Retorno de Tensão Transformadores

PGaspar
Curioso
Curioso
Registado: 11 set 2008, 10:52

Re: Retorno de Tensão Transformadores

Mensagem por PGaspar »

joaoosvaldo Escreveu:*A azul.
ohmico Escreveu:Boas,

isto é que vai para aqui confusão.

MT por UPS???

*A colega "PGaspar" diz que existe UPS e é na baixa BT!

Mais uma vez me parece que estamos a tratar de um assunto pela rama.

Não seria melhor, em vez de colocar partes de questões, colocar as questões por inteiro?

ohmico
PGaspar Escreveu:Caros,

Eu não tenho experiência em transformadores, este esquema foi me imposto pelo engº responsavel que diz que garante que funciona, quando mais feed back vou tendo do assunto, como neste forum (desde já agradeço a Vossa colaboração), mais dúvidas tenho que realmente funcione sem problemas. Parece me que há realmente risco de um curto circuito, e de queimar uns transformadores! Estou entre a espada e a parede pois tenho consciencia que está errado mas não posso fazer nada pois quem manda insiste que funciona pois já fez antes e sabe que funciona!

Cps
Paula
Tem a certeza que o esquema da instalação que fizeram antes é igual? Não está a escapar nenhum "pormenor"?
Porquê que não tenta expor ao Eng. responsável a hipótese que eu referi (não quer dizer que seja a única solução mas é uma hipótese):
Não há outra solução? Os transformadores têm mesmo de funcionar ao mesmo tempo e a partir de fontes independentes? Não pode um dos transformadores funcionar em recurso do outro, por exemplo se falhar a energia de um lado alimenta pelo outro utilizando uma inversão de rede?

É que essa ligação é muito perigosa tal como foi referido para funcionar é necessário existir sincronismo entre as duas fontes!!! Se ainda existe UPS nos quadros dependendo da autonomia desta a melhor solução à partida será a inversão de rede que nem se vai notar porque dependendo de como está a instalação no momento de transição entre as duas redes as cargas podem ser garantidas pela UPS (a UPS tem de ser online!?). A transição é realizada em poucos segundos!
Mas tente clarificar melhor que tipo de instalação é que é? Porquê que necessitam de duas fontes independentes? O problema é que pretendem garantir elevada continuidade de serviço? A instalação é em Portugal? Etc.?
Boa Tarde,

Por motivos profissionais não posso entrar em certos pormenores, espero que compreendam. Mas trata se de facto de uma instalação de elevada continuidade de serviço, a configuração dos dois transformadores em paralelo alimentados por fontes distintas e sempre em funcionamento foi a arquitetura que o Engº Senior propos para garnatir a elevada continuidade de serviço. Os engºs que trabalham aqui são engenheiros de telecomunicações e portanto não têm conhecimento muito aprofundado de BT.

A unica solução que eu vejo aqui é ter uma fonte em serviço de cada vez, com um inversor, mas não so não consigo convence lo como já estou acusada de "o desafiar".

Cps
Paula
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Posso perguntar se estás inscrita na Ordem ou na ANET?
Se a tua resposta for afirmativa, sabes que tens o dever ético de defender uma solução correcta para o problema, independentemente de quem estiveres a desafiar.
No entanto, quero deixar bem claro que não te estou a tentar convencer de nada, pois certas atitudes podem ter algumas consequências, e cada um sabe de si.
Mas também não se deve esquecer o nosso dever ético para com os outros...principalmente, quem vai utilizar a instalação.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

PGaspar Escreveu:Boa Tarde,

Por motivos profissionais não posso entrar em certos pormenores, espero que compreendam. Mas trata se de facto de uma instalação de elevada continuidade de serviço, a configuração dos dois transformadores em paralelo alimentados por fontes distintas e sempre em funcionamento foi a arquitetura que o Engº Senior propos para garnatir a elevada continuidade de serviço. Os engºs que trabalham aqui são engenheiros de telecomunicações e portanto não têm conhecimento muito aprofundado de BT.

