Olá a todos!
Num edifício posso ter mais que uma entrada de alimentação?
Obrigado pela ajuda que me possam dispensar.
Cumprimentos.
Alimentações distintas
-
- Curioso
- Registado: 07 jul 2010, 22:58
Re: Alimentações distintas
sim, podes. têm, no entanto, que ser observados alguns requisitos, tal como ser propriedade horizontal ou outro que defina duas ou mais fracções. em principio terás que preencher um ficha electrotécnica por cada ramal .TNT Escreveu:Olá a todos!
Cumprimentos.
cumps
No caso de um edifício que seja constituído por lojas no rés do chão, é obrigatória a instalação de um ramal por loja, por exemplo.TNT Escreveu:Olá a todos!
Cumprimentos.
-
- Curioso
- Registado: 07 jul 2010, 22:58
boas.Freddy Escreveu:No caso de um edifício que seja constituído por lojas no rés do chão, é obrigatória a instalação de um ramal por loja, por exemplo.TNT Escreveu:Olá a todos!
Cumprimentos.
não é obrigatório ramal por loja (nota: entenda-se que ramal é uma alimentação proveniente directamente da rede pública). as lojas, por norma, deverão ser alimentadas a partir do quadro de colunas.
cumps
Bem, aqui está o que diz o regulamento, agora é só aplicar.
803.3.2 Cada edifício deve ser, em regra, dotado de um único quadro de colunas.
Nota: De referir que, quando num edifício existirem fracções autónomas que não tenham acesso pelas zonas comuns desse edifício (caso, por exemplo, de estabelecimentos comerciais existentes em edifícios de habitação, a nível do R/C, com entrada directa para o exterior e sem qualquer comunicação com as zonas comuns do edifício onde se integram), as instalações eléctricas (de utilização) dessas fracções devem ser alimentadas directamente pela rede de distribuição (por ramal exclusivo); o quadro de colunas do edifício de habitação não deve ser utilizado para alimentar estas instalações com entrada independente.
803.3.2 Cada edifício deve ser, em regra, dotado de um único quadro de colunas.
Nota: De referir que, quando num edifício existirem fracções autónomas que não tenham acesso pelas zonas comuns desse edifício (caso, por exemplo, de estabelecimentos comerciais existentes em edifícios de habitação, a nível do R/C, com entrada directa para o exterior e sem qualquer comunicação com as zonas comuns do edifício onde se integram), as instalações eléctricas (de utilização) dessas fracções devem ser alimentadas directamente pela rede de distribuição (por ramal exclusivo); o quadro de colunas do edifício de habitação não deve ser utilizado para alimentar estas instalações com entrada independente.