterações, e quais, por forma a voltar a conseguir activar o(s) quadro(s) (de certeza que a edp terá que desligar o fornecimento para podermos proceder às alterações necessárias, e portanto voltar a exigir a certificação das alterações para voltar a activar o(s) quadro(s)).
Achei a primeira ideia também bastante interessante, e admito que ainda não tinha pensado nela (eliminar o contador da garagem), mas ainda tenho que ir fazer contas à potências da garagem, para perceber se é executável, apesar de me parecer que a poupança anual com esta abordagem possa ser um pouco mais baixa que o que imaginei. E será que isto pode ser feito sem impedimentos e custos legais de maior(certificações e etc?...).

Obrigado a todos.

Luis
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Segundo parece e pelos argumentos que alguns apresentam devem ter interesses nesta situação ! ora vejamos desde quando os serviços comuns de um prèdio tem dois contadores? um para elevadores e outro restante dos serviços comuns para luz e tomadas? nas arrecadações ou garagem? faz-me lembrar antigamente que era um para aquecimento outro para luz e outro para força motriz ! que eu veja na pergunta ninguem disse que havia projecto! se existe dois contadores é porque a situação da parte eléctrica é antiga pois as normas (Dect Lei 740 de 26/12/1974) dizem que apenas deve existir um contador!e as normas já são bastante antigas se não estou em erro penso que por serviços comuns ou habitação ou comercial! (ou estou errado) Já agora mesmo que tenha projecto qual o problema sem mexer no projecto mandar retirar o contador e ficar só um?
rosinsky
Curioso
Curioso

Mensagem por rosinsky »

Obrigado pela resposta.

Pois, exactamente por não saber é que venho aqui perguntar!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "rosinsky"

No predio quantas habitações?
Todos os donos das habitações têm lugar na garagem?
Há arrecadações?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rosinsky
Curioso
Curioso

Mensagem por rosinsky »

Olá Mário

É um prédio de 10 apartamentos, 2 por andar. A garagem é comum, com 10 lugares de estacionamento (não há boxes separadas, 1 lugar por apartamento). Não existem arrecadações nem arrumos, e aos quadros estão unica e exclusivamente ligados a equipamentos do condominio.

Não existem quaisquer interesses aqui. Apenas má concepção por parte do construtor, ao colocar 2 quadros eléctricos separados, ou pelo menos na forma como estão. Isto é uma construção de 2006, como já disse, e com acabamentos de qualidade para a época e local (Algarve). Tem lâmpadas de emergência com bateria, sensores de movimento em todos os patamares e no hall de entrada, extintores, portas cota-fogo, campainhas com video-porteiro etc etc. O que me parece é que o construtor aproveitou o projecto de um prédio ao lado, que esse sim tem algumas boxes individuais dentro da garagem comum, e "ajeitou" esse projecto para este prédio, deixando ficar os 2 contadores.

Luis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

A pergunta foi, porque se não houvesse garagens para todos, não podias tirar o contador da garagem.

Legalmente, no caso de haver projecto tem direitos de autor, por isso tens que contactar o projectista, ou quem assinou o termo de responsabilidade da instalação eléctrica.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

o que é estranho, é que haja quem admita alterar uma instalação, que teve forçosamente projecto aprovado, sem o fazer como deve ser feito.

ohmico
rosinsky
Curioso
Curioso

Mensagem por rosinsky »

A questão acabou de dar uma volta, que vos ponho:

O quadro trifásico está com o disjuntor da edp para 30A, e portanto está contratada uma potência de 20.7kVA (a máxima possivel para a instalação). Estive a ver no armário do elevador, e a etiqueta da motorização indica uma potência de 9.5 kW. Como é que isto é possivel? Em arranque, um compressor (é um elevador hidraulico) faz um pico para o dobro da sua potência?
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Mensagem por g20 »

CAOR Escreveu:Não percebi essa do projecto aprovado? ás urtigas? deve ser chinês para mim e para si! ninguêm disse que havia projecto? para existir dois contadores o sistema ê antigo! segundo, qual o problema mandar retirar um contador no prêdio? é perciso projecto para 20,7KVA? se bem vejo nunca lhe tocou nada assim! informe-se e diga se é ou não possivél.
Caro colega não é chinês! è uma vacina que o pessoal toma das 400 poste e ficam com o sindroma de encarregado de armazem de arrumação de sapatops de uma sapataria de esquina - é normal habitue-se e só lhe peço que quando chegar aos 400 se recuse a tomar avacina como pretendo tamebm recusar

Olhe: na minha terra chama.-se falta de ética
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”