Esquema de comutador

cmng
Curioso
Curioso
Registado: 09 nov 2009, 15:20

Esquema de comutador

Mensagem por cmng »

Viva...

Tenho um problema a nível de um sinal de controle:
existe um controlador que envia dois sinais distintos, modulados por frequência; e tenho uma válvula de 3 vias motorizada que é suposto receber esse sinal. o problema é que a V3V não suporta sinais modulados.
Necessito, portanto de eliminar a modulação desses sinais.
Eu creio que existe um tipo de comutador (DPDT?) que resolveria este problema, que desenhei em anexo.
Legenda: a fase pra v3v entra em 1, e ou sai em 2 ou em 3. O comutador recebe um sinal do controlador, ou em 4 ou em 5, (6 é N do sinal) e o que é necessário é: se receber sinal em 4, o comutador liga 1-2; se deixar de receber sinal de 4, permanece ligado em 1-2; e só quando receber sinal em 5 é que comuta 1-3, e permanece ligado em 1-3, até receber sinal em 4.

espero ter-me feito entender.

alguém ja encontrou algum equipamento assim? ou resolveu este problema de outra forma?

desde já obrigado
Anexos
esquema.png
esquema.png (12.6 KiB) Visto 1803 vezes
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Esquema de comutador

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Segundo tenho conhecimento, um comutador DPDT (double pole double throw) é um aparelho de comando para iluminação equivalente a um comutador de escada duplo.
E a modulação de sinal serve para transmissão do mesmo. Se o sinal é modulado, é porque varia no tempo. Porque motivo necessitaria a válvula de um sinal modulado?
Não me parece que seja aqui o caso.
Se calhar, convinha explicares o que pretendes de outra maneira.
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

Vamos então esquecer eu ter falado em DPDT.

não é a v3v que necessita de modulação. o controlador é que envia um sinal modulado.
o controle da v3v é feito por temperatura. enquanto esta for abaixo de um determinado valor, o controlador dá um sinal, se ultrapassar esse valor, o controlador inverte o sinal. No pseudo-esquema que coloquei, isto equivale a
t<x --> 1-2
t>x --> 1-3

o problema é que o controlador assume que a v3v aceita modulação de caudal, ou seja, se t<x e se estiver a aproximar de x, o controlador passa a enviar um sinal intermitente (modulado) para a v3v fechar um pouco e assim limitar o caudal e evitar que a temperatura chegue a x.
agora a v3v que eu tenho é uma on-off simples. se eu lhe meto este tipo de sinal, quando começa a receber a modulação fica maluca e começa, não a fechar um pouco, mas a completar um ciclo de rotação por cada intermitencia de sinal que receba, como se tenha recebido um sinal para mudar o sentido do fluxo e depois mudar outra vez. daí eu precisar de algo que me elimine a intermitencia do sinal, e só altere o sinal de saída, não quando deixa de receber sinal em 4, p.e., mas nesse caso o mantenha, e só o altere se e quando receber em 5...

o que a marca do controlador diz alegremente é que têm essa v3v modulada, que poderão vender por um balurdio...

espero ter sido mais claro agora...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Presumo então que estejas a falar de PWM (pulse width modulation), certo? E o sinal é digital, correcto?
Bem, eu diria que um circuito RC adequado seguido de um circuito com relés com encravamento poderia resolver a situação, mas nunca tive de resolver nenhum problema destes.
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

nao, rainbow, nem por isso :)

claro que dentro do controlador o tratamento de dados é digital, e possivelmente terá algo semelhante a um pwm, no entanto, o sinal enviado é 230v... e tem k ser com isso que tenho k trabalhar...
como posso eliminar a modulação desse sinal de 230v?
fbrito
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2008, 21:30

Mensagem por fbrito »

Boas, não estaras a fazer confusão, tu tinhas que ter uma v3v de 24V com modelação de sinal de 0 a 10V e tens instalada uma on/off, ou alteras no controlador para uma saida digital, ou metes um conversor de sinal de 0 a 10V
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

fbrito Escreveu:Boas, não estaras a fazer confusão, tu tinhas que ter uma v3v de 24V com modelação de sinal de 0 a 10V e tens instalada uma on/off, ou alteras no controlador para uma saida digital, ou metes um conversor de sinal de 0 a 10V
apenas sei que o controlador envia dois sinais contínuos ou intermitentes consoante a saída da v3v que quiser seleccionar, e que esses sinais sao 230v.
sei que tenho uma v3v (230v tb) que não aceita esses sinais intermitentes, e preciso de anular essa modulação.
o esquema de relé que fiz permitiria essa anulação. creio que existe algo do género, mas não tenho a certeza. a questão é: se não existe algo assim, como posso fazer para tratar esse sinal?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não sei se percebi bem, mas parece perceber-se que o tal sinal "modulado" não o é, sendo um sinal intermitente de 220V.

