loteamento

Responder
samonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2009, 20:41

loteamento

Mensagem por samonteiro »

Olá! Bem sou estudante de engenharia electrotécnica e frequento o 3 º ano deste mesmo curso comecei agora a ter a cadeira redes de instalações eléctricas e o meu projecto (desta cadeira) é fazer um loteamento com um pavilhão multiusos com parque para feirantes a volta dele mesmo com uma associação comercial e industrial etc. Bem a minha questão e a simbologia da parte eléctrica tal que vou precisar de tomadas como aquelas que se encontram nos parques de campismo para os feirantes! A questão existe? ou vou ter que as desenhar? Bem como programas de cálculo de luz dos postes e para os PT existem? Vou ter que andar a ler legislações interpretar tabelas para saber que potencias vou ter que “dar”! Bem a outra questão é para cada zona de feira vai ser estabelecida por baixa e media para vários tipos de vendas (ou ate talvez futuramente espectáculos culturais), cada feirante vai a uma entidade x e diz que necessita da tal potencia para ter a sua tenda e é lhe vendida. As tomadas são as mesmas que as do parque campismo ou são outro tipo de tomadas (a ideia era vender lhe a hora)? E se me pudessem indicar sites de grande utilidade para este meu projecto agradecia?

Agradecia toda ajuda possível e imaginável desde software, simbologia e DICAS

Obrigado
Samuel Monteiro
samonteiro
Curioso
Curioso

Re: loteamento

samonteiro Escreveu:Olá! Bem sou estudante de engenharia electrotécnica e frequento o 3 º ano deste mesmo curso comecei agora a ter a cadeira redes de instalações eléctricas e o meu projecto (desta cadeira) é fazer um loteamento com um pavilhão multiusos com parque para feirantes a volta dele mesmo com uma associação comercial e industrial etc. Bem a minha questão e a simbologia da parte eléctrica tal que vou precisar de tomadas como aquelas que se encontram nos parques de campismo para os feirantes! A questão existe? ou vou ter que as desenhar? Bem como programas de cálculo de luz dos postes e para os PT existem? Vou ter que andar a ler legislações interpretar tabelas para saber que potencias vou ter que “dar”! Bem a outra questão é para cada zona de feira vai ser estabelecida por baixa e media para vários tipos de vendas (ou ate talvez futuramente espectáculos culturais), cada feirante vai a uma entidade x e diz que necessita da tal potencia para ter a sua tenda e é lhe vendida. As tomadas são as mesmas que as do parque campismo ou são outro tipo de tomadas (a ideia era vender lhe a hora)? E se me pudessem indicar sites de grande utilidade para este meu projecto agradecia?

Agradecia toda ajuda possível e imaginável desde software, simbologia e DICAS

Obrigado
Samuel Monteiro
??????
lmma
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2011, 11:51

Mensagem por lmma »

As tuas questões estão colocadas de forma um bocado confusa. Se necessitares de projectrar um PT, a Schneider Electric tem um software que ajuda muito, pois produz as memórias descritivas, calculos e peças desenhadas. Penso que deve estar disponivel no site para descarregar. A mesma empresa também tem um outro software para desenhar quadros eléctricos.
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas Samonteiro,

Antes de mais, sugiro-te que te diriges ao engenheiro responsável pela cadeira e lhe perguntes concretamente o que tens de fazer, apontares o que ele disser e passar para aqui, pois não ficou nada claro e assim é difícil poder ajudar-te.

Algumas notas:
- Simbologia: Quanto ao exemplo da caixa de tomadas que deste, não existe nenhum símbolo para isso, existe sim um símbolo para tomada, colocas-lhe uma caixa à volta e na simbologia que apresentares no projecto, apenas tens de indicar que aquele símbolo é de uma caixa de tomadas do tipo XX com Y tomadas do tipo Z (etc etc). Podes ainda, para seres mais preciso, procurar nas marcas uma caixa desse tipo, desenhares um pormenor dessa caixa e apresentar isso no projecto (é apenas uma sugestão). Não faltam ficheiros de simbologias neste forum, é uma questão de fazeres uma pesquisa rápida.
- Quanto aos softwares de cálculo luminotécnico, tens vários, uns mais simples que outros. Dialux, WinElux, Relux, Softlux, Lumisoft. Do meu ponto de vista, o mais completo é o Dialux, não sendo o mais simples ainda assim. São freewares, portanto podes fazer o download na internet.
- Software de P.T., tens o da Efacec e o da Schneider (como já referiram aí), só não sei se consegues os ditos programas através do site das marcas.
- Para realizar estes tipos de projectos, é conveniente que conheças a legislação. Nada que nas aulas teóricas, não seja dado concerteza.
- Começa mesmo por atribuir potências às instalações todas a dimensionar. Podes te basear nas potências da EDP, não sendo, ainda assim, obrigatório. Consoante o n.º de instalações, coeficientes respectivos, saberás a potência total necessária. Já é um princípio, já saberás que P.T. (no caso de necessitar) deves dimensionar. Daí para a frente, depende da topologia que vais tomar para a distribuição de energia.
- "Bem a outra questão é para cada zona de feira vai ser estabelecida por baixa e media para vários tipos de vendas (ou ate talvez futuramente espectáculos culturais), cada feirante vai a uma entidade x e diz que necessita da tal potencia para ter a sua tenda e é lhe vendida." - Explica-te lá melhor, porque esta parte do baixa e média não faz sentido, não vais abastecer nenhum tipo de venda em média tensão, se é isto que queres dizer.