A unica solução que eu vejo aqui é ter uma fonte em serviço de cada vez, com um inversor, mas não so não consigo convence lo como já estou acusada de "o desafiar".

Cps
Paula
É assim o esquema que colocou inicialmente não funciona! Pode é estar-se a esquecer de alguma coisa!!!

Será que o esquema não é um PT alimentado em anel com dois transformadores em paralelo? E para elevada continuidade de serviço colocar dois transformadores em que qualquer um deles consegue assumir a carga total (ou apenas as prioritárias com deslastres) individualmente em caso de falha de um deles ou para manutenção de um dos transformadores?

P.S.: Se é o caso atenção às condições do paralelo de transformadores!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
PGaspar
Curioso
Curioso

Mensagem por PGaspar »

joaoosvaldo Escreveu:
ohmico Escreveu:
PGaspar Escreveu:
Bom dia,

Sim as entradas são distintas, têm origem em dois quadros diferentes, apesar de estes quadros serem alimentados por UPS: Mesmo que os transformadores sejam exactamente iguais, há perigo de curto circuito?

Cps
Paula
Boas,

A minha observação relativamente à UPS, vem do que está escrito.

E continua por esclarescer o que quer dizer com: Sim as entradas são distintas, têm origem em dois quadros diferentes

ohmico
Pois! É esperar a ver o que ela responde!

Então vá vai a resposta:
O projecto da alimentação é de outra empresa estive a ver e do que percebi fiz um croqui que segue em anexo, espero que percebam.
Nota: Os Transformadores estão ligados á mesma fase mas de quadros diferente, sendo que a alimentação estes quadros tem origem no mesmo quadro.
Há sincronismo das alimentações?

Cps
Paula
Anexos
1.pdf
(20.98 KiB) Transferido 118 vezes
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Assim já é outra coisa. Se bem que não percebo o que é que aqueles quadros 1 e 2 fazem ali.
Mas por este esquema, eu diria que seria possível, desde que atendendo às condições necessárias para o paralelo de transformadores.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Assim já é outra coisa. Se bem que não percebo o que é que aqueles quadros 1 e 2 fazem ali.
Mas por este esquema, eu diria que seria possível, desde que atendendo às condições necessárias para o paralelo de transformadores.
Subscrevo.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

estão a vêr como afinal o boneco agora apresentado não tem nada a vêr com o que inicialmente foi descrito?

Não me parece que, mesmo um Engº principiante, se aventurasse a tamanha façanha.

Claro que em relação à parte da BT - Q1;Q2 e Quadro geral - falta informação para ajuizar do proposto, mas penso não haver motivo para desconfianças, mais a mais que quem projectou sabe do assunto.

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Ainda vamos ver que se calhar tem interbarras...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

pois...

ohmico
PGaspar
Curioso
Curioso

Mensagem por PGaspar »

estão a vêr como afinal o boneco agora apresentado não tem nada a vêr com o que inicialmente foi descrito?

Não me parece que, mesmo um Engº principiante, se aventurasse a tamanha façanha.

Claro que em relação à parte da BT - Q1;Q2 e Quadro geral - falta informação para ajuizar do proposto, mas penso não haver motivo para desconfianças, mais a mais que quem projectou sabe do assunto.

ohmico
Caros,
Atenção que o ultimo esquema é o esquema da alimentação ( q foi feito por outro empresa), depois o quadro 1 fase L1 alimenta o transformador 1 e o quadro 2 fase L2 alimenta o transformador 2 do esquema que primeiro enviei. Portanto eles são alimentados pela mesma fase mas de quadros diferentes, sendo que o dois quadro são por sua vez alimentados por circuitos distintos com origem no mesmo quadro.

