Dúvidas - Terras ITED

Responder
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Dúvidas - Terras ITED

Mensagem por Miguel Rocha »

Boas!

No esquema de terras que envio em anexo tanto o BGT ITED como o BGT Edificio se encontram dentro do ATI e QE respectivamente, correcto?

O seccionador amovivel e o ligador amovivel poderão ser ambos aquela caixa tipica de terras I3?

O que é o disruptor bipolar? O Sr. Google não me encontra nada disso... é referido no manual mas apenas como opção:

"NOTA: Se houver necessidade de se ligar o mastro das antenas à terra, esta ligação deverá ser directa ao barramento de terras do edifício. Deverá ser antecedida de um disruptor bipolar, junto ao barramento de terras, para evitar perturbações na captação das antenas (em condições normais)."

Poderei então eliminar a sua utilização?

Cumprimentos!
Anexos
Terras Ited.rar
(22.93 KiB) Transferido 848 vezes
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Dúvidas - Terras ITED

Mensagem por Varejo »

Miguel Rocha Escreveu:Boas!

No esquema de terras que envio em anexo tanto o BGT ITED como o BGT Edificio se encontram dentro do ATI e QE respectivamente, correcto?

O seccionador amovivel e o ligador amovivel poderão ser ambos aquela caixa tipica de terras I3?

O que é o disruptor bipolar? O Sr. Google não me encontra nada disso... é referido no manual mas apenas como opção:

"NOTA: Se houver necessidade de se ligar o mastro das antenas à terra, esta ligação deverá ser directa ao barramento de terras do edifício. Deverá ser antecedida de um disruptor bipolar, junto ao barramento de terras, para evitar perturbações na captação das antenas (em condições normais)."

Poderei então eliminar a sua utilização?

Cumprimentos!
Boas, 1º as terras de electricidade e ITED, só se juntam no BGT ou seja na caixa amovivel de terra, e não no ATI ou QE.
2º o disruptor bipolar serve para interromper a ligação do mastro á terra, e só quando recebe uma descarga é que dá continuidade do mastro á terra.
3º se o mastro estiver sempre ligado á terra causa interferencias e perca de sinal de tv, por isso o manual refere isso, apesar de quase ninguem o colocar e poucos o conhecem!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado pelo esclarecimento!

Tem um esquema melhor que me possa mostrar?

Cumprimentos!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, o teu esquema está correcto!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
helder Filipe
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2008, 22:37

Mensagem por helder Filipe »

Boas!!!
A Unica coisa que acho que esta incorrecta em relaçao ao meu projecto e que no meu diz que devemos utilizar Fio de Cor Vermelho\Verde com uma secçao nunca inferior a 4mm...
E nesse esquema o fio terra que vai ao ITED esta designado secção de 2.5mm...
Cumprimentos... :D
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

helder Filipe Escreveu:Boas!!!
A Unica coisa que acho que esta incorrecta em relaçao ao meu projecto e que no meu diz que devemos utilizar Fio de Cor Vermelho\Verde com uma secçao nunca inferior a 4mm...
E nesse esquema o fio terra que vai ao ITED esta designado secção de 2.5mm...
Cumprimentos... :D
Boas, no esquema está cabo 25mm e 2.5mm, deduzo que o "." seja engano, na coluna coaxial e pares de cobre chega 4mm,(minimo 2.5mm) na terra do mastro é que deve ser de 16mm, em relação á cor só é obrigatório ser verde/vermelho do BGT ITED ao BGT do edifício para distinguir a terra das ITED em relação ás outras!!!
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda

Não fui eu que fiz o esquema mas penso que não terá sido engano.

Citando o Manual ITED vem:

"Entre o BGT e o barramento geral de terras do edifício, existe um seccionador amovível, normalmente em cobre. O condutor que interliga o seccionador ao barramento geral de terras do edifício não pode ser de secção nominal inferior a 25 mm2."