Será assim?

ohmico
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

ohmico Escreveu:Boas,

não sei se percebi bem, mas parece perceber-se que o tal sinal "modulado" não o é, sendo um sinal intermitente de 220V.

Será assim?

ohmico

exactamente.
peço desculpa se vos induzi em erro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

a válvula em questão é uma válvula motorizada que necessita de um certo tempo de duração do impulso ou o impulso pode manter-se sem limite de tempo?

A pergunta advém de eu não conhecer esse tipo de válvulas.

ohmico.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Marca e modelo da válvula?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Mas porque dizes que o sinal é intermitente? E sendo intermitente, é digital ou analógico?
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

rainbow Escreveu:Boa noite.

Mas porque dizes que o sinal é intermitente? E sendo intermitente, é digital ou analógico?

digo que o sinal é intermitente porque foi o que percebi...
coloquei um comutador em cada saída de sinal e percebi isso... tanto um como outro eram activados intermitentemente.
o controlador envia um sinal fixo 230v quando "quer" a v3v totalmente aberta numa posição. se a quer fechar um pouco, esse sinal passa a ser intermitente.. a frequência do sinal ( ou seja, tem sinal - não tem sinal) vai diminuir consoante o grau de abertura que o controlador quer dar à válvula, até ao momento em que feche mesmo essa saída. nesse momento, vai começar a enviar um sinal (intermitente também) na outra saída, o que corresponderá à v3v começar a abrir a outra saída, sendo esse sinal intermitente até o controlador querer abrir a valvula completamente. aí passará a ser um sinal fixo.

Mário Escreveu:Boas

Marca e modelo da válvula?

Cump.
Mário
http://www.caleffi.it/pt_PT/Technical_b ... /01132.pdf
não é esta a válvula, mas é deste género
ohmico Escreveu:Boas,

a válvula em questão é uma válvula motorizada que necessita de um certo tempo de duração do impulso ou o impulso pode manter-se sem limite de tempo?

A pergunta advém de eu não conhecer esse tipo de válvulas.

ohmico.

a válvula possui duas entradas de sinal. ao receber sinal numa entrada, roda para deixar passar o fluxo num sentido. se receber sinal na outra entrada, roda para alterar o sentido do fluxo. o problema, é que se a válvula receber dois sinais seguidos na mesma entrada, considera isso como dois sinais diferentes e vai rodar 2 vezes... e é isso que eu preciso de eliminar, e por isso eu digo que preciso de eliminar a intermitência do sinal...
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

se eu disser assim, falando numa maneira geral:

tenho um dispositivo que tem duas saidas de sinal 230v intermitentes. ora funciona uma intermitente, ora funciona outra intermitente (e por intermitencia refiro-me a periodos de 1 ou 2 seg).
depois tenho um dispositivo que vai receber esses dois sinais, mas não pode receber sinais intermitentes. tenho que os converter em sinais fixos.
como posso fazer isto?

ajuda a compreender? eu creio que me tenho estado a expressar mal...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Eu já estava a pensar, que tinhas uma válvula proporcional, mas não é, tens é uma simples valvula motorizada (de 3 vias).

Conforme o esquema da válvula ela funciona com tensão para abrir e tensão para fechar. (atenção aos 80%)
Se no teu sistema querem fazer que ela seja proporcional, aí sim, estão a utilizar 2 ou 3 seg. de tensão para fechar ou abri a valvula, sinal que será dado por temperatura ou pressão do controlador que tenhas.

Tenho de (2 vias) em 3" com comando directo, e com comando proporcional à temperatura.
Conforme a temperatura sobe, vão sendo dados "impulsos" ao motor para abrir mais ou para fechar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”