Estou a ficar louco
Re: Estou a ficar louco
Na verdade esse tipo de avarias "defeitos de terra" por vezes são muito complicados de descobrir, até mesmo recorrendo a aparelhos de medida é difícil de lá chegar
Nesses casos o que faço é acompanhar o funcionamento do equipamento e tentar descobrir alguma função que este faça e que possa coincidir com a altura dos disparos.
Para dar um exemplo do que tento explicar
Como já aqui foi dito que era na parte final da lavagem, será na altura do enxaguamento ?
Pois nesse caso a fuga á terra poderá estar na electrovalvula que abre a água para este fim.
Espero ter ajudado
Um abraço
Nesses casos o que faço é acompanhar o funcionamento do equipamento e tentar descobrir alguma função que este faça e que possa coincidir com a altura dos disparos.
Para dar um exemplo do que tento explicar
Como já aqui foi dito que era na parte final da lavagem, será na altura do enxaguamento ?
Pois nesse caso a fuga á terra poderá estar na electrovalvula que abre a água para este fim.
Espero ter ajudado
Um abraço
- Kabe
- Faça a sua apresentação
- Registado: 27 dez 2007, 15:42
Boas,
é sem dúvida uma avaria daquelas que dá água pelas barbas.
Mas o caso da electroválvula parece-me fora de questao, pelo seguinte motivo. Durante a lavagem a água é trocada várias vezes dependendo do programa seleccionado. Se realmente só na parte final acontece tal avaria, sugiro uma medição mais atenta ao motor, uma vez que só no final é colocado em funcionamento o enrolamento de centrifugação.
A cablagem esta toda em condições? Um qualquer fio que possa consoante a carga da máquina encostar, ou que esteja já "coçado".
São só mais umas ideias...
é sem dúvida uma avaria daquelas que dá água pelas barbas.
Mas o caso da electroválvula parece-me fora de questao, pelo seguinte motivo. Durante a lavagem a água é trocada várias vezes dependendo do programa seleccionado. Se realmente só na parte final acontece tal avaria, sugiro uma medição mais atenta ao motor, uma vez que só no final é colocado em funcionamento o enrolamento de centrifugação.
A cablagem esta toda em condições? Um qualquer fio que possa consoante a carga da máquina encostar, ou que esteja já "coçado".
São só mais umas ideias...
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
seguindo a ideia do utilizador Kabe, nesse caso desactive a função de centrifugação pra verificar se de facto é o que Kabe refere.bomba d'agua tambem está fora de questao porque varias vezes ela finciona durante a lavagem.
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Toda a cablagem está em condições e não me é possivel desactivar a centrifugação. 

- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Julgo que ele se estava a referir e se a maquina tem alguma função de desligar a centrifugação
abraço
abraço
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Contacto:
exacto, é normal haver um botao para esse efeito.
pic's on the rocks
está um problema serio já foi visto o motor nos seus dois enrolamentos, os condensadores,PauloMalas Escreveu:exacto, é normal haver um botao para esse efeito.
a bomba de esgoto e as valvulas de entrada de agua o termostato/os o interruptor da porta e está tudo bom. não será a potencia que é pouca? ele só tem 3,9Kva a maquina e mais qualquer coisa ligada fica no limite.
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Contacto:
será o cilindro? o pc? o carregador de telemovel (
), só mesmo ficar a olhar pra maquina e desligando tudo...

pic's on the rocks
LOLPauloMalas Escreveu:será o cilindro? o pc? o carregador de telemovel (), só mesmo ficar a olhar pra maquina e desligando tudo...
Energia contratada não é pois não é o quadro da EDP que vai abaixo, mas sim o disjuntor diferencial.
E das ultimas 5 lavagens não aconteceu mais :S
De facto esta é uma das avarias que mais odeio
,por serem intermitentes,e neste caso concreto nao ter a certeza se de facto é da maquina(isto a meu ver).
Se tiver so a maquina a trabalhar (todos os consumidores desligados,de preferencia desligados no quadro electrico,apenas ligado o disjuntor da maquina) o diferencial dispara?
As vezes varios aparelhos possuem fugas,que ao trabalharem sozinhos essa fuga é insuficiente para fazer disparar o diferencial,mas em conjunto....(fuga "aqui" mais fuga "ali"....),ou seja este somatorio de passagem à massa for superior ao do diferencial é claro que vai disparar.
Qnto ao condensador nao é uma avaria assim tao comum(embora possa acontecer já me aconteceu uma vez este probl. num aparelho,mas neste meu caso éra de acontecer pq este cond. tinha uma tensao de 250V e é claro que iria estoirar,pois esta ligado directamente à linha e considerando a tensao de 230V temos temos uma tensao pico a pico de aprox. 325V. Logo este cond. deveria ter uma tensao de no minimo 400V e de preferencia 630 V.
Para o testar só mm com um capacitimetro,nao mto aconselhavel um aparelho de medir isolamento pois este poderia-o danificar
.

Se tiver so a maquina a trabalhar (todos os consumidores desligados,de preferencia desligados no quadro electrico,apenas ligado o disjuntor da maquina) o diferencial dispara?
As vezes varios aparelhos possuem fugas,que ao trabalharem sozinhos essa fuga é insuficiente para fazer disparar o diferencial,mas em conjunto....(fuga "aqui" mais fuga "ali"....),ou seja este somatorio de passagem à massa for superior ao do diferencial é claro que vai disparar.
Qnto ao condensador nao é uma avaria assim tao comum(embora possa acontecer já me aconteceu uma vez este probl. num aparelho,mas neste meu caso éra de acontecer pq este cond. tinha uma tensao de 250V e é claro que iria estoirar,pois esta ligado directamente à linha e considerando a tensao de 230V temos temos uma tensao pico a pico de aprox. 325V. Logo este cond. deveria ter uma tensao de no minimo 400V e de preferencia 630 V.
Para o testar só mm com um capacitimetro,nao mto aconselhavel um aparelho de medir isolamento pois este poderia-o danificar