Ajudem-me se não fico pobre...

Nuno Sampaio
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2010, 02:31
Has thanked: 1 time

Ajudem-me se não fico pobre...

Mensagem por Nuno Sampaio »

Boa tarde,

É o seguinte, em minha casa tenho recebido valores brutais de facturação eléctrica, no final de 2010 recebi um acerto de 800€, mas com aquecimento e outros gastos adicionais, achei estranho mas possivel e paguei. Agora na facturação do mês de janeiro recebo uma factura de 200€ e é impossivel, uma vez que nao ligo o aquecimento, passei a ter muito cuidado com luzes, televisoes, tudo. Para além disto tenho um contador bi-horario e tento sempre realizar os maiores consumos nas horas de vazio.

Será possivel que contador tenha algum problema e esteja a efectuar mal a contagem?

E já agora, se quiser mudar de fornecedeor de electricidade, onde me dirigo para saber preços e procedimentos?

Cumprimentos.
António Mesquita
Curioso
Curioso
Registado: 07 jul 2010, 22:58

Re: Ajudem-me se não fico pobre...

Mensagem por António Mesquita »

Nuno Sampaio Escreveu:Boa tarde,

É o seguinte, em minha casa tenho recebido valores brutais de facturação eléctrica, no final de 2010 recebi um acerto de 800€, mas com aquecimento e outros gastos adicionais, achei estranho mas possivel e paguei. Agora na facturação do mês de janeiro recebo uma factura de 200€ e é impossivel, uma vez que nao ligo o aquecimento, passei a ter muito cuidado com luzes, televisoes, tudo. Para além disto tenho um contador bi-horario e tento sempre realizar os maiores consumos nas horas de vazio.

Será possivel que contador tenha algum problema e esteja a efectuar mal a contagem?

E já agora, se quiser mudar de fornecedeor de electricidade, onde me dirigo para saber preços e procedimentos?

Cumprimentos.
Boas.
já conferiste os valores da factura e do contador? É que a leitura pode não estar actualizada !
cumps
Nuno Sampaio
Curioso
Curioso

Sim, liguei com a EDP hoje e eles sobreestimaram o meu consumo, mesmo assim tenho que pagar cerca de 150€, o que me continua a parecer excessivo para os meus consumos...
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2008, 19:56
Been thanked: 1 time

Mensagem por trivial »

desliga o geral do quadro e ve se o contador conta, não era o 1.º caso que via
Nuno Sampaio
Curioso
Curioso

ja fiz isso!! não ha fugas...:D

Vou colocar um contador em paralelo, para ver se o problema é do contador...
Carlos Barreiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mar 2009, 18:34

Mensagem por Carlos Barreiro »

Caro colega, existem equipamentos no mercado para analisar a rede segundo a EN50160, eu tenho um que mede anomalias de tensão analisa harmonicos, flicker, dissimetria e detecção de de spikes de tensão, potencias energias correntes, etc...
Devendo estes testes ser feitos durante o minimo 7 dias .
julgo que, com o relatório imitido destes equipamentos e comprovativo do estado de calibração poderá reclamar perante a EDP... não tenho a certeza como se faz, porque só uso para analisar os problemas na industria.

Cump
slayra
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 abr 2011, 11:45

Mensagem por slayra »

Olá

Eu estou com o mesmo problema, parece-me que os consumos na minha factura são um exagero, recebi agora os acertos no valor de 400 euros, tenho bi-horária e já confirmei os valores do contador, que estão correctos com os da factura e apesar dos aquecedores acho um consumo exagerado.
Falaram-me que se houver fugas de gas no frigorifico podem aparecer contas grandes de electricidade, alguém sabe como detecta-las?

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

slayra Escreveu:Olá

Eu estou com o mesmo problema, parece-me que os consumos na minha factura são um exagero, recebi agora os acertos no valor de 400 euros, tenho bi-horária e já confirmei os valores do contador, que estão correctos com os da factura e apesar dos aquecedores acho um consumo exagerado.
Falaram-me que se houver fugas de gas no frigorifico podem aparecer contas grandes de electricidade, alguém sabe como detecta-las?

Obrigado
quando há fugas de gás no frigorífico, ele deixa de funcionar (deixa de fazer frio), logo é fácil de perceber se e pelo frigorífico, mas não deve ser o caso...
O problema é outro, ainda mais grave. A energia está cara e o nível de vida das pessoas alterou-se.
Precisa de alterar hábitos. Agora a energia nas tarifas bi-horárias são mais caras, do que a tarifa normal, em regime ponta. Cuidado com os consumos nestas zonas do dia. Na tarifa bi-horária, é preciso ter um controlo mais apertado dos consumos, para obter lucro (ou gastar menos, como preferir).
carlaneves07
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 mai 2011, 13:05

Mensagem por carlaneves07 »