Do seccionador ao BGT ITED julgo que se aplica a regra do >=2,5mm2.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Miguel Rocha Escreveu:Não fui eu que fiz o esquema mas penso que não terá sido engano.

"Entre o BGT e o barramento geral de terras do edifício, existe um seccionador amovível, normalmente em cobre. O condutor que interliga o seccionador ao barramento geral de terras do edifício não pode ser de secção nominal inferior a 25 mm2."

Boas, como BGT ITED tens terra do mastro a 16mm e as saidas das colunas pares de cobre e coaxiais não tem logica que a entrada do barramento ITED seja a 2.5mm, se o cabo que vai para o BGT edificio é apenas o seccionador não se reduz de 25mm para 2.5mm!!
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:
Miguel Rocha Escreveu:Não fui eu que fiz o esquema mas penso que não terá sido engano.

Boas, como BGT ITED tens terra do mastro a 16mm e as saidas das colunas pares de cobre e coaxiais não tem logica que a entrada do barramento ITED seja a 2.5mm, se o cabo que vai para o BGT edificio é apenas o seccionador não se reduz de 25mm para 2.5mm!!
Boas! Acho que não entendeste a 100% o que eu quis dizer, ou fui eu que não me expliquei bem.

No esquema vem >= a 2,5mm2, 16>2.5 :) Como tu bem me dizes fará mais lógica continuar com a secção a 25mm e isso está salvaguardado no desenho. Eu apenas quis dizer que os 2.5mm que lá estão não são erro do projectista, desenhou conforme vem no manual.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, no manual diz que a ligação entre caixas da rede colectiva são no mínimo a 2.5mm, e não do BGT ITED ao BGT edificio, que ai diz que do seccionador ao BGT edificio pelo menos 25mm, portanto a montante do seccionador será de certeza mais do que 2.5mm, no minimo de igual espessura da terra do mastro que normalmente é 16mm.
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:Boas, no manual diz que a ligação entre caixas da rede colectiva são no mínimo a 2.5mm, e não do BGT ITED ao BGT edificio, que ai diz que do seccionador ao BGT edificio pelo menos 25mm, portanto a montante do seccionador será de certeza mais do que 2.5mm, no minimo de igual espessura da terra do mastro que normalmente é 16mm.
E se não houver sistema de MATV?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Miguel Rocha Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, no manual diz que a ligação entre caixas da rede colectiva são no mínimo a 2.5mm, e não do BGT ITED ao BGT edificio, que ai diz que do seccionador ao BGT edificio pelo menos 25mm, portanto a montante do seccionador será de certeza mais do que 2.5mm, no minimo de igual espessura da terra do mastro que normalmente é 16mm.
Boas, isso é impossível porque MATV é sempre obrigatório!!!
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:
Miguel Rocha Escreveu:
Boas, isso é impossível porque MATV é sempre obrigatório!!!
Obrigatória apenas para 4 ou mais fracções autónomas... menos que isso é apenas obrigatória uma rede de cablagem em cabo coaxial que pode ser a de CATV. Ou estou a interpretar mal o que diz manual?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, acho que leste mal, até 4 fracções MATV + CATV e a partir de 4, SMATV + CATV.
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:Boas, acho que leste mal, até 4 fracções MATV + CATV e a partir de 4, SMATV + CATV.
Então ajuda-me lá a interpretar isto:

"Redes de cablagem
Para os edifícios de 1 a 3 fracções autónomas devem ser instaladas, pelo menos, 2 redes de
cablagem: uma em par de cobre e outra em cabo coaxial.
Para os edifícios de 4 ou mais fracções autónomas devem ser instaladas, pelo menos, 3 redes de
cablagem na rede colectiva: uma em par de cobre, outra em cabo coaxial e ainda uma outra
(também em cabo coaxial) para a recepção e distribuição de sinais de radiodifusão sonora e
televisiva do tipo A (MATV)."

É o que diz no Manual ITED, ou isto já foi alterado?

Desculpa lá a série de perguntas! Um bom fds!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”