diferencial 30ma a disparar
diferencial 30ma a disparar
Bons dias a todos, já vi que que este é um dos problemas mais difíceis de apanhar.
Construímos agora uma moradia com 300m2 de área e na altura colocamos trifásico a 15A em cada fase.
Tb tenho uma garagem com 300m2. Nunca tivemos problemas.
Agora à duas semanas passei de trifásico 3x15A para monofásico a 30A e o quadro ocasionalmente está a disparar (3-4 vezes por dia).
Experimentamos colocar cada uma nas 3 fases normalmente e ficou bom.
Já experimentamos monofasico a rodar entre cada uma das 3 fases e não resultou, as outras fases ainda disparava mais.
Este fds desligamos todos os electrodomésticos e vimos as suas resistências e estava tudo bem(5Mohm+). A resistência global do quadro inteiro é de 1Mohm entre o neutro e a terra e 5Mohm+ entre a fase e a terra.
Já andei a desligar disjuntores em separado e o diferencial aguenta-se mais tempo, mas na volta dispara sempre independentemente de qual desligue.
Outro pormenor é que quando ele dispara não arma sem eu desligar 1-2 disjuntores ao calhas e arma-lo. Logo de seguida posso armar os disjuntores que já fica tudo em.
Estou a apontar que seja uma passagem entre o neutro e uma parede, mas ainda por cima os disparos são durante o dia e não durante a noite, com toda a fiação passada revela-se uma tarefa muito difícil de descobrir o problema, especialmente quando os disparos são ocasionais. Existe alguma forma de apanhar estas situações?
Obrigado desde já,
Hugo Ribeiro
Construímos agora uma moradia com 300m2 de área e na altura colocamos trifásico a 15A em cada fase.
Tb tenho uma garagem com 300m2. Nunca tivemos problemas.
Agora à duas semanas passei de trifásico 3x15A para monofásico a 30A e o quadro ocasionalmente está a disparar (3-4 vezes por dia).
Experimentamos colocar cada uma nas 3 fases normalmente e ficou bom.
Já experimentamos monofasico a rodar entre cada uma das 3 fases e não resultou, as outras fases ainda disparava mais.
Este fds desligamos todos os electrodomésticos e vimos as suas resistências e estava tudo bem(5Mohm+). A resistência global do quadro inteiro é de 1Mohm entre o neutro e a terra e 5Mohm+ entre a fase e a terra.
Já andei a desligar disjuntores em separado e o diferencial aguenta-se mais tempo, mas na volta dispara sempre independentemente de qual desligue.
Outro pormenor é que quando ele dispara não arma sem eu desligar 1-2 disjuntores ao calhas e arma-lo. Logo de seguida posso armar os disjuntores que já fica tudo em.
Estou a apontar que seja uma passagem entre o neutro e uma parede, mas ainda por cima os disparos são durante o dia e não durante a noite, com toda a fiação passada revela-se uma tarefa muito difícil de descobrir o problema, especialmente quando os disparos são ocasionais. Existe alguma forma de apanhar estas situações?
Obrigado desde já,
Hugo Ribeiro
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Re: diferencial 30ma a disparar
Bom dia,
O diferencial de 30 mA faz o que?. Pode dar-se o caso de ter que passar para 300 mA se por ventura os equipamentos que tenham ligado as suas correntes de fuga estejam no limite dos 30 mA o que pode acontecer quando ligam determinadas cargas em simultâneo provoque o disparo do diferencial. Aconselho a ter diferenciais de alta sensibilidade (10mA/30mA), apenas em locais de risco (Piscinas Duches etc.) Experimente desligar um dos disjuntores do respectivo diferencial para ver o problema, se o mesmo persistir volte a liga-lo e desligue o próximo, proceda assim atem encontrar o circuito que faz arrear o ID.
Abraço
Mário Lopes
O diferencial de 30 mA faz o que?. Pode dar-se o caso de ter que passar para 300 mA se por ventura os equipamentos que tenham ligado as suas correntes de fuga estejam no limite dos 30 mA o que pode acontecer quando ligam determinadas cargas em simultâneo provoque o disparo do diferencial. Aconselho a ter diferenciais de alta sensibilidade (10mA/30mA), apenas em locais de risco (Piscinas Duches etc.) Experimente desligar um dos disjuntores do respectivo diferencial para ver o problema, se o mesmo persistir volte a liga-lo e desligue o próximo, proceda assim atem encontrar o circuito que faz arrear o ID.