Cps
PGaspar
Curioso
Curioso

Mensagem por PGaspar »

ohmico

Quem projectou o projecto de alimentação percebe, já quem me está a fazer este projecto e me está a coordenar não sei....eu não sou um Engº muito experiente mas tenho consciencia da minha ignorância e tento perceber as coisas. Perdi confiança no Sr. Engº devido entre outras coisas a ter os mesmo cabo de 0.5mm2 para todos os circuitos variando este entre 4A e 63A!
Ele quando não sabe inventa eu qdo não sei procura a resposta correcta....
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

PGaspar Escreveu:Caros,
Atenção que o ultimo esquema é o esquema da alimentação ( q foi feito por outro empresa), depois o quadro 1 fase L1 alimenta o transformador 1 e o quadro 2 fase L2 alimenta o transformador 2 do esquema que primeiro enviei. Portanto eles são alimentados pela mesma fase mas de quadros diferentes, sendo que o dois quadro são por sua vez alimentados por circuitos distintos com origem no mesmo quadro.

Cps
Então os transformadores são monofásicos? Confesso que não estou a perceber essa instalação! Se calhar o ideal é fazer então o esquema completo para percebermos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

PGaspar
Curioso
Curioso

Mensagem por PGaspar »

joaoosvaldo Escreveu:
PGaspar Escreveu:Boa Tarde,

Cps
Paula
É assim o esquema que colocou inicialmente não funciona! Pode é estar-se a esquecer de alguma coisa!!!
Será que o esquema não é um PT alimentado em anel com dois transformadores em paralelo? E para elevada continuidade de serviço colocar dois transformadores em que qualquer um deles consegue assumir a carga total (ou apenas as prioritárias com deslastres) individualmente em caso de falha de um deles ou para manutenção de um dos transformadores?

P.S.: Se é o caso atenção às condições do paralelo de transformadores!
Bom Dia,

Os transformadores são exactamente iguais( a menos que algum deles se detiore) , então se garantir mos que as alimentação estão em fase naõ haverá problema, certo?
Sendo assim a questão será do sincronismo das fontes. O croqui ultimo que enviei retrata a alimentação aos Quadros 1 e 2 que por sua vez alimentam os transfomadores: Fase L1 do Quadro 1 alimenta Transformador 1 e Fase L1 do Quadro 2 alimenta Transformador 2, por ex. Os Quadro 1 e Quadro 2 são alimentados pelo mesmo quadro, por circuitos diferentes (3 fases L1 L2 L3). Nestas condições: Há sincronismo das fontes?

Cps
Paula

Cps
Paula
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Paula, para que possa te ajudar melhor, queria pedir-te duas coisas.
Primeiro, explica o que fazem ou para que servem aqueles quadros 1 e 2.
Segundo, esforça-te um pouco por escrever em português correcto.
Outra coisa que convinha, era de uma vez por todas, dizeres qual o esquema correcto (completo).
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

não há dúvida que é o que dá..., dar pareceres sem estar sequer percebida a questão colocada.

1- Pelo que já foi escrito percebe-se que Paula é engº, a ser assim, será que não consegue descrever com exactidão a questão que pretende colocar?

2- Ninguém lhe pede que torne pública a identificação de ninguém, mas seria interessante que esclarecesse qual o fim a que se destina tal sistema de alimentação.

3- Não precisa de vir ao fórum esclarecer que não é ignorante, nem dizer se confia ou não nos intervenientes nessa obra, pois isso não acrescenta nada ao esclarecimento das dúvidas levantadas por quem está a tentar ajudar.

3- Se reparar já apresentou dois esquemas sem ter atempadamente referido a relação entre eles, só depois de haver quem tenha perdido tempo a responder-lhe veio dar o exercício por inútil.

4- Na minha opinião deveria reiniciar a descrição da sua dúvida fornecendo tos os elementos que, como técnica, ache que poderão fundamentar o que questiona.

ohmico

PS.
Paula escreveu:

Quem projectou o projecto de alimentação percebe, já quem me está a fazer este projecto e me está a coordenar não sei....eu não sou um Engº muito experiente mas tenho consciencia da minha ignorância e tento perceber as coisas. Perdi confiança no Sr. Engº devido entre outras coisas a ter os mesmo cabo de 0.5mm2 para todos os circuitos variando este entre 4A e 63A!
Ele quando não sabe inventa eu qdo não sei procura a resposta correcta....

Já pensou no que escreveu? será que corresponde à realidade?
Responder

Voltar para “Dúvidas”