Várias dúvidas...

Responder
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Been thanked: 1 time
Contacto:

Várias dúvidas...

Mensagem por scconduto20c »

Boas.
Tenho algumas dúvidas...
1)O que pode originar um curto-circuito num painel fotovoltaico ?
2)O que pode originar um curto-circuito num aerogerador ?
3)Não percebo está afirmação: "os geradores eólicos não tem poder para injectar corrente de curto circuito. (visto estar relacionado com capacidade de injecção da potência reactiva e sua impedância)"
4)Sendo a energia obtido pelos painéis fotovoltaicos em corrente contínua, a passagem pelos inversores para se obter em alternada, cria harmónicas?
5)Existe limite de potência deformante( causada pelas harmónicas)?( como no caso da potência reactiva que limita e penaliza quem absorve/fornece à rede a cima de um limite)

Cumprimentos
gpmstr
Curioso
Curioso
Registado: 14 mar 2011, 16:06

Re: Várias dúvidas...

Mensagem por gpmstr »

scconduto20c Escreveu:Boas.
Tenho algumas dúvidas...
1)O que pode originar um curto-circuito num painel fotovoltaico ?
2)O que pode originar um curto-circuito num aerogerador ?
3)Não percebo está afirmação: "os geradores eólicos não tem poder para injectar corrente de curto circuito. (visto estar relacionado com capacidade de injecção da potência reactiva e sua impedância)"
4)Sendo a energia obtido pelos painéis fotovoltaicos em corrente contínua, a passagem pelos inversores para se obter em alternada, cria harmónicas?
5)Existe limite de potência deformante( causada pelas harmónicas)?( como no caso da potência reactiva que limita e penaliza quem absorve/fornece à rede a cima de um limite)

Cumprimentos
boas,
tanto no ponto 1 como no 2, somente se os mesmos estiverem avariados é que podem originar um curto... de outra maneira não têm razam para originar um curto... as saidas já foram testadas com um multimetro para ver se o dispositivo está a debitar voltagem?
no ponto 4 creio que as harmónicas dependem muito dos inversores utilizados...
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

/quote]
"no ponto 4 creio que as harmónicas dependem muito dos inversores utilizados... "[/quote]

quer dizer com isto, que se os inversores forem de má "raça", não eliminam por si algumas/todas as harmónicas, é isso?
gpmstr
Curioso
Curioso
Registado: 14 mar 2011, 16:06

Mensagem por gpmstr »

Exacto, é como os conversores de 12v-24v DC dos carros para 230v AC por meia duzia de euros...
Algumas diferenças devem ter para os que custam o dobro... Basta analizar a onda de saida dos mesmos para descobrir!
Para fazer o contrário é mais fácil porque se quer uma tensão continua... agora quando se passa de continua para alternada, se o conversor não for bom vai fazer uma onda irregular e com ruido...

Mas também sou sincero, a minha experiencia nestes casos é minima, só mesmo o que tenho lido.
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

gpmstr Escreveu:Exacto, é como os conversores de 12v-24v DC dos carros para 230v AC por meia duzia de euros...
Algumas diferenças devem ter para os que custam o dobro... Basta analizar a onda de saida dos mesmos para descobrir!
Para fazer o contrário é mais fácil porque se quer uma tensão continua... agora quando se passa de continua para alternada, se o conversor não for bom vai fazer uma onda irregular e com ruido...

Mas também sou sincero, a minha experiencia nestes casos é minima, só mesmo o que tenho lido.

Obrigado, pela ajuda.
Eu também, não analisei esse problema com nenhum aparelho, é mesmo a nível teórico, o que foi ouvido e lendo.
Freddy
Curioso
Curioso
Registado: 14 set 2009, 18:39

Mensagem por Freddy »

Acerca do ponto 4, todos os inversores que conheço geram harmónicos e penso que não existirá nenhum que não o faça.
A questão aqui será a qualidade do sinal de saída, e este é influenciado pela frequência de comutação do inversor.

Quanto maior a frequência de comutação, maior a qualidade do sinal e menor o ruído presente.
lmma
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2011, 11:51

Mensagem por lmma »

Curto-circuito num painel ainda não encontrei, mas a acontecer o mais provável é que seja no interior da caixa de ligações. Outra hipótese é se o painel sofrer um impacto tal que provoque o contacto entre 2 pontos do circuito eléctrico. O que acontece mais frequentemente é o corto-circuito nas strings de painéis.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”