onde ligar o disjuntor

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

onde ligar o disjuntor

Mensagem por quero aprender »

boas malta ,
tenho uma duvida , quando acresentamos mais um disjuntor num quadro electrico a minha duvida é a seguinte :

se é de iluminação deve-se ir buscar à linha de iluminação , neste caso ao ultimo disjuntor , fazer um xante de um disjuntor para o outro certo ?

se for tomadas deve-se ir buscar à linha de tomadas , neste caso ao ultimo disjuntor , fazer um xante de um disjuntor para o outro certo ?

se for um disjuntor trifasico vai-se a linha do trifasico e faz-se a mesma coisa certo ?

a minha duvida é a seguinte , é correcto ver o que ando a encontrar em quadros electricos disjuntores monofasicos ligados a trifasicos ?

qual o procedimento correcto ?
o que diz a certiel sobre este assunto ?

gostava de saber , porque os trabalhos que faço , faço-os como se a certiel os fosse certificar ... esta é a minha maneira de trabalhar ...

obrigados
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: onde ligar o disjuntor

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

A maneira correcta de proceder quando se adiciona um disjuntor ao quadro é analisar a instalação para aferir se o mesmo pode ser adicionado. No caso de uma habitação, adicionar mais um circuito não provoca grande alteração (regra geral) e como tal, pode-se adicionar mais um disjuntor ao barramento principal ou a um sub-barramento.
Um disjuntor tripolar pode "alimentar" outros disjuntores monopolares. Não é estranho observar-se esse tipo de situação nos circuitos de iluminação, embora o mais comum seja um interruptor diferencial tetrapolar a "alimentar" disjuntores monopolares.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

então não existe uma norma ?

é uma questão de consciencia ?

a certiel não opina sobre este assunto ?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Desconheço se existe alguma norma a regulamentar isto, até porque é comum quando se projecta um quadro deixar reservas (equipadas ou não) para este tipo de situações.
E não penso que seja uma questão de consciência, é apenas uma questão técnica. Também não sei qual a posição da Certiel em relação a este assunto.
Mas qual o motivo de tanto espanto?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

rainbow Escreveu:Boa noite.

Desconheço se existe alguma norma a regulamentar isto, até porque é comum quando se projecta um quadro deixar reservas (equipadas ou não) para este tipo de situações.
E não penso que seja uma questão de consciência, é apenas uma questão técnica. Também não sei qual a posição da Certiel em relação a este assunto.
Mas qual o motivo de tanto espanto?
o espanto não é nenhum ...
a minha questão é unica . querer fazer bem e tenho tentado fazer bem , fazendo todos os trabalhos como se os mesmos tivessem que ser certificados pela certiel ...
andrebotelho
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2011, 22:41

Mensagem por andrebotelho »

- Identificar esquema do quadro
- Saber qual o objectivo
- Adicionar circuito onde haja reserva
- Alimentar correctamente a partir do diferencial a partir do qual queres que seja protegido.
- O ideal é ir buscar ao barramento de um diferencial, repicar de um outro disjuntor implica colocar terminais duplos mas também é valido
###########
Cumprimentos.
André Botelho
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”