Esquema de comutador
Esquema de comutador
Viva...
Tenho um problema a nível de um sinal de controle:
existe um controlador que envia dois sinais distintos, modulados por frequência; e tenho uma válvula de 3 vias motorizada que é suposto receber esse sinal. o problema é que a V3V não suporta sinais modulados.
Necessito, portanto de eliminar a modulação desses sinais.
Eu creio que existe um tipo de comutador (DPDT?) que resolveria este problema, que desenhei em anexo.
Legenda: a fase pra v3v entra em 1, e ou sai em 2 ou em 3. O comutador recebe um sinal do controlador, ou em 4 ou em 5, (6 é N do sinal) e o que é necessário é: se receber sinal em 4, o comutador liga 1-2; se deixar de receber sinal de 4, permanece ligado em 1-2; e só quando receber sinal em 5 é que comuta 1-3, e permanece ligado em 1-3, até receber sinal em 4.
espero ter-me feito entender.
alguém ja encontrou algum equipamento assim? ou resolveu este problema de outra forma?
desde já obrigado
Tenho um problema a nível de um sinal de controle:
existe um controlador que envia dois sinais distintos, modulados por frequência; e tenho uma válvula de 3 vias motorizada que é suposto receber esse sinal. o problema é que a V3V não suporta sinais modulados.
Necessito, portanto de eliminar a modulação desses sinais.
Eu creio que existe um tipo de comutador (DPDT?) que resolveria este problema, que desenhei em anexo.
Legenda: a fase pra v3v entra em 1, e ou sai em 2 ou em 3. O comutador recebe um sinal do controlador, ou em 4 ou em 5, (6 é N do sinal) e o que é necessário é: se receber sinal em 4, o comutador liga 1-2; se deixar de receber sinal de 4, permanece ligado em 1-2; e só quando receber sinal em 5 é que comuta 1-3, e permanece ligado em 1-3, até receber sinal em 4.
espero ter-me feito entender.
alguém ja encontrou algum equipamento assim? ou resolveu este problema de outra forma?
desde já obrigado
- Anexos
-
- esquema.png (12.6 KiB) Visto 1798 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Esquema de comutador
Boa noite.
Segundo tenho conhecimento, um comutador DPDT (double pole double throw) é um aparelho de comando para iluminação equivalente a um comutador de escada duplo.
E a modulação de sinal serve para transmissão do mesmo. Se o sinal é modulado, é porque varia no tempo. Porque motivo necessitaria a válvula de um sinal modulado?
Não me parece que seja aqui o caso.
Se calhar, convinha explicares o que pretendes de outra maneira.
Segundo tenho conhecimento, um comutador DPDT (double pole double throw) é um aparelho de comando para iluminação equivalente a um comutador de escada duplo.
E a modulação de sinal serve para transmissão do mesmo. Se o sinal é modulado, é porque varia no tempo. Porque motivo necessitaria a válvula de um sinal modulado?
Não me parece que seja aqui o caso.
Se calhar, convinha explicares o que pretendes de outra maneira.
Vamos então esquecer eu ter falado em DPDT.
não é a v3v que necessita de modulação. o controlador é que envia um sinal modulado.
o controle da v3v é feito por temperatura. enquanto esta for abaixo de um determinado valor, o controlador dá um sinal, se ultrapassar esse valor, o controlador inverte o sinal. No pseudo-esquema que coloquei, isto equivale a
t<x --> 1-2
t>x --> 1-3
o problema é que o controlador assume que a v3v aceita modulação de caudal, ou seja, se t<x e se estiver a aproximar de x, o controlador passa a enviar um sinal intermitente (modulado) para a v3v fechar um pouco e assim limitar o caudal e evitar que a temperatura chegue a x.
agora a v3v que eu tenho é uma on-off simples. se eu lhe meto este tipo de sinal, quando começa a receber a modulação fica maluca e começa, não a fechar um pouco, mas a completar um ciclo de rotação por cada intermitencia de sinal que receba, como se tenha recebido um sinal para mudar o sentido do fluxo e depois mudar outra vez. daí eu precisar de algo que me elimine a intermitencia do sinal, e só altere o sinal de saída, não quando deixa de receber sinal em 4, p.e., mas nesse caso o mantenha, e só o altere se e quando receber em 5...
