Olá!
Sempre pensei que nas instalações fixas se utilizassem sempre condutores rígidos, porém, o fulano deste vídeo, que vai montar uma tomada, usa conductores flexíveis. Pode fazer isso?
http://www.youtube.com/watch?v=YBN5MPU5qq4
Já agora, deixo aqui umas dúvidas relacionadas com o trabalho apresentado no vídeo:
-O tubo utilizado é o adequado?
-Que material é recomendado para encher os roços da parede e fixar da caixa? Cimento branco? Obrigado.
Nova tomada de parede: condutores flexíveis ou rígidos?
Re: Nova tomada de parede: condutores flexíveis ou rígidos?
Viva, nas actuais instalações usa-se cada vez mais este tubo, porque aguenta bem o cimento, nao se parte facilmente e para fazer curvas é do melhor. Além de ser mais barato (penso eu).
cumprimentos
cumprimentos

Boas,news_js Escreveu:Olá!
Sempre pensei que nas instalações fixas se utilizassem sempre condutores rígidos, porém, o fulano deste vídeo, que vai montar uma tomada, usa conductores flexíveis. Pode fazer isso?
http://www.youtube.com/watch?v=YBN5MPU5qq4
Já agora, deixo aqui umas dúvidas relacionadas com o trabalho apresentado no vídeo:
-O tubo utilizado é o adequado?
-Que material é recomendado para encher os roços da parede e fixar da caixa? Cimento branco? Obrigado.
para o trabalho realizado, que se trata de um trosso muito curto e sem curvas, pode-se uzar este tipo de tubo sem problemas, mas por experiencia um VD ou Isogris para trabalhos com curvas é bem melhor, porque os tubos Anelados se não forem totalmente lisos por dentro nas curvas...
para fazer o enchimento dos roços, aconcelho para fixar o tubo o cimento normal mas não encher o roço totalmente, e depois encher o resto com estuque...
Pelo menos foi assim que fiz na minha casa quando pus os estores electricos e tive que fazer passagens novas de electrecidade...
-
- Curioso
- Registado: 12 dez 2009, 23:14
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Obrigado pelas respostas, mas e o condutor, não devia ser rígido (unifilar) em vez de flexível (multifilar). Nos meus tempos de estudo de electrotecnia (do 9.º ao 11.º ano) usava-se unilar. Agora mudou?
viva, tanto faz, mas usa-se mais o multifilar.
cumprimentos
cumprimentos