identificar neutro
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
identificar neutro
ando com um azar do caraças ...
eu para saber num quadro electrico qual o barramento do neutro vou á saida do diferencial e com o multimetro em continuidade vou tentado achar até o multimetro apitar , a assim que se faz ? será ?
pá num stand estava a ligar uma linha para iluminação e outra para tomada num quadro que ... bem só o tamanho já metia respeito ...
por as patinhas lá dentro ... ui ui ...
eu medi , medi . medi e deu-me em dois barramentos continuidade , liguei ao mais disponivel e acessivel ...
quando ligo toma vai buscar , disparou ...
bem , passei-me ...
liguei ao segundo barramento já deu ...
a minha pergunta é quando não conseguimos seguir o caminho do neutro e sem usar o multimetro ou desligar o diferencial que outras soluções se tem para identificar o neutro ?
obrigados
eu para saber num quadro electrico qual o barramento do neutro vou á saida do diferencial e com o multimetro em continuidade vou tentado achar até o multimetro apitar , a assim que se faz ? será ?
pá num stand estava a ligar uma linha para iluminação e outra para tomada num quadro que ... bem só o tamanho já metia respeito ...
por as patinhas lá dentro ... ui ui ...
eu medi , medi . medi e deu-me em dois barramentos continuidade , liguei ao mais disponivel e acessivel ...
quando ligo toma vai buscar , disparou ...
bem , passei-me ...
liguei ao segundo barramento já deu ...
a minha pergunta é quando não conseguimos seguir o caminho do neutro e sem usar o multimetro ou desligar o diferencial que outras soluções se tem para identificar o neutro ?
obrigados
Re: identificar neutro
Para identificar o Neutro tens uma solução prática....
a diferença de potencial entre qualquer uma das fase e o neutro é 230V... e entre fases é 400V..
logo com um voltimetro consegues identificá-lo facilmente.
Um abraço
a diferença de potencial entre qualquer uma das fase e o neutro é 230V... e entre fases é 400V..
Um abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
E se medires entre o neutro e o terra, será + - 0 Voltes "teoricos" e o neutro é azul (actualmente)
Cump.
mário
E se medires entre o neutro e o terra, será + - 0 Voltes "teoricos" e o neutro é azul (actualmente)
Cump.
mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
medi tensao entre o neutro e terra e deume 4-5V que quer dizerMário Escreveu:Boas
Cump.
mário

" Por mais longa que seja a noite, o sol volta sempre a brilhar."
-
- Velha Guarda
sim eu sei que entre fases dá 400 ...vitormir Escreveu:Para identificar o Neutro tens uma solução prática....
Um abraço
a minha duvida em relação a sua dica é : só dá os 230 se for no neutro correcto ou também dá em qualquer neutro ?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Existe uma pequena diferença de potencial entre neutro e terra. Os 0V são o valor teórico, podem-se verificar valores de 0V por exemplo quando existe uma terra única (terra de serviço e de protecção juntas).norisk Escreveu:medi tensao entre o neutro e terra e deume 4-5V que quer dizer![]()
Ola,
Bom entre outras formas de identificar o neutro, fica esta, utiliza o condutor terra do quadro e com uma lampada de teste, coloca o condutor terra numa extremidade e na outra o condutor que pretendes identificar, se a lampada acender, ja sabes o condutor nao identificado é a fase, caso nao acenda é o neutro.
ja agora em primeiro lugar, convem ver se a lampada esta em boas condicoes...
abraco
Bom entre outras formas de identificar o neutro, fica esta, utiliza o condutor terra do quadro e com uma lampada de teste, coloca o condutor terra numa extremidade e na outra o condutor que pretendes identificar, se a lampada acender, ja sabes o condutor nao identificado é a fase, caso nao acenda é o neutro.
ja agora em primeiro lugar, convem ver se a lampada esta em boas condicoes...

abraco
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Podes ter, desequilibro nas fases, passagem à terra, falta de neutro..norisk Escreveu:medi tensao entre o neutro e terra e deume 4-5V que quer dizerMário Escreveu:Boas
Cump.
mário![]()
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
se bem entendi o seu problema não é identificar o N, mas sim, identificar o N a jusante de um diferencial.
