- Como é que posso ligar projectores convencionais para comandar numa consola DMX ?
Esta é uma duvida bastante comum aos iniciados na iluminação profissional, afinal os projectores apenas ligam directamente á corrente e não têm qualquer tipo de circuito eléctronico.
A ligação de projectores convencionais é efectuada através de dimmers ou switch-packs que lhes iram fornecer a energia mediante a ordem DMX que lhes é enviada.

- Então e quando devo utilizar um Dimmer ou Switch-Pack ?
A diferença principal entre estes dois equipamentos é a forma como eles efectuam o envio de energia aos equipamentos.
Enquanto que o dimmer é controlado por Triacs e envia acorrente percentualmente "tipo regulador de luz" o switch-pack normalmente acciona relés que funcionam como simples interruptores para ligar e desligar o equipamento.

- Tenho uma Bola de Espelhos que queria colocar a rodar pela mesa de luz, posso utilizar um dimmer para isso ?
Poder, pode-se
Mas tem de ser bem configurado no controlador para não avariar o motor da bola, para estes casos a melhor opção é o swith-pack porque envia sempre a totalidade da energia.
No caso do dimmer por lapso pode-se enviar quantidades de energia baixas e avariar os equipamentos que necessitam dos 230Vts para funcionarem.
Explo: Dimmer a 50% envia +/- 115Vts

- Precisava controlar varios aparelhos que estão a uma grande distancia uns dos outros, como posso fazer isso?
Pode-se sempre fazer por cabo, recorrendo ao uso de repetidores para aumentar o sinal, mas já existe uma forma mais simples.
Já está disponível no mercado equipamento de envio de sinal DMX por wireless, com capacidade de distancias na ordem dos 1.000 a 2.000 metros sem a utilização de repetidores.

- Tenho o controlador num local onde preciso sair para a frente, tráz, esquerda e direita, vou ter de andar com cabos para a frente e para traz ou tenho outra solução?
Claro que existe uma solução para estes casos
O cabo que sai do controlador irá ligar a um Spliter/Buffer onde seram ligadas as saídas para os locais pretendidos.
Não esquecer de colocar um terminador no final de cada linha

- Os meus dimmer são antigos e não trabalhão com DMX, tenho de comprar outros para trabalhar com os sistemas actuais?
Caso tenha vários equipamentos analógicos, será mais rentável o investimento num conversor DMX > 0-10V e passará a poder controlar todos os seus equipamentos com sinais analógicos 0-10V a partir de um controlador DMX.

- Sei que posso controlar as luzes no meu computador, como é que faço isso ?
Existe um vasto leque de controladores DMX que interligam ao PC por USB e que depois controlam as luzes através de software.
Alerto que esta solução não é mais económica que uma consola de iluminação e não é prática para todo o tipo de operacionalidades.
Um controlador minimamente eficaz custa sempre a cima dos 500€ e como deverá ter um computador exclusivamente para o seu funcionamento, o preço sobe para valores que chegam a ultrapassar os de muito bons controladores.
Sou adepto da instalação destes sistemas computorizados em bares e discotecas onde normalmente não existe um profissional a operar a iluminação, estes sistemas são fáceis de usar por qualquer pessoa ao fim de 10 minutos de explicação.
No entanto a sua eficácia é baixa para trabalhar em iluminação de espectáculos e outros eventos ao vivo onde existe um técnico que pode tirar o máximo partido dos sistemas á sua disposição.
Duvidas postem...