Requisição de ligação em baixa tensão

carpalhoso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 dez 2007, 23:08
Been thanked: 1 time

Requisição de ligação em baixa tensão

Mensagem por carpalhoso »

Boa noite colegas,

È o seguinte depois de ter feito um pedido de ramal para um cliente, e chegando o orçamente, segundo o que li e o que me deu a entender, é que podemos optar por fazer nós o ramal, ou seja a ligação entre o poste e a p100, a duvida que tenho é que será que eu como trabalhador em nome individual tendo um titulo de registo e inscrito na dge poderei fazer esse ramal?
O que faz depois a edp?
Tenho que ligar os condutores no poste ou isso é da responsabilidade deles?

Carpalhoso

dscserviços.com
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Requisição de ligação em baixa tensão

Mensagem por Josecalado »

Segundo a minha experiência penso que não pode executar esse trabalho, terá de ser empresa creditada pela EDP; que no fim do trabalho concluído terá de ser feito um termo de entrega do trabalho concluído, que depois é vistoriado pelo departamento técnico da EDP, pelo que o melhor é recorrer a uma dessas empresas, que normalmente fazem um preço mais baixo do que o orçamento apresentado pela EDP.
As empresas creditadas acho que constam no site da EDP.
No entanto o processo costuma ser mais rápido se for aceite o orçamento da EDP, porque o sistema já está pensado desta forma.

Cpm.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Concordo.

Só podem ser empresas credenciadas pela EDP a realizar esse tipo de trabalhos, atenção!

E pela minha experiência, estas costumam ser bem mais rápidas (e baratas) que a EDP...
Learning is the goal!!
Gonzalez
Curioso
Curioso
Registado: 14 mar 2011, 11:21

Mensagem por Gonzalez »

Vivam, do poste até ao contador a responsabilidade é de EDP, a partir dai ja passa da sua responsabilidade com ja foi falado.
Uma vez pedi e foram relativamente rapidos (8 dias).

cumprimentos
Imagem
portela
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jul 2009, 16:23

Mensagem por portela »

Boa noite colegas,

È o seguinte depois de ter feito um pedido de ramal para um cliente, e chegando o orçamente, segundo o que li e o que me deu a entender, é que podemos optar por fazer nós o ramal, ou seja a ligação entre o poste e a p100, a duvida que tenho é que será que eu como trabalhador em nome individual tendo um titulo de registo e inscrito na dge poderei fazer esse ramal?
O que faz depois a edp?
Tenho que ligar os condutores no poste ou isso é da responsabilidade deles?
A caixa de portinhola P100 serve exactamente p/a efectuar a separação em rede pública e instalação privada.
Tudo o que seja de serviço público só pode ser efectuado por empresas credenciadas pela EDP; pelo inverso tudo o que fique a montante da portinhola é de exclusiva responsabilidade do proprietário que deve delegar a execução e responsabilidade num técnico responsável devidamente habilitado.
shok
Curioso
Curioso
Registado: 11 nov 2010, 20:51

Mensagem por shok »

boas, continuando este post e no seguimento do pedido de um orçameno pata ligação á edp, recebi hoje o dito orçamento.

O Orçamento vem com uma valores interessantes, que até achei em conta e que vou passar a descrever:

As condiçoes da moradia são as seguintes:

O poste que está mais perto do inicio da minha propiedade fica a 60 metros;
O local onde construí a muro com a portinhola e caixa de contador está a 82 metros;
Deste muro até á moradia são ums 10 metros;
Entre a minha casa e o poste não existe mais nada a não ser monte;

A EDP, foi ao local, verificou as condiçoes e mandou orçamento.
Colocando ao meu dispor 3 ipoteses de ligação, são elas:

opção 3.1

Elementos de ligação de uso exclusivo 0€
elementos de ligação de usopartilhado 591€
estudos e orçamentação 65,63
Total 808,39 Iva inc.

Oplão 3.2

Elementos de ligação de uso exclusivo 418€
elementos de ligação de usopartilhado 591€
Total 1322€ Iva inc.

opção 3.3

Elementos de ligação de uso exclusivo 0€
elementos de ligação de usopartilhado 0€
Total 80,72 Iva inc.

Nos elementos de ligação de uso exclusivo tenho 14 metros de cabo LSVSV de 16mm
Nos elementos de ligação de uso partilhado tenho 85 metros de cabo LXS de 25mm

Como eu andei a fazer bem as contas, deixei a portinhla no local onde vai ficar o ultimo poste, assim, não é necessario efectuar ramal subterraneo, pois como está descrito no site da edp o poste pode ficar incerido no muro delimitador da propriedade e baixar o cabo pelo poste e entrar para a portinhola sem recorer ao subterraneo.