Abraço
Mário Lopes
O esquisito era que com o trifásico não disparava nada. Já questionei dois electricistas e todos torcem o nariz sobre a situação.
já testei os electrodomésticos todos e em todos deram mais de 5Mohm de resistência. Podem ter fugas a trabalhar, não digo que não, mas isto dispara quando não tenho nada ligado ou a puxar electricidade. Só se apenas ligado à tomada isso pode ocorrer.
Dispara apenas com alguns standbys e relogios do forno...
Neste momento coloquei dois diferenciais de 30ma, um para o piso da casa, outro para a garagem. O que está sempre a disparar é o do piso da casa.
já testei os electrodomésticos todos e em todos deram mais de 5Mohm de resistência. Podem ter fugas a trabalhar, não digo que não, mas isto dispara quando não tenho nada ligado ou a puxar electricidade. Só se apenas ligado à tomada isso pode ocorrer.
Neste momento coloquei dois diferenciais de 30ma, um para o piso da casa, outro para a garagem. O que está sempre a disparar é o do piso da casa.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Troca o de cima com o de baixo.
Cump.
Mário
Troca o de cima com o de baixo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tive um caso parecido com esse: Faça uma revisão dos apertos dos neutros e do condutor de protecção. Ao passar de tri para mono algum podera ter ficado mal apertado. e.... que tambem poderá acontecer, sãos os neutros dos circuitos do 2º diferencial estarem misturados com o 1º.stormdust Escreveu:O esquisito era que com o trifásico não disparava nada. Já questionei dois electricistas e todos torcem o nariz sobre a situação.
depois com muita calma lampadas apagadas e dispositovos com electronica desligados da ficha (mantendo maquinas de lavar e afins) volte a realizar o teste de Riso no QE entre condutor de proteção e fases/neutro......
Cordialmente
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
porque tem um diferencial de 30mA como geral?
Ao passar de trifásico para monofásico deixou de ser considerada a soma vectorial das fugas e passou a ser considerada a soma aritmética, portanto há que trocar o diferencial de 30mA por outro com menor sensibilidade.
ohmico
porque tem um diferencial de 30mA como geral?
Ao passar de trifásico para monofásico deixou de ser considerada a soma vectorial das fugas e passou a ser considerada a soma aritmética, portanto há que trocar o diferencial de 30mA por outro com menor sensibilidade.
ohmico
Já revalidei e os neutros estão todos bem apertados. O neutro da instalacao do r/c está isolado da instalacao da garagem.
O teste que fiz desde ontem foi desligar os fios terra da iluminação, disparou hoje de manhã. Devo agora ir desligar os outros todos terra só para testar.
Que limites de diferencial existem para substituir? O electricista esteve ontem por aqui com um de 300ma para substituir, fiquei de primeiro ver se descubro o segmento que causa o disparar por desligar as terras. Depois vou começar a desligar os neutros por secção e esperar.
Se nada disto resultar vamos para a solução de aumentar o diferencial.
O teste que fiz desde ontem foi desligar os fios terra da iluminação, disparou hoje de manhã. Devo agora ir desligar os outros todos terra só para testar.
Que limites de diferencial existem para substituir? O electricista esteve ontem por aqui com um de 300ma para substituir, fiquei de primeiro ver se descubro o segmento que causa o disparar por desligar as terras. Depois vou começar a desligar os neutros por secção e esperar.
Faça esse teste a desligar um de cada vez mas nos neutros é mais eficaz!stormdust Escreveu:Já revalidei e os neutros estão todos bem apertados. O neutro da instalacao do r/c está isolado da instalacao da garagem.
Cordialmente
g20
g20
O trifásico antigo também tinha diferencial de 30mA?
O diferencial está a disparar do nada, ou quando se liga/desliga algum equipamento?
O diferencial está a disparar do nada, ou quando se liga/desliga algum equipamento?
A ausência de assinatura implica infração muito grave do codigo penal
Boas, até agora não tive mais disparos, tenho metade dos fios terra desligados.
Desliguei primeiro os de 1,5 de espessura(devem ser iluminação 8 ) e tive o disparo de hoje de manha e de manha desliguei 6 de 2,5 de espessura e não tive disparos até agora. Tenho um total de 29 terras.
Sim, o diferencial antigo era trifásico a 30ma também.
