Criterios de medição

Responder
J.Luz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mar 2011, 17:53

Criterios de medição

Mensagem por J.Luz »

Boas

Para quem não sabe, sou medidor orçamentista de instalações eléctricas e ited, como a maioria (penso eu) dos medidores fazem as medições consoante a experiencia adquirida. Pois bem, não sou diferente de ninguém, apenas que ainda tenho muito para aprender.
Peço então, a quem tiver critérios de medição indicados por instituições credíveis e se não se importasse para por disponível ou enviar-me para o mail

Agradeço o envio de alta e muito alta tensão, media e baixa (para edificio).

Desde já agradeço
J.Luz

jmvl_@hotmail.com
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Criterios de medição

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

De que critérios estás a falar exactamente?
J.Luz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por J.Luz »

Por exemplo, na construção civil existe um livro de criterios de medição feito pelo LNEC, tambem fala sobre as instalações, mas é muito vago.

Nas medições em planta, sem cortes de ou esquemas verticais, qual deve ser a altura a instalar os quadros electricos, se as pontas apenas sobem ( ou descem ) até ao meio do quadro ou se vão até à extremidade, situações desse genero.
Ant
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 set 2008, 17:30

Mensagem por Ant »

Caro Luz,

O teu melhor suporte, nesta matéria, é sem dúvida a tua experiência ou, a de outros que queiram partilhar. Aqui fica a minha:

- Não existem normas oficiais de medição nem normas definidas pelo LNEC, mas tem vindo a ser prática corrente considerar como «normas do LNEC», os critérios definidos na publicação Regras de Medição na Construção.
- No Decreto-Lei nº 59/99 de 2 de Março, art. 202°, no qual se faz referência a que os métodos e critérios a adoptar para realização das medições serão obrigatoriamente estabelecidos no caderno de encargos e, em caso de alterações, os novos critérios de medição que porventura se tornem necessários, deverão ser desde logo definidos.
- A Portaria 428/95 de 10 de Maio, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que regulamenta os concursos para empreitadas e fornecimentos de obras públicas, estabelece também a seguinte ordem de prioridade a observar na medição de trabalhos quando não são estabelecidos outros critérios no caderno de encargos:
- Normas oficiais de medição que se encontrem em vigor; - sem comentários!?!
- Normas definidas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC);
- Critérios geralmente utilizados ou os que forem acordados entre o dono da obra e o empreiteiro;
- A minha experiência - Instalações Eléctricas - fica-se pela análise de Trabalhos a MAIS/MENOS, quer em obras públicas e privadas. E o meu suporte tem sido o Caderno de Encargos, Lista de Preços Unitários, e critérios acordados entre DO e EE.

Ainda temos um trabalho bem longo e tortuoso na Normalização dos Critérios.

Bem Hajam!

PS: Creio que não acrescento nada de novo, apenas faço um novo apanhado do assunto!!!
J.Luz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por J.Luz »

Obrigado na mesma Ant, o maior problema é qua a maior parte dos projectos chegam mal feitos, raro é o projecto que dê para pegar no inicio e medir tudo sem duvidas de maior, sendo uma habitação é pouco problemático, pouco sai do normal, mas quando se passa para as escolas ou hospitais começa a complicar.

Por essas situações estou a tentar criar um criterio uniforme e apresentar a alguns profissionais para ter um parcer, no entanto quero reunir o maximo de informação possivel, isto apenas para uso pessoal, e a quem pedir.

Quando fazem medições de cabos dão alguma margem de erro? ou apenas consideram os circuitos e as promadas?
Qual é a margem que dão para as pontas e ligações dos cabos?
Nos cabos mais grossos dão alguma margem de curvatura ou medem o ângulo de "90º"?

Nos cabos de alta tensão como é que se calcula a curvatura entre os postes?

Obrigado
J.Luz
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53
Been thanked: 1 time

Mensagem por JoaoB »

Caros amigos,

Fala-vos um dos profissionais que "sofre" com as vossas medições!!! :lol:

Fora de brincadeiras... trabalho numa empresa de instalações de médio/grande porte e tenho obrigatoriamente que medir os projectos das obras que fazemos. Regra geral, no que diz respeito a cabos os projectos são mal medidos, ou melhor, são bem medidos mas sem qualquer tolerância. O traçado de um cabo não é o valor da linha mais qualquer coisa para a subida e a descida... as instalações bem feitas têm curvas alargadas e folga na ligação dos cabos, um cabo á medida quando é encomendado tem que ter sempre 2 ou 3 metros a mais do que foi medido para acautelar surpresas, existem muitas variáveis que normalemente não são consideradas, estamos a falar de valores que facilmente passam dos 10% e em cabos de maior quantidade tipo iluminação e tomadas no final das contas podem passar facilmente dos 40% dos valores medidos!!! :shock:

Não tenham medo de colocar uma boa margem nos traçados que medem, no final o cliente fica satisfeito porque não há trabalhos a mais e o instalador também porque não tem que andar a fazer contas de cabeça para esticar o orçamento para acompanhar a subida do cobre.

Eu faço esporadicamente medições para um medidor-orçamentista amigo e considero sempre 10-15% nos cabos de alimentação e 20-30% nos cabos "finos", dependendo da dimensão da obra.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Não é tão linear assim.

Nas obras privadas concordo que se deve medir com folga de 15/20% nos cabos.
Nas obras públicas não dou mais que 10% porque já sei que os concorrentes vão mandar erros e omissões de 10 a 20% quer ponha uma margem baixa ou alta portanto mais vale salvaguardar o património público. Chega-se a pontos de eu ver listas de erros e omissões e ter diferenças exactas de 10% em todas as medições lineares.

Portanto cada caso é um caso. O importante é ser rigoroso e guardar as folhas de medições intercalares (exactas) até ao final da obra. Nunca se sabe se podem vir a ser precisas.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”