Retorno de Tensão Transformadores
Retorno de Tensão Transformadores
Viva,
Tenho a seguinte dúvida: -dois transformadores de tensão em paralelo ligam ao mesmo barramento e são alimentados por fontes diferentes (ver s.f.f figura em ficheiro anexo).
Pretendo fazer detecção de falha de tensão no primario dos dois transformadores, e para o efeito tem se um relés de tensão ligado ao primario de cada transformador: Se um dos circuitos estiver em baixo, o barramento é alimentado na mesma pelo
circuito do outro transformador? há retorno de tensão? Isto é o detector de falha de tensão vai "ver tensão" no circuito desligado se o circuito do outro transformador funcionar?
( vendo a figura: Se a alimentação 1 estiver desligada e a alimentação 2 ligada, ou vice versa, o detector de falha de tensão do primário do transformador 1 vai actuar?).
Cps
Paula
Tenho a seguinte dúvida: -dois transformadores de tensão em paralelo ligam ao mesmo barramento e são alimentados por fontes diferentes (ver s.f.f figura em ficheiro anexo).
Pretendo fazer detecção de falha de tensão no primario dos dois transformadores, e para o efeito tem se um relés de tensão ligado ao primario de cada transformador: Se um dos circuitos estiver em baixo, o barramento é alimentado na mesma pelo
circuito do outro transformador? há retorno de tensão? Isto é o detector de falha de tensão vai "ver tensão" no circuito desligado se o circuito do outro transformador funcionar?
( vendo a figura: Se a alimentação 1 estiver desligada e a alimentação 2 ligada, ou vice versa, o detector de falha de tensão do primário do transformador 1 vai actuar?).
Cps
Paula
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: Retorno de Tensão Transformadores
Boas,
o esquema apresentado não está correcto, pois a ligação dos transformadores ao barramento de BT terá de ser feito com barras móveis que permitam o isolamento dos transformadores.
Quanto ao que chama de retorno de tensão, como o transformador tem funcionamento bidireccional, se for alimentado em BT tem MT do outro lado.
ohmico
o esquema apresentado não está correcto, pois a ligação dos transformadores ao barramento de BT terá de ser feito com barras móveis que permitam o isolamento dos transformadores.
Quanto ao que chama de retorno de tensão, como o transformador tem funcionamento bidireccional, se for alimentado em BT tem MT do outro lado.
ohmico
Boa Tarde,
Desde já agradeço as respostas.
Pretende se que os dois transformadores estejam em funcionamento simultaneo portanto não se pode usar um inversor.
Adicionei ao esquema dois disjuntores para isolamento dos transformadores ao barramento. O barramento
existente é na realidade um "pente" entre disjuntores e não uma barra e o circuito é todo em baixa tensão.
Continuo com a duvida se há retorno ou não e em caso de haver o relé de detecção não vai funcionar se um dos
transformadores estiver activo. Há alguma dispositivo que garanta o isolamento de tensão?
Cps
Paula
Desde já agradeço as respostas.
Pretende se que os dois transformadores estejam em funcionamento simultaneo portanto não se pode usar um inversor.
Adicionei ao esquema dois disjuntores para isolamento dos transformadores ao barramento. O barramento
existente é na realidade um "pente" entre disjuntores e não uma barra e o circuito é todo em baixa tensão.
Continuo com a duvida se há retorno ou não e em caso de haver o relé de detecção não vai funcionar se um dos
transformadores estiver activo. Há alguma dispositivo que garanta o isolamento de tensão?
Cps
Paula
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "PGaspar"
"Tenho a seguinte dúvida: -dois transformadores de tensão em paralelo ligam
ao mesmo barramento e são alimentados por fontes diferentes"
Cuidado com este tipo de paralelo na saida. Se a entrada é distinta uma da outra, podes não ter sincronismo das fases.
Um transformador tanto é elevador com redutor de tensão.
Cump.
Mário
Cuidado com este tipo de paralelo na saida. Se a entrada é distinta uma da outra, podes não ter sincronismo das fases.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bom dia,Mário Escreveu:Boas "PGaspar"
Cump.
Mário
Sim as entradas são distintas, têm origem em dois quadros diferentes, apesar de estes quadros serem alimentados por UPS: Mesmo que os transformadores sejam exactamente iguais, há perigo de curto circuito?
Cps
Paula
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Não há outra solução? Os transformadores têm mesmo de funcionar ao mesmo tempo e a partir de fontes independentes? Não pode um dos transformadores funcionar em recurso do outro, por exemplo se falhar a energia de um lado alimenta pelo outro utilizando uma inversão de rede?
É que essa ligação é muito perigosa tal como foi referido para funcionar é necessário existir sincronismo entre as duas fontes!!! Se ainda existe UPS nos quadros dependendo da autonomia desta a melhor solução à partida será a inversão de rede que nem se vai notar porque dependendo de como está a instalação no momento de transição entre as duas redes as cargas podem ser garantidas pela UPS (a UPS tem de ser online!?). A transição é realizada em poucos segundos!
