Boa noite, gostaria que alguém me desse umas ideias de como criar um sistema eléctrico em que a luz vai diminuindo progressivamente ao longo de 4 horas.
Agradecia uma resposta se possivel.
Obrigada.
Cumprimentos
Olá Boa noite
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 mar 2011, 22:36
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Olá Boa noite
Isso faz-se com um NE555 na funçao de temporização atacando um triac.
Eu vou ver se arranjo o esquema
Vê aí
http://www2.tech.purdue.edu/Eet/courses ... -Triac.PDF
Eu vou ver se arranjo o esquema
Vê aí
http://www2.tech.purdue.edu/Eet/courses ... -Triac.PDF
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 mar 2011, 22:36
desculpem malta, tava a fazer confusao. a situaçao é quero que a luz ligue a uma determinada hora, depois teja 4h acesa e a partir dai va diminuindo a sua intensidade ate apagar. por exemplo, liga as 18h da tarde, e a partir das 22h da noite comece a enfraquecer ate apagar, depois o enfraquecer pode ser 15min. ou 30min. só nao pode é ser muito rapido.
obrigado pela cumpreensao
cumprimentos
obrigado pela cumpreensao
cumprimentos
Olá. penso que com um mini-kit domótico controlador de luzes consegues fazer o que queres.
Acho que queres fazer por uma questão de segurança da habitação.
Ou então faz isso arcaicamente...
Imagina um candeeiro de sala com 4 lampadas, com 4 relógios e enfiando 4 fases provinientes dos relógios, pões 4 lampadas diferentes (Ex:100W,75W,40W,25W) e tá resolvido, a última lâmpada que gasta menos , podes por a ligar e desligar de 20 em 20 ou de 10 em 10 minutos para teres mais segurança.
Aconselho-te a veres a tabela de equivalencias das lâmpadas de baixo consumo, pois vais gastar uns euritos a menos na factura.
Boa sorte.
Revela o teu resultado .
Espero que corra tudo bem...
P.S.- Desculpa dar-te uma hipótese tão rudimentar, mas se for uma razão de segurança tenho a certeza que dá bons resultados, já resultou num terrreno agricola que era constantemente vandalizado.
Acho que queres fazer por uma questão de segurança da habitação.
Ou então faz isso arcaicamente...
Imagina um candeeiro de sala com 4 lampadas, com 4 relógios e enfiando 4 fases provinientes dos relógios, pões 4 lampadas diferentes (Ex:100W,75W,40W,25W) e tá resolvido, a última lâmpada que gasta menos , podes por a ligar e desligar de 20 em 20 ou de 10 em 10 minutos para teres mais segurança.
Aconselho-te a veres a tabela de equivalencias das lâmpadas de baixo consumo, pois vais gastar uns euritos a menos na factura.
Boa sorte.
Revela o teu resultado .
Espero que corra tudo bem...
P.S.- Desculpa dar-te uma hipótese tão rudimentar, mas se for uma razão de segurança tenho a certeza que dá bons resultados, já resultou num terrreno agricola que era constantemente vandalizado.
-
- Curioso
- Registado: 18 jan 2009, 21:37
- Has thanked: 2 times
Experimenta alguma solução da Hager tipo TXA 215 com um pequeno controlador KNX e consegues fazer o que queres. Mas contacta-os que eles enviam-te um esquema com o que tens de instalar.
-
- Curioso
- Registado: 30 jan 2009, 19:21
Boa noite
Tenho um sistema da hager no meu aquário que liga de manhã progressivamente com 2h de diferença entre o ligar e o ponto máximo das luzes, depois está 4h no máximo fluxo e a seguir começa a desligar durante 2h até apagar. Em tudo isto pode alterar a programação que quiser, não sei se é isto que pretende, se for posso dar mais informação.
Tenho um sistema da hager no meu aquário que liga de manhã progressivamente com 2h de diferença entre o ligar e o ponto máximo das luzes, depois está 4h no máximo fluxo e a seguir começa a desligar durante 2h até apagar. Em tudo isto pode alterar a programação que quiser, não sei se é isto que pretende, se for posso dar mais informação.
Cumprimentos
Vitor Tavares
Vitor Tavares