Dimensionamentos

Responder
PedroNelson
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2008, 17:05

Dimensionamentos

Mensagem por PedroNelson »

Boas

Gostaria de saber se me poderiam ajudar na seguinte questão, pretendo fazer os cálculos dos kva que preciso num determinado edifício, mas para isso preciso de fazer os calculos de todas as potencias que irei ter desde iluminação tomada maquinas etc.., é assim que devo proceder?
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamentos

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

O edifício é de habitação ou comercio? Se for de habitação, consegues determinar através da topologia das fracções (T0, T1, T2, etc), nas RTIEBT diz que potência utilizares no capítulo dos locais de habitação 801.5, acho eu. Somas tudo, afectas o total do coeficiente de simultaneidade para habitação (tb nas RTIEBT), que depende do nº de fracções e somas-lhe os serviços comuns. Tens assim, a potência total do edifício. Ter em atenção se tens equipamento de AVAC nas fracções, aí terás de ter atenção às potências escolhias. Serviços comuns, tem de ter alimentação trifásica por causa do elevador.
Caso seja edifício de comércio, aí o melhor é mesmo considerares o equipamento que vais ter em cada fracção e tirares daí a potência de cada uma.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
PedroNelson
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2008, 17:05

Mensagem por PedroNelson »

O edificio em questão trata-se de um centro de cuidados intensivos para crianças em risco, dai ser melhor fazer o calculo de todas as potencias?
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por Duarte82 »

Boa noite,

Sem dúvida, é o melhor a fazer... Atenção aos coeficientes de simultaneidade a usar, tratando-se de um centro de cuidados intensivos.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”