o que a marca do controlador diz alegremente é que têm essa v3v modulada, que poderão vender por um balurdio...
espero ter sido mais claro agora...
não é a v3v que necessita de modulação. o controlador é que envia um sinal modulado.
o controle da v3v é feito por temperatura. enquanto esta for abaixo de um determinado valor, o controlador dá um sinal, se ultrapassar esse valor, o controlador inverte o sinal. No pseudo-esquema que coloquei, isto equivale a
t<x --> 1-2
t>x --> 1-3
o problema é que o controlador assume que a v3v aceita modulação de caudal, ou seja, se t<x e se estiver a aproximar de x, o controlador passa a enviar um sinal intermitente (modulado) para a v3v fechar um pouco e assim limitar o caudal e evitar que a temperatura chegue a x.
agora a v3v que eu tenho é uma on-off simples. se eu lhe meto este tipo de sinal, quando começa a receber a modulação fica maluca e começa, não a fechar um pouco, mas a completar um ciclo de rotação por cada intermitencia de sinal que receba, como se tenha recebido um sinal para mudar o sentido do fluxo e depois mudar outra vez. daí eu precisar de algo que me elimine a intermitencia do sinal, e só altere o sinal de saída, não quando deixa de receber sinal em 4, p.e., mas nesse caso o mantenha, e só o altere se e quando receber em 5...
o que a marca do controlador diz alegremente é que têm essa v3v modulada, que poderão vender por um balurdio...
espero ter sido mais claro agora...
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Presumo então que estejas a falar de PWM (pulse width modulation), certo? E o sinal é digital, correcto?
Bem, eu diria que um circuito RC adequado seguido de um circuito com relés com encravamento poderia resolver a situação, mas nunca tive de resolver nenhum problema destes.
Presumo então que estejas a falar de PWM (pulse width modulation), certo? E o sinal é digital, correcto?
Bem, eu diria que um circuito RC adequado seguido de um circuito com relés com encravamento poderia resolver a situação, mas nunca tive de resolver nenhum problema destes.
nao, rainbow, nem por isso
claro que dentro do controlador o tratamento de dados é digital, e possivelmente terá algo semelhante a um pwm, no entanto, o sinal enviado é 230v... e tem k ser com isso que tenho k trabalhar...
como posso eliminar a modulação desse sinal de 230v?

claro que dentro do controlador o tratamento de dados é digital, e possivelmente terá algo semelhante a um pwm, no entanto, o sinal enviado é 230v... e tem k ser com isso que tenho k trabalhar...
como posso eliminar a modulação desse sinal de 230v?
Boas, não estaras a fazer confusão, tu tinhas que ter uma v3v de 24V com modelação de sinal de 0 a 10V e tens instalada uma on/off, ou alteras no controlador para uma saida digital, ou metes um conversor de sinal de 0 a 10V
apenas sei que o controlador envia dois sinais contínuos ou intermitentes consoante a saída da v3v que quiser seleccionar, e que esses sinais sao 230v.fbrito Escreveu:Boas, não estaras a fazer confusão, tu tinhas que ter uma v3v de 24V com modelação de sinal de 0 a 10V e tens instalada uma on/off, ou alteras no controlador para uma saida digital, ou metes um conversor de sinal de 0 a 10V
sei que tenho uma v3v (230v tb) que não aceita esses sinais intermitentes, e preciso de anular essa modulação.
o esquema de relé que fiz permitiria essa anulação. creio que existe algo do género, mas não tenho a certeza. a questão é: se não existe algo assim, como posso fazer para tratar esse sinal?
ohmico Escreveu:Boas,
não sei se percebi bem, mas parece perceber-se que o tal sinal "modulado" não o é, sendo um sinal intermitente de 220V.
Será assim?
ohmico
exactamente.
peço desculpa se vos induzi em erro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
a válvula em questão é uma válvula motorizada que necessita de um certo tempo de duração do impulso ou o impulso pode manter-se sem limite de tempo?