Passa-se algo muito estranho com a minha conta de electricidade. Desde o verão passado que a minha conta ronda +- 200,00€ mensais, o que nunca tinha acontecido até agora. Então, desde o dia 1 deste mês tenho estado a tirar a contagem diária do contador. No fim de semana passado fiz 2 máquinas de roupa, cozinhei 1 refeição de 45 m (no horário fora do vazio) e uma máquina de loiça (no horário de vazio) e o meu contador contou 20Kw (no horário fora do vazio) e 5Kw (no horário de vazio), o que faz um total de 25 Kw. Esta semana fiz 2 máquinas de roupa, 1 de loiça , e cozinhei as duas refeições principais num total de 2h no fogão de vitrocerâmica (tudo isto no horário fora de vazio), e o meu consumo foi: 11 Kw (fora vazio) e 5 Kw (dentro vazio) o que faz um total de 16 Kw. Será que o contador está avariado? Já contactei a EDP e eles não se mostraram muito interessados em pesquisar o que se passa, de modo que tenho que ser eu a descobrir o que se está a passar. Se alguém me puder ajudar, eu agradeço.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

De modo a que possa ser ajudada, pedia que fizesse uma descrição, o mais detalhada possivel, da sua instalação.
Pelo que escreveu, já se pode perceber que tem uma tarifa bi-horária. Mas serão necessários mais promenores.
Potência contratada à EDP, equipamentos eléctricos da sua instalação, consumos habituais, tipo de habitação, quadro eléctrico, etc.
carlaneves07
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boa tarde,

Obrigada pela tentativa de ajuda. Eu não percebo muito de electricidade, de qualquer modo vou dizer o que sei :
Potência contratada à EDP: 6,9 kVA
Aparelhos eléctricos: fogão vitrocerâmico, (funciona 1h/dia, 2h fim de semana)
Forno eléctrico (2h por semana)
Termoacumulador Vulcano PrimeAqua 100L (1h/dia em banhos e cozinha)
Frigorífico, Arca congeladora vertical,
2 Televisões 4h/dia
Aparelho de som 6 a 7h/semana
Máquina de Loiça (lava 3 a 4 vezes por semana, dessas 4, lava 1 vez fora do horário de vazio que é ao fim de semana)
Máquina de roupa (lava 4 a 5 vezes por semana, dessas 5, lava 2 vezes fora do horário de vazio que é ao fim de semana)
2 Computadores ligados 3 a 4h/dia
A habitação é um 2º andar de uma vivenda
Ferro de engomar 3h por semana (este mês ainda não foi ligado, para eu tentar descobrir o que se passa)
Estes são todos os aparelhos eléctricos que possuo

Muito obrigada pela ajuda que me possam dar,
Carla Neves
carlaneves07
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Já agora, dou mais uma referência. No site da EDP tem um simulador de potência e consumo, o qual também já consultei várias vezes, e depois de preencher toda a habitação com todos os aparelhos eléctricos que tenho e com consumos superiores aos que normalmente consumo, a diferença é mesmo muito grande, ou seja, cerca de 75 € mensais, contra os 180€ a 200€, que pago actualmente por mês à EDP.

Obrigada,
Carla Neves
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Diz que mora numa vivenda com 2 andares, mas que habita apenas o 2º.
Sem querer ferir susceptibilidades, deixe-me perguntar o seguinte: quem habita o andar de baixo é de confiança?
Presumo que exista um contador por cada andar.
carlaneves07
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boa noite,
Eu não queria chegar a tanto, mas já me passou pela cabeça isso mesmo. No entanto, não sei como obter provas nem sei como poderiam fazer isso, uma vez, que o meu contador é digital. Sei que fizeram obras, e instalaram aparelhos de ar condicionado, e portanto de há uma ano para cá a minha conta aumentou para o triplo.
Será que podem ter feito alguma puxada só para determinados aparelhos?
Agradeço todas as dicas possíveis, uma vez que vou ter que dar provas concretas à EDP, caso contrário, o valor da minha factura têm eles garantido.

Obrigada por tudo,
Carla Neves
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Acho que não devia assumir que foi algo propositado, mas que poderá ter acontecido por causa das obras.
E também não estou a afirmar com isto, que de facto, lhe estão a consumir energia.
No entanto, é uma situação possível. E a mais provável justificação para o aumento "injustificado" do valor dos consumos.
A maneira mais simples de confirmar este tipo de situação é desligar todas as cargas da sua instalação e verificar se o contador continua a consumir. Isto implica desligar toda a iluminação (nos interruptores de cada divisão) e todos os aparelhos das tomadas (isto obviamente, significa desligar frigorificos, máquinas, etc.). Também se devem desligar outros aparelhos que possam consumir energia (por exemplo, termoacumuladores). Atenção que não se deve desligar o quadro eléctrico (disjuntores).
Este teste deve ser realizado durante um intervalo de tempo suficiente para detectar se de facto existem consumos indevidos (eu diria no minimo, 24 horas), e serve apenas para isso mesmo.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”