Basta ligar uma lâmpada de provas entre a fase que pretende utilizar e o N que suspeita de fazer parte desse circuito, e se a lâmpada acender sem provocar disparo, está o N desse circuito identificado.
Se esta operação for feita num quadro trifásico terá que ter a certeza de que está a testar um N e não qualquer outra das Fases, pois se errar a lãmpada "estoura".
ohmico
se bem entendi o seu problema não é identificar o N, mas sim, identificar o N a jusante de um diferencial.
Basta ligar uma lâmpada de provas entre a fase que pretende utilizar e o N que suspeita de fazer parte desse circuito, e se a lâmpada acender sem provocar disparo, está o N desse circuito identificado.
Se esta operação for feita num quadro trifásico terá que ter a certeza de que está a testar um N e não qualquer outra das Fases, pois se errar a lãmpada "estoura".
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Se esta operação for feita num quadro trifásico terá que ter a certeza de que está a testar um N e não qualquer outra das Fases, pois se errar a lãmpada "estoura"."
Podes usar duas em serie, em 1º lugar.
Cump.
Mário
"Se esta operação for feita num quadro trifásico terá que ter a certeza de que está a testar um N e não qualquer outra das Fases, pois se errar a lãmpada "estoura"."
Podes usar duas em serie, em 1º lugar.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
pois ...
mas a minha duvida é identificar o neutro sem que o quadro dispare ...
esse tipo de dica ou dicas é que eu necessito ....
obrigados amigos
obrigados amigos
Boas ,Quero aprender. É muito simples , pegas no multímetro, coloca-o na escala superior a 230V AC e mede um condutor e depois outro, aquele que te der 0V em relação ao terra é o neutro.
Cumps.
Cumps.
Procuro sabedoria.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite amigo (quero aprender) suponho que tenha mais que um diferêncial no dito quadro certo! podem ser para iluminação tomadas equipamentos ETC! penso que ligou onde deu mais jeito? correto ? o pior foi encontrar o neutro do respectivo diferencial que ai é que foi a sua duvida certo? por isso se ligar a um neutro que não seja do diferencial em que ligou oa fase de certesa que disparou outros diferenciais!geralmento é identificado na saida do diferêncial com um Nº e nos diverso barramentos de neurtros o mesmo Nº de saida do dito diferêncial assim com o grupo de circuitos protegidos pelo mesmo diferêncial para não haver enganos.
- andrebotelho
- Curioso
- Registado: 04 mar 2011, 22:41
Boas
Se não sabes qual a barra de neutro e de terra e não consegues seguir os caminhos tens uma solução.
Desliga o corte geral do Quadro. Lembra-te que o corte geral deve cortar o neutro, logo, deixas de ter neutro aterrado (dentro do quadro).
Depois, se o quadro for classe 1 basta ver continuidade entre a estrutura do quadro ou qualquer cabo de terra e os barramentos. Um deles vai apitar.
Medir tensões é complicado, se a terra de serviço e a de protecção forem "iguais" dá a mesma coisa entre fase/neutro e fase/terra.
Meter o bracinhos num armário sem saber quem é quem não é de todo aconselhado.
A confiança é a morte do artista.
Se não sabes qual a barra de neutro e de terra e não consegues seguir os caminhos tens uma solução.
Desliga o corte geral do Quadro. Lembra-te que o corte geral deve cortar o neutro, logo, deixas de ter neutro aterrado (dentro do quadro).
Depois, se o quadro for classe 1 basta ver continuidade entre a estrutura do quadro ou qualquer cabo de terra e os barramentos. Um deles vai apitar.
Medir tensões é complicado, se a terra de serviço e a de protecção forem "iguais" dá a mesma coisa entre fase/neutro e fase/terra.
Meter o bracinhos num armário sem saber quem é quem não é de todo aconselhado.
A confiança é a morte do artista.
###########
Cumprimentos.
André Botelho
Cumprimentos.
André Botelho
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,quero aprender Escreveu:pois ...
obrigados amigos
tavêz a solução seja ir à bruxa
ohmico