diferencial 30ma a disparar

pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Re: diferencial 30ma a disparar

Mensagem por pedro_mendes »

stormdust Escreveu:Neste momento tenho apenas duas terras desligadas e não disparou mais.

Os disparos são ocasionais e sem ligar nada.

Sr Mario, sim irei por essa abordagem se não conseguir detectar a secção que está a causar o disparo.

Um facto curioso ontem foi que a medir a voltagem entre a terra e o neutro, dando-me 110v em 4 terras.

Bem se este problema acontece, é porque á alguma passagem ou numa tomada, ou caixa, derivado á humidade ou algo do genero.
Verifique as tomadas junto das paredes do exteiror ou até mesmo tomadas do exterior, é que só pode ser isso mesmo.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
stormdust
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mar 2011, 08:52

Mensagem por stormdust »

Imagem

Tinha trifásico e não acontecia disparo algum.
Os diferenciais continuam a ser trifásico.
Tudo acontece agora porque mudei de trifásico 15x3 para monofásico 30A.

Vou ver novamente as tomadas hoje.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

pode continuar a entreter-se.

Não conseguiu ainda entender que a soma de todas as fugas passou a circular só numa das fases, pois é a mesma fase a alimentar os três polos dos diferenciais e portanto ultrapassam os 30mA, e que não tem que ter nada avariado para isto ocorrer?

ohmico
zegogas
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2009, 20:27

Mensagem por zegogas »

stormdust Escreveu:Neste momento tenho apenas duas terras desligadas e não disparou mais.

Os disparos são ocasionais e sem ligar nada.

Sr Mario, sim irei por essa abordagem se não conseguir detectar a secção que está a causar o disparo.

Um facto curioso ontem foi que a medir a voltagem entre a terra e o neutro, dando-me 110v em 4 terras.
Isso é porque estavam desligados.

Mas afinal qual é o valor da terra?
Já tive o mesmo problema e foi só mudar os diferenciais para 300 ma , só que o valor da terra não pode ultrapassar 80 ohms.
E pelas normas teria que ter um diferencial de 30mA para os quartos de banho.
A palavra Aumentar os diferenciais não existe.
Aumenta-se sim a sensabilidade do diferencial.
Tente 1 diferencial para a iluminação e outro para as tomadas.
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Registado: 20 out 2009, 21:48

Mensagem por Nuno Gonçalves »

boas,

se a sua instalação se encontra ligada desta forma é normal que não funcione...

o diferencial faz o somatório de todas as correntes que passa no toro, soma vectorial.

A ligação do ID, tem que ser feita ao polo que esta associado o botão de teste. e apenas liga a esse polo.
Nuno Gonçalves
stormdust
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mar 2011, 08:52

Mensagem por stormdust »

Boas a todos.

Já tinha entendido que a soma do diferencial trifasico faz 30ma por cada fase. Dai estar a ter este problema.

Refiz o quadro todo no domingo, tirei a fiação de 6 pontos que estavam a fazer passagem entre a fase e a terra(via a terra a 110v). Até agora ficou tudo sem disparar.

Mas já entendi que se quiser ter um diferencial para uma casa tão grande, tenho de segmentar o quadro ou tenho de colocar um diferencial com menos sensibilidade.

O meu receio é que quando chegar a outubro/novembro volte a ter problemas, que é quando a humidade vai voltar em força.
Nimar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 mar 2011, 19:07

Mensagem por Nimar »

Olá.

Bem aqui já se falou quase tudo do que havia para falar, mas acho que é importante deixar mais esta dica:

1º - Ver se a alimentação para o quadro secundário ou mais se existirem parte antes da entrada do diferencial que tens no quadro principal logo a seguir ao diferencial da EDP e ver tambem todas as derivações de uns quadros para outros como estão.

2º - Se a alimentação passa pelo 1º diferencial a terra tambem tem de vir a esse quadro quer dizer que tens de ligar as duas terras dos dois quadros ou os que existirem, digo isto porque por vezes á mais do que uma terra e pode ser esse o problema.

3º - Deves alimentar os quadros secundários antes do diferencial do quadro principal, e colocares nos quadros secundários cortes diferenciais, se mesmo assim o problema não se resolver, tens de desligar terra por terra e um só fio de cada véz, quando encontrares o circuito com defeito é só identificares esse mesmo circuito e reparar.

Espero que tenha ajudado, mas as causas podem ser muitas e isso é um serviço para fazeres com o tempo desligando cabo terra por cabo e esperares um ou dois dias ou até que ele torne a disparar.

Tchau.
( A união faz a força e trás a sabedoria )
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”