Boa tarde caros colegas,
em conversa com um electricista este "Jurou-me a pés Juntos" que nas entradas enterradas (portinhola -->QEgeral) independentemente da secção do condutor, não se pode executar a "condutor+protecção mecânica(tubo)" diz ele que a certiel só admitia "cabo(desde que adequado para andar enterrado)" ou "cabo+protecção mecânica"!!! ora eu como normalmente nos projectos coloco sempre entradas executadas a cabo fiquei sem opinião! tive aqui a ver umas tabelas da certiel para entradas(FT nº 29 e FT nº 19) e ambos falam em condutores e cabos para entradas!!! a nível das RTIEBT mais propriamente ditas (métodos de referencia) não fala lá em condutores+tubo enterrados(pelo menos que eu tenha dado conta) agora pergunto eu!?? é possível executar uma entrada em "fio(s) condutor+tubo enterrado"??!! se não quais a situações permitidas???
se me poderem esclarecer agradecia obrigado!
cabo ou condutor
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
cabo ou condutor
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 mai 2008, 02:37
Re: cabo ou condutor
Boa tarde,
Na minha opinião, se a portinhola estiver na parede do edifício ai pode ser condutor + tubo, se a portinhola estiver num muro ai terá que ser cabo + tubo, isto é se existe um troço enterrado terá que ser em cabo, se não pode ser em condutor.
Cumprimentos
Matoso
Na minha opinião, se a portinhola estiver na parede do edifício ai pode ser condutor + tubo, se a portinhola estiver num muro ai terá que ser cabo + tubo, isto é se existe um troço enterrado terá que ser em cabo, se não pode ser em condutor.
Cumprimentos
Matoso
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: cabo ou condutor
Na secção 521 das RTIEBT está explícito o tipo de canalizações permitidas.
Veja-se em particular o quadro 52G onde é indicado que em condutas enterradas só são permitidos cabos mono ou multicondutores.
Veja-se em particular o quadro 52G onde é indicado que em condutas enterradas só são permitidos cabos mono ou multicondutores.