Esquema de comutador

cmng
Curioso
Curioso
Registado: 09 nov 2009, 15:20

Re: Esquema de comutador

Mensagem por cmng »

Mário Escreveu:Boas

Eu já estava a pensar, que tinhas uma válvula proporcional, mas não é, tens é uma simples valvula motorizada (de 3 vias).

Conforme o esquema da válvula ela funciona com tensão para abrir e tensão para fechar. (atenção aos 80%)
Se no teu sistema querem fazer que ela seja proporcional, aí sim, estão a utilizar 2 ou 3 seg. de tensão para fechar ou abri a valvula, sinal que será dado por temperatura ou pressão do controlador que tenhas.

Tenho de (2 vias) em 3" com comando directo, e com comando proporcional à temperatura.
Conforme a temperatura sobe, vão sendo dados "impulsos" ao motor para abrir mais ou para fechar.

Cump.
Mário

olá mário.
eu nem tenho uma válvula proporcional nem isso me interessa.. tenho uma simples de 3 vias e é isso que preciso de usar..
mas o controlador envia esses sinais, intermitentes, ou para abrir proporcionalmente, e isso troca as voltas, literalmente :) à valvula. o que eu preciso é de eliminar de alguma forma, esse sinal, e fazer um simples on-off...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Podes ter a abertura com impulsos de 2 a 3 seg, por causa do golpe de ariete.

Mas se queres tudo ou nada, podes usar um temporizador, (tens que verificar o tempo de abertura e do fecho (pode ser 30 seg, não sei)).
O impulso activa o temporizador que passa a dar em continuo. Os impulsos seguintes já não fazem nada dado que já está activado o temporizador.
Para mudar de estado a válvula fazes o mesmo.

Cump.
Mario
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

Existe algum tipo de rele temporizado que controle a duracao de um impulso? tipo recebe sinal, envia sinal durante x seg e desliga?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

cmng Escreveu:Existe algum tipo de rele temporizado que controle a duracao de um impulso? tipo recebe sinal, envia sinal durante x seg e desliga?

Boas,

a solução com temporizador não me parece que resolva uma vez que, decorrido o tempo, nada impede que o seu controlador continue a enviar mais impulsos e lá surge o problema da inversão da função da válvula.

Veja se isto resulta para o que pretende:
válvula.jpg
válvula.jpg (14.49 KiB) Visto 1452 vezes

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"a solução com temporizador não me parece que resolva uma vez que, decorrido o tempo, nada impede que o seu controlador continue a enviar mais impulsos e lá surge o problema da inversão da função da válvula."

Creio que ele tem uma saida para fechar e outra para abrir (creio que não é a mesma saida)
Onde tens o "T" a receber da linha, não deve de ser a mesma por causa dos impulsos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

Se existir resolve, ao fim do dia explico porque, agora estov com o telemovel e nao da jeito pra escrever muito... Mas preciso saber se existe, e s possivel o modelo.. Entretanto, nao tenho autorizacao pra ver ficheiros
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
cmng Escreveu:Se existir resolve, ao fim do dia explico porque, agora estov com o telemovel e nao da jeito pra escrever muito... Mas preciso saber se existe, e s possivel o modelo.. Entretanto, nao tenho autorizacao pra ver ficheiros
Pensa num contactor com comando por betoneira.
Carregas (fechas o contacto) e ligas o contactor que fica auto alimentado.
Para parar, abres o contacto que alimenta a bobine e desarma.

Se puseres um temporizador que é alimentado quando o contactor está ligado, começa a contar tempo para desligar. Independente se tens mais impulsos ou não durante a temporização. Passada a temporização, volta tudo ao estado inicial.(isto para abrir)

Para fechar repetes a operação.

Cump.
Mário
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

Mário Escreveu:Boas

Podes ter a abertura com impulsos de 2 a 3 seg, por causa do golpe de ariete.

Mas se queres tudo ou nada, podes usar um temporizador, (tens que verificar o tempo de abertura e do fecho (pode ser 30 seg, não sei)).
O impulso activa o temporizador que passa a dar em continuo. Os impulsos seguintes já não fazem nada dado que já está activado o temporizador.
Para mudar de estado a válvula fazes o mesmo.

Cump.
Mario
Que tipo de temporizador seria? Conheces algum modelo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Que tipo de temporizador seria? Conheces algum modelo?"
São temporizadores "ao trabalho" da marca Bradley e a quase todos os outros têm.

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
cmng Escreveu:Entretanto, nao tenho autorizacao pra ver ficheiros
Tens que fazer a apresentação, preencher perfil e mandar "MP" ao admin a solicitar a passagem a membro activo.

Cump.
Mário
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

conforme a correcção indicada pelo Mário aqui vai o esquema corrigido:
válvula.jpg
válvula.jpg (14.75 KiB) Visto 1440 vezes
ohmico
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02

Mensagem por asalopes »

Olá,

Acho sempre curioso este jogo do "adivinhem lá o que é que eu pretendo e qual será o material que empreguei?".

1) Os sistemas modulantes utilizam-se onde necessito um controlo preciso e rigoroso da ordem dos décimos de grau (daí também o seu elevado preço).

2) Os sistemas tudo ou nada (on/off) mais simples e mais económicos permitem um controlo (de temperatura, neste caso, penso) grosseiro embora aceitável para muitas aplicações.

Resta então saber (sem adivinhar) qual é o fim e os parâmetros que o sistema aceita e necessita.
Também era importante saber (mais uma vez) qual o controlador e o actuador em causa.

Parece-me, contudo (agora estou eu a adivinhar) que o primeiro esquema do colega "ohmico" resolve perfeitamente a necessidade que foi apresentada, resultando no entanto um controlo pouco rigoroso da temperatura (?).

Cumprimentos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

asalopes Escreveu:Olá,

Acho sempre curioso este jogo do "adivinhem lá o que é que eu pretendo e qual será o material que empreguei?".
Boas,

completamente de acordo. Mas na verdade tem sido feito muito pouco para obrigar a que quem coloque as questões, seja convidado a colocá-las com clareza, havendo uma sofreguidão tremenda em responder, o que leva muitas vezes a que respondam com "alhos" quando se verifica depois que se tratava de "bogalhos".

ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Ohmico, aquilo no esquema que tu apresentaste são contactores / relés?
Explica lá como é que funciona o teu esquema.
Ao colega que expôs a dúvida inicial, convinha exemplificar como é o tal sinal do controlador, por exemplo, com um diagrama temporal.
Isto porque acho que é fundamental para a resolução do problema que se perceba como efectivamente é o sinal emitido pelo controlador.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

tem bobines e tem contactos referenciados a essas bobines, portanto só podem ser relés ou contactores.

ohmico
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”