Medição da resistência de terra

Responder
joão borges
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 17:46

Medição da resistência de terra

Mensagem por joão borges »

Boa tarde! Desde já felicito todos os utilizadores do forum!
Necessito fazer a medição do valor da resistência de terra de uma habitação( sistema TT).
Ouvi algures, que se pode fazer utilizando uma tomada. Será que alguem me pode elucidar sobre este método? Será que posso utilizar um multímetro?
É que não queria comprar um medidor de terras( são caros).
Obrigado!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Medição da resistência de terra

Mensagem por nelmindo »

sim pode-se usar uma tomada, mas com o malfadado medidor de terras que dizes, por ser caro...
joão borges
Curioso
Curioso

Pois, tem mesmo de ser com o medidor de terras. lá vou ter de o comprar!
Em relação ao método da tomada, não te importas de me explicar como faz?
Obrigado!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

O método depende do aparelho em causa. Há aparelhos que usam a tomada, mas precisam de um eléctrodo auxiliar, espetado algures na terra (ex: chauvin arnaux modelo: CA6114). Há outros que só usam a tomada (ex: carlos gavazzi modelo seft 910) .
Os que usam só a tomada é o método "Phase-PE loop measurement"
A resistência medida por este método é superior à resistência real do eléctrodo. Por outro lado este método só é possível realizar em redes o tipo TT.

IEC 60364-6:
In urban environments, it is often difficult to measure earth resistances with methods using stakes because it is impossible to set up the stakes for reasons of space, concreted areas, etc. For this reason, the standards for electrical installation testing allow measurements by the loop impedance method if it proves impossible to use stakes
joão borges
Curioso
Curioso

Muito bem, fiquei esclarecido! :idea:
jocas
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 00:29

Mensagem por jocas »

Boas a todos,
A propósito desta questão tenho uma dúvida, tenho um aparelho METREL MI 3105 que tem a funçao Z-LOOP não sei se é a mesma coisa de Phase-PE loop measurement como foi mencionado na resposta se não alguém me pode esclarecer para que serve pois eu não sei

Obrigado a todos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

É basicamente a Z-Loop é a impedância entre os dois condutores da activos (entre fase e neutro em monofásico, ou entre fase L1 e fase L2 em trifásico). Essa medição irá dar depois o curto circuito previsivel nesse ponto. Também a Z-Loop mede a impedância entre a fase e a terra, caso o aparelho apresente ou seja o "Phase-PE loop".
De um modo geral é a impedância do ciruito da fase desde onde estamos a medir até ao transformador, enrolamentos do transformador, e circuito do neutro até chegar a nós.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”