É que essa ligação é muito perigosa tal como foi referido para funcionar é necessário existir sincronismo entre as duas fontes!!! Se ainda existe UPS nos quadros dependendo da autonomia desta a melhor solução à partida será a inversão de rede que nem se vai notar porque dependendo de como está a instalação no momento de transição entre as duas redes as cargas podem ser garantidas pela UPS (a UPS tem de ser online!?). A transição é realizada em poucos segundos!
Última edição por joaoosvaldo em 29 mar 2011, 09:39, editado 1 vez no total.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Paula
A Edp vai autorizar esse tipo de ligação? Não creio que seja permitido.
Ou será que é para Angola?
Cump.
Mário
A Edp vai autorizar esse tipo de ligação? Não creio que seja permitido.
Ou será que é para Angola?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
Boas,
isto é que vai para aqui confusão.
MT por UPS???
Mais uma vez me parece que estamos a tratar de um assunto pela rama.
Não seria melhor, em vez de colocar partes de questões, colocar as questões por inteiro?
ohmico
MT por UPS???
Não seria melhor, em vez de colocar partes de questões, colocar as questões por inteiro?
ohmico
Caros,joaoosvaldo Escreveu:Não há outra solução? Os transformadores têm mesmo de funcionar ao mesmo tempo e a partir de fontes independentes? Não pode um dos transformadores funcionar em recurso do outro, por exemplo se falhar a energia de um lado alimenta pelo outro utilizando uma inversão de rede?
Eu não tenho experiência em transformadores, este esquema foi me imposto pelo engº responsavel que diz que garante que funciona, quando mais feed back vou tendo do assunto, como neste forum (desde já agradeço a Vossa colaboração), mais dúvidas tenho que realmente funcione sem problemas. Parece me que há realmente risco de um curto circuito, e de queimar uns transformadores! Estou entre a espada e a parede pois tenho consciencia que está errado mas não posso fazer nada pois quem manda insiste que funciona pois já fez antes e sabe que funciona!
Cps
Paula
-
- Técnico Dedicado
Boas,
como será se existir flutuação de tensão numa das alimentações em MT?
O transformador com tensão mais baixa fornece à rede MT?
Vão aparecer correntes de circulação entre os transformadores.
ohmico
como será se existir flutuação de tensão numa das alimentações em MT?
O transformador com tensão mais baixa fornece à rede MT?
Vão aparecer correntes de circulação entre os transformadores.
ohmico
- joaoosvaldo
- Team Apoio
*A azul.
Porquê que não tenta expor ao Eng. responsável a hipótese que eu referi (não quer dizer que seja a única solução mas é uma hipótese):
ohmico Escreveu:Boas,
MT por UPS???
*A colega "PGaspar" diz que existe UPS e é na baixa BT!
ohmico
Tem a certeza que o esquema da instalação que fizeram antes é igual? Não está a escapar nenhum "pormenor"?PGaspar Escreveu:Caros,
Eu não tenho experiência em transformadores, este esquema foi me imposto pelo engº responsavel que diz que garante que funciona, quando mais feed back vou tendo do assunto, como neste forum (desde já agradeço a Vossa colaboração), mais dúvidas tenho que realmente funcione sem problemas. Parece me que há realmente risco de um curto circuito, e de queimar uns transformadores! Estou entre a espada e a parede pois tenho consciencia que está errado mas não posso fazer nada pois quem manda insiste que funciona pois já fez antes e sabe que funciona!
Cps
Paula
Porquê que não tenta expor ao Eng. responsável a hipótese que eu referi (não quer dizer que seja a única solução mas é uma hipótese):
Mas tente clarificar melhor que tipo de instalação é que é? Porquê que necessitam de duas fontes independentes? O problema é que pretendem garantir elevada continuidade de serviço? A instalação é em Portugal? Etc.?Não há outra solução? Os transformadores têm mesmo de funcionar ao mesmo tempo e a partir de fontes independentes? Não pode um dos transformadores funcionar em recurso do outro, por exemplo se falhar a energia de um lado alimenta pelo outro utilizando uma inversão de rede?
-
- Técnico Dedicado
Boas,PGaspar Escreveu:
Bom dia,
Sim as entradas são distintas, têm origem em dois quadros diferentes, apesar de estes quadros serem alimentados por UPS: Mesmo que os transformadores sejam exactamente iguais, há perigo de curto circuito?
Cps
Paula
A minha observação relativamente à UPS, vem do que está escrito.
E continua por esclarescer o que quer dizer com: Sim as entradas são distintas, têm origem em dois quadros diferentes
ohmico
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois! É esperar a ver o que ela responde!ohmico Escreveu:Boas,PGaspar Escreveu:
Bom dia,
Cps
Paula
A minha observação relativamente à UPS, vem do que está escrito.
E continua por esclarescer o que quer dizer com: Sim as entradas são distintas, têm origem em dois quadros diferentes
ohmico