instalaçao electrica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 27 mar 2011, 21:59
instalaçao electrica
Boas, estou a fazer uma alteração numa instalação eléctrica para ser certificada pela certiel, o armazém (loja) tem 50 metros de comprimento e 20 de largura. Cada fiada de projectores tem 24 projectores e tem de ser dividido em grupos de oito, eu pensai em utilizar um cabo de 5x1.5, onde cada fase alimenta um grupo, mas a duvida esta: eu ia ter um único neutro para as três fases, mas no quadro só tem um geral comum, é obrigatório um meutro por cada faze??????
Cumprimentos
Francisco Esteves
Cumprimentos
Francisco Esteves
-
Re: instalaçao electrica
cada projector tem 46w cada fase do cabo vai ter 46x8=368w
eu axo que só é obrigatorio se tiver disjuntor difrencial difrente entre as fases, mas eu ligai na certiel e o eng que estava la, diz que é obrigatorio um neutro por faze.
mas nao ficai convencido disso,
cumprimentos
eu axo que só é obrigatorio se tiver disjuntor difrencial difrente entre as fases, mas eu ligai na certiel e o eng que estava la, diz que é obrigatorio um neutro por faze.
mas nao ficai convencido disso,
cumprimentos
disjuntor tripolar e levas o neutro e terra do barramento,se fosse assim nao inventavam esse tipo de cabo 5g1,5
se apenas vai ser um circuito nao vejo a necessidade de 3 neutros
se apenas vai ser um circuito nao vejo a necessidade de 3 neutros
-
isso foi o que eu axai mas agora estou na duvida, ainda mais é um trabalho para certificar pela certiel, é um aumento de potencia, nao tem logica eu ir passar tres cabos onde posso passar um e dividir por caixas de drivaçao.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Amigo pelo que sei, se são circuitos independentes e a ligar o quadro por disjuntor tem que ter os neutros separados como é logico, se não por exemplo num circuito de tomadas, custuma-se colocar 8 por fase, então no mesmo tubo passava-se 3 fases e um neutro e tinha-mos 24 tomadas com um só neutro. E outra em casa de avaria no neuto, se tem o mesmo neutro pra os 3 circuitos é mais dificil ver onde se encontra a avaria.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Este circuito pode ser desenvolvido da seguinte forma 1 circuito protegido por disjuntor 3P 10 Amp. com respectiva proteção diferencial, depois pode inserir comandos separados por cada fase tantos quantos necessitar.
Cpm.
Este circuito pode ser desenvolvido da seguinte forma 1 circuito protegido por disjuntor 3P 10 Amp. com respectiva proteção diferencial, depois pode inserir comandos separados por cada fase tantos quantos necessitar.
Cpm.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Atenção que se o local receber público terá que ter obrigatóriamente o mínimo de dois circuitos de iluminação.
Cump.
Cump.
Os circuitos de iluminação são SEMPRE monofásicos.
Logo o Neutro não é comum.
entrada diferencial 4X25 30 mA e depois disjuntor de 10A para cada circuito.
Se o corte for feito no quadro, um interrupor depois do disjuntor.
Logo o Neutro não é comum.
entrada diferencial 4X25 30 mA e depois disjuntor de 10A para cada circuito.
Se o corte for feito no quadro, um interrupor depois do disjuntor.