Essencialmente antigamente estava:
quadro edp (diferencial 500ma trifasico) -> diferencial trifasico 30ma -> rede casa
agora
quadro edp (mesmo diferencial, ligaram as 3 fases em uma)
-> diferencial trifasico 30ma -> garagem
-> diferencial novo trifasico 30ma -> r/c (tinha estado a ver se metia o monofasico, mas na altura não tinham) (aqui é que dispara ocasionalmente)
->neutros devidamente segmentados entre os dois.
Desliguei primeiro os de 1,5 de espessura(devem ser iluminação 8 ) e tive o disparo de hoje de manha e de manha desliguei 6 de 2,5 de espessura e não tive disparos até agora. Tenho um total de 29 terras.
quadro edp (diferencial 500ma trifasico) -> diferencial trifasico 30ma -> rede casa
agora
-> diferencial novo trifasico 30ma -> r/c (tinha estado a ver se metia o monofasico, mas na altura não tinham) (aqui é que dispara ocasionalmente)
Última edição por stormdust em 08 abr 2011, 08:53, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Viva,
Amigo um conselho, não testes equipamentos com o mega como referiu acima, se os mesmos tiverem pontes rectificadoras ou fontes comutadas, vão á vida. Desligar esse número de terras também não ajuda, nunca mais dá com o problema. Aconselho a substituir o corte geral por 300 mA, e instalar o de 30 mA nos circuitos do WC´s, deixará de ter problemas na certa.
Abraço
Mário Lopes
Amigo um conselho, não testes equipamentos com o mega como referiu acima, se os mesmos tiverem pontes rectificadoras ou fontes comutadas, vão á vida. Desligar esse número de terras também não ajuda, nunca mais dá com o problema. Aconselho a substituir o corte geral por 300 mA, e instalar o de 30 mA nos circuitos do WC´s, deixará de ter problemas na certa.
Abraço
Mário Lopes
Bom dia!Mario Lopes Escreveu:Viva,
Abraço
Mário Lopes
Caro colega, cordialmente falando, não concordo com a sua politica de "tapar o sol com a peneira". O teste de Riso é eficaz e faz-se à instalação e não aos aparelhos e o teste de separação de circuitos pelo neutro ou pelo condutor de prtecção e a melhor ( e se acalhar a única) de detectar um, problema precocemente que pode tronar-se grave....
Cordialmente
g20
g20
stormdust Escreveu:Boas, até agora não tive mais disparos, tenho metade dos fios terra desligados.
Desliguei primeiro os de 1,5 de espessura(devem ser iluminação,e tive o disparo de hoje de manha e de manha desliguei 6 de 2,5 de espessura e não tive disparos até agora. Tenho um total de 29 terras.
agora
A ver se percebo.
Há um geral por piso, e desse geral repica para outros disjuntores secundários desse piso.
Esse geral já disparou N vezes, e em algumas dessas vezes só se conseguiu rearmar quando se desligou quaisquer disjuntores secundários desse piso, ou foram 2 especificos?
Volto a perguntar se o geral do piso dispara quando se liga algo, uma tv, uma máquina, uma luz, algo....é que do que li, da-me a sensação que é sempre de manha que acontece isso
A ausência de assinatura implica infração muito grave do codigo penal
Neste momento tenho apenas duas terras desligadas e não disparou mais.
Os disparos são ocasionais e sem ligar nada.
Sr Mario, sim irei por essa abordagem se não conseguir detectar a secção que está a causar o disparo.
Um facto curioso ontem foi que a medir a voltagem entre a terra e o neutro, dando-me 110v em 4 terras.
Os disparos são ocasionais e sem ligar nada.
Sr Mario, sim irei por essa abordagem se não conseguir detectar a secção que está a causar o disparo.
Um facto curioso ontem foi que a medir a voltagem entre a terra e o neutro, dando-me 110v em 4 terras.
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2009, 21:48
boas,
podiam fazer um pequeno esquema para puder ser mais intuitivo o que estamos a falar?
ainda não consegui perceber bem qual o seu problema!
Tinha a instalação trifásico, agora tem mono?
com o sistema trifásico a instalação nao tinha qualquer problema?
Os diferenciais que fala sao trifasicos ou monofasicos?
podiam fazer um pequeno esquema para puder ser mais intuitivo o que estamos a falar?
ainda não consegui perceber bem qual o seu problema!
Tinha a instalação trifásico, agora tem mono?
com o sistema trifásico a instalação nao tinha qualquer problema?
Os diferenciais que fala sao trifasicos ou monofasicos?
Nuno Gonçalves