carteira profissional de electricista

Responder
rataoratao
Inativo
Inativo
Registado: 23 abr 2007, 11:38

carteira profissional de electricista

Mensagem por rataoratao »

Viva não tenho a certeza se será aqui que devo colocar a minha duvida, mas penso que sim.

Eu acabei o 12º tecnológico electrotecnia/electrónica, a minha duvida é como é que posso adquirir a carteira profissional de electricista, requesitos?.. já tentei procurar no site da DGE e não encontro nada.
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

Boas
Neste momento também estou desactualizado em relação a essa questão mas encontrei isto:
http://www.dre-norte.min-economia.pt/Pr ... x?area=224
Espero que ajude
Cumpz
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Mais completo nao ha .

bom trabalho Blackangel vai ajudar muita gente :wink:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

Nem mais, todo o que é necessário para saber, ter em atenção à alteração ao estatuto do técnico responsável efectuada recentemente. Alguma duvida é só perguntar que a gente está aqui para ajudar.
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por sousa »

rataoratao Escreveu:Viva não tenho a certeza se será aqui que devo colocar a minha duvida, mas penso que sim.

Eu acabei o 12º tecnológico electrotecnia/electrónica, a minha duvida é como é que posso adquirir a carteira profissional de electricista, requesitos?.. já tentei procurar no site da DGE e não encontro nada.
só agora li este post e provavelmente o link abaixo já diz tudo, mas eu não o consigo abrir.
no meu tempo 1974 a carteira oficial de electricista era passada mediante a apresentação de uma declaração da entidade patronal a atestar que o determinado funcionario tinha tantos anos de profissão e reunia as condições para uma determinada categoria profissional ou então com diploma da escola industrial que foi o meu caso. deu direito a oficial electricista com a especialidade XII. depois então com as ditas declarações da empresa averbei a I II III IV VIII IX XI
na direção geral de energia deram-me então o nivel dois em execução e exploração.
acho que hoje é mais dificil pois eu pedi o aumento de nivél na direção geral só que até agora não me responderam.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

rataoratao Escreveu:Viva não tenho a certeza se será aqui que devo colocar a minha duvida, mas penso que sim.

Boas, mas queres ser inscrito como técnico responsável ou mesmo carteira de electricista ??? É que na DGE (actualmente são inscritos na DRE) é para técnico responsável e se o teu curso der equivalência, que acho que dá eles inscrevem como técnico, em relação á carteira profissional é o sindicato que a passa mediante declaração da entidade patronal etc., pelo menos julgo que ainda é assim !!!
Thunder
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2007, 23:45

Mensagem por Thunder »

Olha eu aqui de novo,

e assim, para obter seu registro como tecnico responsavel por execução e ate mesmo exploração vc tem de ir a DGE e obter as informações de exigençias para se inscrever e obter a carta, outra coisa e que e importante se fez alguma instalação na casa de pessoas, comercios ou algo do genero, que volte a estes locais e peça cartas de capacidade tecnica, levando isso a DGE eles colocam as cartas no seu processo de pedido, assim a analise dos responsaveis levam isso tambem em consideração.

No caso de colegas que ja são profissionais amuito tempo e não tem formação tecnica e não tem a carta e muito importante preencher so requisitos para se inscrever para a prova escrita e pratica que a DGE disponibiliza para estes casos, mas e bom lembras, as provas demoram, e normalmente são bem dificies para quem esta fora de algum curso e não ve matematica a algum tempo, mas vale a pena, pois a carta abre muitas portas e em dizer que os clientes dão credibilidade a tecnicos encartados podes crer.

abraço a todos.
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Eu acho que o curso não dá a equivalencia, no entanto há uns exames anuais na DGE-MIN

é uma questão de insvrever e estar atento a quando sai os exames.

Se tens o 12º ano de tecnológio de electrotecnia não vais ter dificuldades no exame.

Um abraço
2cabmatos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 out 2007, 18:28

Mensagem por 2cabmatos »

basta mandar os k eles pedem nesse site que o blackmagic deu e eles dao a carta, dao nao mas é uma forma de dizer e depois é tecnico pela DGE sim ou nao?
matos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 nov 2007, 21:53

Mensagem por matos »

estou inscrito na DGE mas so tenho a categoria de execução II
alguem sabe como posso obter a exploração'
obrigado
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

Boas,
terminei o meu curso 12ºano curso de electrotecnia/electronica em (1999 acho), e só foi preciso ir ao Ministerio da economia (DRE-Centro,em coimbra), levar os certificados de habilitacoes/diploma, fotocopias BI,...,e fazer uma carta (já nao me lembro bem a dizer o Kê...tinha-a no pc mas o disco foi cos cucos :evil: )mas eles lá explicam tudo e acho que no site tb tem lá tudo. Passado pouco tempo recebi uma carta a dizer que tinha sido aceite como Tecnico Responsavel por Instalacoes Electricas a nivel de Execuçao e com possibilidade tb de poder ser inscrito no dominio da Exploraçao (neste caso tinha de apresentar um comprovativo da experiencia profissional com um periodo minimo de 4 anos) tudo isto provisoriamente por dois anos dpois disso podia ser renovado....
Entre tanto era preciso passar uns tantos termos de responsabilidades para a carteira profissional passar a definitivo
Espero ter ajudado
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Para mais duvidas em relação a isso e para ajudar aqui fica mais um tópico já criado :wink:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=1383

Abraço
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
solengel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 fev 2008, 17:22

Mensagem por solengel »

sousa Escreveu:

só agora li este post e provavelmente o link abaixo já diz tudo, mas eu não o consigo abrir.
no meu tempo 1974 a carteira oficial de electricista era passada mediante a apresentação de uma declaração da entidade patronal a atestar que o determinado funcionario tinha tantos anos de profissão e reunia as condições para uma determinada categoria profissional ou então com diploma da escola industrial que foi o meu caso. deu direito a oficial electricista com a especialidade XII. depois então com as ditas declarações da empresa averbei a I II III IV VIII IX XI
na direção geral de energia deram-me então o nivel dois em execução e exploração.
acho que hoje é mais dificil pois eu pedi o aumento de nivél na direção geral só que até agora não me responderam.
Olá a todos,

O nivel 1 é só para eng.º tec. electrotecnicos e eng. electrotecnicos
darkboy19862
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 abr 2008, 20:32

Mensagem por darkboy19862 »

boas

alguem sabe aonde se situa DGE no porto???

eu acabei o meu curso de electricidade de instalaçoes do percurso Tipo 4 nivel 2 em que obtive de nota final 14valores.
eu gostaria de me inscrever na DGE como tecnico responsavel será que ja posso??ou terei que fazer exames?
E tb gostaria de saber como fazer pa ter uma carteira de electricista
Agradeço uma resposta e que me explica-sem k faxer e como se possivel
obrigado
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

darkboy19862 Escreveu:boas

alguem sabe aonde se situa DGE no porto???

eu acabei o meu curso de electricidade de instalaçoes do percurso Tipo 4 nivel 2 em que obtive de nota final 14valores.
eu gostaria de me inscrever na DGE como tecnico responsavel será que ja posso??ou terei que fazer exames?
E tb gostaria de saber como fazer pa ter uma carteira de electricista
Agradeço uma resposta e que me explica-sem k faxer e como se possivel
obrigado
Distrito: PORTO Concelho: PORTO
Direcção Regional da Economia do Norte (DRE-Norte)
Rua Direita do Viso, 120
4269 - 002 PORTO
Telefone: 226192000
Fax: 226192199
E-mail: dre-norte@drn.min-economia.pt
Responder

Voltar para “Dúvidas”