Para mais ajuda, penso que deverias explicar melhor a forma como o espaço é dividido (se é um recinto fechado, aberto, entre outros), saber ao certo o tipo de distribuição que vais ter de usar.

Boa sorte!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
samonteiro
Curioso
Curioso

Boas! Desde já obrigado aos 2 que responderam! Lendo bem não fui claro com as minhas questões! Tentarei ser mais directo possível para próxima.” Engronhei” muito! O espaço é aberto á excepção de cabines sanitárias, pavilhão multiusos e uma associação cultural e industrial sim já comecei a calcular as potencias! Quanto a simbologia sim já vi muito material por aqui mas pela politica deste fórum não posso ver o link sem antes ter pelo menos 5 mensagens axo eu.
Quanto a potencia media e baixa o que eu queria dizer e que no espaço da feira vai a ver vários tipos de potencia! já tive acesso aos dados da edp e tornou se mais explico te para mim, agora os softwares que mencionaste o dialux metendo os dados necessários ele calcula me a iluminação publica logo?
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

O Dialux é um software que te permite importar a planta dwg de CAD e reproduzir o ambiente tal como ele é. Depois, através de plug-ins dos fabricantes de luminárias a instalar ou através dos catálogos on-line de algumas marcas que o Dialux disponibiliza, importas a quantidade de luminárias que desejas, localizas-las e o software faz-te os cálculos todos. Através desses cálculos, terás de verificar se os níveis necessários estão atingidos ou se necessitas de mais postes ou lâmpadas mais potentes. Vais lá por tentativas. Depois, o programa permite-te teres uma representação gráfica em 3D do espaço e dos níveis de iluminação, dos tipos de luminárias tal como será o espaço real. Procura exemplos na net de trabalhos em Dialux. Pessoalmente, não penso que um engenheiro de universidade espera que um aluno utilize o Dialux numa disciplina de Projectos, no entanto, que é uma mais-valia, não tenhas dúvidas.

Cumprimentos,
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
samonteiro
Curioso
Curioso

Duarte82 Escreveu:Boas,

O Dialux é um software que te permite importar a planta dwg de CAD e reproduzir o ambiente tal como ele é. Depois, através de plug-ins dos fabricantes de luminárias a instalar ou através dos catálogos on-line de algumas marcas que o Dialux disponibiliza, importas a quantidade de luminárias que desejas, localizas-las e o software faz-te os cálculos todos. Através desses cálculos, terás de verificar se os níveis necessários estão atingidos ou se necessitas de mais postes ou lâmpadas mais potentes. Vais lá por tentativas. Depois, o programa permite-te teres uma representação gráfica em 3D do espaço e dos níveis de iluminação, dos tipos de luminárias tal como será o espaço real. Procura exemplos na net de trabalhos em Dialux. Pessoalmente, não penso que um engenheiro de universidade espera que um aluno utilize o Dialux numa disciplina de Projectos, no entanto, que é uma mais-valia, não tenhas dúvidas.

Cumprimentos,
sim o prof manda calcular a pata, mas se eu souber um fim para onde caminhar é bom!! ;) obrigado!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"sim o prof manda calcular a pata, mas se eu souber um fim para onde caminhar é bom!!"

A ideia é aprenderes, mas se queres tudo feito, cuidado, porque no final podes ficar para trás.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
samonteiro
Curioso
Curioso

Mário Escreveu:Boas

"sim o prof manda calcular a pata, mas se eu souber um fim para onde caminhar é bom!!"

A ideia é aprenderes, mas se queres tudo feito, cuidado, porque no final podes ficar para trás.

Cump.
Mário
Boas! sim eu sei quais sao as consequencias disso!! mas uma coisa e andares com contas, por mais que confies nas teus calculos so o prof e que ira ditar se esta bem! entao a ideia e ter uma meta para saber o caminho que seguir! nao quer dizer que o use, o mais certo e utilizalo se e so se o meu prof disser as contas estao certas! ai posso dar uso a ferramenta para caprichar o trabalho talvez digo eu!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”