A pergunta advém de eu não conhecer esse tipo de válvulas.
ohmico.
a válvula em questão é uma válvula motorizada que necessita de um certo tempo de duração do impulso ou o impulso pode manter-se sem limite de tempo?
ohmico.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Marca e modelo da válvula?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow Escreveu:Boa noite.
Mas porque dizes que o sinal é intermitente? E sendo intermitente, é digital ou analógico?
digo que o sinal é intermitente porque foi o que percebi...
coloquei um comutador em cada saída de sinal e percebi isso... tanto um como outro eram activados intermitentemente.
o controlador envia um sinal fixo 230v quando "quer" a v3v totalmente aberta numa posição. se a quer fechar um pouco, esse sinal passa a ser intermitente.. a frequência do sinal ( ou seja, tem sinal - não tem sinal) vai diminuir consoante o grau de abertura que o controlador quer dar à válvula, até ao momento em que feche mesmo essa saída. nesse momento, vai começar a enviar um sinal (intermitente também) na outra saída, o que corresponderá à v3v começar a abrir a outra saída, sendo esse sinal intermitente até o controlador querer abrir a valvula completamente. aí passará a ser um sinal fixo.
http://www.caleffi.it/pt_PT/Technical_b ... /01132.pdfMário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
não é esta a válvula, mas é deste género
ohmico Escreveu:Boas,
ohmico.
a válvula possui duas entradas de sinal. ao receber sinal numa entrada, roda para deixar passar o fluxo num sentido. se receber sinal na outra entrada, roda para alterar o sentido do fluxo. o problema, é que se a válvula receber dois sinais seguidos na mesma entrada, considera isso como dois sinais diferentes e vai rodar 2 vezes... e é isso que eu preciso de eliminar, e por isso eu digo que preciso de eliminar a intermitência do sinal...
se eu disser assim, falando numa maneira geral:
tenho um dispositivo que tem duas saidas de sinal 230v intermitentes. ora funciona uma intermitente, ora funciona outra intermitente (e por intermitencia refiro-me a periodos de 1 ou 2 seg).
depois tenho um dispositivo que vai receber esses dois sinais, mas não pode receber sinais intermitentes. tenho que os converter em sinais fixos.
como posso fazer isto?
ajuda a compreender? eu creio que me tenho estado a expressar mal...
tenho um dispositivo que tem duas saidas de sinal 230v intermitentes. ora funciona uma intermitente, ora funciona outra intermitente (e por intermitencia refiro-me a periodos de 1 ou 2 seg).
depois tenho um dispositivo que vai receber esses dois sinais, mas não pode receber sinais intermitentes. tenho que os converter em sinais fixos.
como posso fazer isto?
ajuda a compreender? eu creio que me tenho estado a expressar mal...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Eu já estava a pensar, que tinhas uma válvula proporcional, mas não é, tens é uma simples valvula motorizada (de 3 vias).
Conforme o esquema da válvula ela funciona com tensão para abrir e tensão para fechar. (atenção aos 80%)
Se no teu sistema querem fazer que ela seja proporcional, aí sim, estão a utilizar 2 ou 3 seg. de tensão para fechar ou abri a valvula, sinal que será dado por temperatura ou pressão do controlador que tenhas.
Tenho de (2 vias) em 3" com comando directo, e com comando proporcional à temperatura.
Conforme a temperatura sobe, vão sendo dados "impulsos" ao motor para abrir mais ou para fechar.
Cump.
Mário
Eu já estava a pensar, que tinhas uma válvula proporcional, mas não é, tens é uma simples valvula motorizada (de 3 vias).
Conforme o esquema da válvula ela funciona com tensão para abrir e tensão para fechar. (atenção aos 80%)
Se no teu sistema querem fazer que ela seja proporcional, aí sim, estão a utilizar 2 ou 3 seg. de tensão para fechar ou abri a valvula, sinal que será dado por temperatura ou pressão do controlador que tenhas.
Tenho de (2 vias) em 3" com comando directo, e com comando proporcional à temperatura.
Conforme a temperatura sobe, vão sendo dados "impulsos" ao motor para abrir mais ou para fechar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."