No orçamento da EDP, colocaram 14 metros de ramal subterraneo, como não sabia onde é que eles mediram esses 14 metros liguei para a edp, andaram, deram voltas, pediram para eu aguardar para verificar, mas concluiram que esses 14 metros são desde o armario de distribuição até á minha portinhola, o que não pode ser porque a portinhola está encostada ao local do poste.

A minha pergunta é, será que eles já estão a conteplar a ligação desde o contador até ao quadro de casa?
expliquei isto ao omercial da edp, mas ele não tem informação de como o funcionario da edp fez a medição.

Disse-me tb que o ramal subterraneo pode ser um eletricista a fazer, fiquei sem perceber nada.

alguma sugestão?

obrigado
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

A EDP faz a ligação só atê Portinhola, da Portinhola ao contador e diferêncial dentro casa é o técnico electricista que executa! eu pessoalmente escolhia a opção 1, o pessoal é qualificado do exterior da EDP, mais barato e mais rápido já tive a experiência em vários pedidos de ramais, recomendo.
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

Boas, eu tb vou escolher a opção 1, pois não achei que estivesse "caro".

A minha confusão é só por causa do ramal subterraneo, não faço ideia onde é que o tecnico da EDP foi ver onde fazia o ramal subterraneo.

Porque o ramal aéreo fica mesmo ao lado da portinhola, logo, não existe ramal subterraneo.

Obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Boas!
A ligação entre o poste e a entrada na portinhola, se não existir murete construído a uma altura de 2,60 mt. a EDP costuma considerar ramal subterrâneo, porque leva um tubo com cabo enfiado até ao solo, logo a altura do poste + o espaço de interligação subterrânea até chegar á portinhola possívelmente dará os 14 mt.
Cpm.

Cpm.
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

Olá josecalado, obrigado pelo esclerimento,

Agora se tiver acesso ao documento da dit-c14-100/N de maio de 2007, na pagina 12, ponto 7.1.2, o muro que está exemplificado nã tem uma atura de 2,60.

O meu ponto de recebimento de energia foi construido como está nesse exemplo, logo, o cabo não chega a entrar na terra, sai da portinhola logo para cima, foi feito assim já para não existir logar a uma baixada subterranea, porque o poste vai ficar encostado ou incerido no muro como faz referencia o exemplo.

obrigado

P.s. já viram que me fica tão cara a descida desse poste como um ramal aéreo de 85 metros!!!!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Note que realmente nessa DMA da EDP o que diz é que a distância mínima ao solo do cabo torçada não pode ser inferior a 2,25 mt. logo o murete terá de ter mais pelo que 2,60 mt. é o que normalmente se utiliza para a construção.
A EDP nos orçamentos que faz não utiliza as medidas rigorosas ao metro, mas baixadas até = ou < a 6 mt. e depois não sei se passa para os 14 mt, logo uma baixada que tenha por exemplo 7 mt. o cliente terá de pagar os 14 mt.

Cpm.
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

boas,

Já mandei um mail á edp a pedir esclarecimento, com todos os elementos que tenho, mais ou menos como coloquei aqui.

Já responderam que vão analizar a cituação e dar resposta em breve.

Se quero poupar 500€ lá tenho de esperar pela resposta.

Tb posso fazer de outra maneira, faço um pilar já com o tubo até aos 2,60m, aí eles já terão de ficar só pela aérea.

A meu ver, esses 2,25m é até onde o cabo tem de ser emtubado, mas nada como esperar.

obrigado a todos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Um conselho:

procura 2 ou 3 orçamentos em empresas credenciadas para fazer esse ramal, podes ter umas boas surpresas ;)

fornece-lhes o nº de requisição (PFE) e as quantidades discriminadas pela EDP:
- ligação de uso exclusivo tenho 14 metros de cabo LSVSV de 16mm
- ligação de uso partilhado tenho 85 metros de cabo LXS de 25mm
Learning is the goal!!
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

Obrigado mas aqui em cima não conheço nenhuma empresa que faça esse trabalho.

entretanto continuo á espéra da resposta da EDP, pois entrei en contacto con eles a expliquei a situação, ao que me responderam que o técnico iria deslocar-se novamente ao local, mas até hoje ainda não tive mais nanhuma resposta, continuo á espéra que o técnico visite novamente o local.
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

acreditem ou não... ainda estou à espéra que o técnico visite o local... a EDP deve estar aguardar pela desistencia da reclamação e aceitação do orçamento... só encontro está explicação...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”