avaria em tomadas monofásicas

Responder
joao_gdb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 fev 2010, 00:59

avaria em tomadas monofásicas

Mensagem por joao_gdb »

boas... tenho em minha casa um circuito de tomadas normal... o circuito faz dois quartos... e agora um dos quartos deixou de ter 230v nas tomadas mas sim apenas 110v... o que poderá ser??
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: avaria em tomadas monofásicas

Mensagem por Duzia12 »

Pergunta difícil, vou pensar
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

joao_gdb Escreveu:boas... tenho em minha casa um circuito de tomadas normal... o circuito faz dois quartos... e agora um dos quartos deixou de ter 230v nas tomadas mas sim apenas 110v... o que poderá ser??
Penso que isso é uma tensão falsa faça o seguinte teste, arranje um suporte com uma lâmpada de 230V/60W (por exemplo) ligue a uma dessas tomadas e possivelmente verificará que a lâmpada não acende.
O mais provável é interrupção numa das derivações, deverá começar a pesquisar no início do circuito até descobrir onde é a anomalia.

Cpm.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

És capaz de ter um fio desligado e duas lâmpadas ficarem em série tensão perto de 110 a 115 Volts
jr1
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 19:39

Mensagem por jr1 »

Penso que o Duzia12 tem razão mas,... numa caixa de derivação de tomadas não deveria passar iluminação. Logo se é nas tomadas pode ser o mesmo efeito mas com outro tipo de carga, máquinas por exemplo, será que não detectou mais nenhuma anolalia além desta???

Já me aconteceu ter "coton" numa tomada e este estar a fazer de resistencia e num casquilho teia de aranho com um bocado de terra/barro fez o mesmo efeito, a lampeda mal acendia...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

é facil , dá uma beca de trabalho , abrir as tomadas se a instalação for de tomada para tomada ou ir à caixa de derivação se for à caixa ...
e durante todo este percurso ir medindo se tem 230v eu vou para problemas no neutro ...
ah e ver também o disjuntor no quadro e o neutro no quadro ...
jomasial
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mar 2011, 08:32

Mensagem por jomasial »

A primeira coisa a fazer é ires ao quadro eléctrico e verificar se tens 230V na saída para as tomadas, isto para não andares a desmontar tomadas ao acaso, pode ser que tenhas a avaria no quadro mais precisamente nos disjuntores. Na minha maneira de ver é muito difícil avariar duas tomadas ao mesmo tempo. logo ou é problema de disjuntores ou na caixa de derivação como fala o colega no poste anterior, se é que existe caixa de derivação pode ser que seja directo do quadro para as tomadas, mas isso cave a ti verificares se existe derivação ou não.
cumps.
Procuro sabedoria.
daniel_c
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 20:16

Mensagem por daniel_c »

jomasial Escreveu:pode ser que tenhas a avaria no quadro mais precisamente nos disjuntores.
este caso esta excluido a partida acho eu, o nosso colega esta a dizer no inicio:

"tenho em minha casa um circuito de tomadas normal... o circuito faz dois quartos... e agora um dos quartos deixou de ter 230v nas tomadas mas sim apenas 110v..."
Nimar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 mar 2011, 19:07

Mensagem por Nimar »

Olá.

Para se poder responder com precisão teria-mos que ter mais alguns elementos, tais como:

1º Se a instalação é antiga daquelas que têm por norma dois circuitos ao quadro ou se já é uma instalação com vários circuitos.
No caso de ser uma instalação antiga dois males podem acontecer, como estes circuitos estão normalmente misturados quer dizer o mesmo circuito alimenta tomadas e lâmpadas e o outro circuito acontece o mesmo assim podes ter um problema numa lâmpada que esteja a afectar as tomadas ou uma ligação recente que te tenha desligado um dos fios numa possível caixa ou em qualquer outro ponto que tenham sido mexido, também ser um mau aperto ou um fio estorricado em qualquer das hipoteses tens uma tenção enganosa em vazio mas em carga essa tenção vai a zero.
Se a instalação for recente ou o interruptor de quadro avariado, uma ligação com falta de aperto ou fio queimado.
Na minha opinião e quase a 100% independentemente da instalação ser nova ou velha o que tens é um dos fios queimado por falta de aperto e com o aquecimento queima comportando-se como uma resistência, assim olha para os buracos das tomadas e repara se estão com cor amarelada esse é o sintoma que algo não está bem, este problema pode ser em várias tomadas.
Vai por ai que chegas à avaria com facilidade.
( A união faz a força e trás a sabedoria )
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”