Ajuda em iluminar carruagem comboio
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Ajuda em iluminar carruagem comboio
Boa tarde a todos!
Já escrevi no forum há uns tempos sobre esta dúvida, mas desta vez surgiu mais uma...
Então é o seguinte eu tenho uma carruagem de comboio que gostaria de iluminar na traseira com dois Led´s vermelhos para imitar a luz traseira do comboio.
Os mesmos estão ligados em série prefazendo 9 Volts.
Fiz uma medição com o múltimetro na linha e a Umáx é de 18 V mas não medi a Intensidade.
A minha dúvida está em meter dois condensadores de 25 V e 1000 uF em paralelo mais a resistência que ainda é de 100 Ohms mas da ultima vez que liguei isto tudo a resistencia fervia que nem brasa por assim dizer, ou seja tenho que calcular novamente estes valores para acertar novamente tudo??
A ideia dos condensadores seria evitar os piscas piscas dos Led´s nas emendas das linhas e ainda tenho que meter uma ponte retificadora em circuito integrado para poder inverter a corrente na linha do comboio sem estoirar com os condensadores. Estou correcto???
Digam-me por favor qual a lei a usar para calcular com condensadores e com a ponte retificadora. Usando a Lei de Ohm não consigo calcular porque não sei a intensidade e também já não tenho o múltimetro mas também sei que não ultrapassa 1 A, menos até. Consigo fazer algo com o que disse acima e os colegas conseguem-me entender? Muito obrigado a todos!
Bruno Valente.
Material usado:
2 Led´s vermelhos
1 Resistência 100 Ohms 2 Whatts (Anéis castanho preto castanho e dourado)
2 Condensadores 25 V 1000 uF cada
1 ponte retificadora "DUAL"(?) 250 V 1 A (esquema de ligações de um lado tem duas "patas" com saídas símbolo corrente alternada e as outras duas mais e menos).
Já escrevi no forum há uns tempos sobre esta dúvida, mas desta vez surgiu mais uma...
Então é o seguinte eu tenho uma carruagem de comboio que gostaria de iluminar na traseira com dois Led´s vermelhos para imitar a luz traseira do comboio.
Os mesmos estão ligados em série prefazendo 9 Volts.
Fiz uma medição com o múltimetro na linha e a Umáx é de 18 V mas não medi a Intensidade.
A minha dúvida está em meter dois condensadores de 25 V e 1000 uF em paralelo mais a resistência que ainda é de 100 Ohms mas da ultima vez que liguei isto tudo a resistencia fervia que nem brasa por assim dizer, ou seja tenho que calcular novamente estes valores para acertar novamente tudo??
A ideia dos condensadores seria evitar os piscas piscas dos Led´s nas emendas das linhas e ainda tenho que meter uma ponte retificadora em circuito integrado para poder inverter a corrente na linha do comboio sem estoirar com os condensadores. Estou correcto???
Digam-me por favor qual a lei a usar para calcular com condensadores e com a ponte retificadora. Usando a Lei de Ohm não consigo calcular porque não sei a intensidade e também já não tenho o múltimetro mas também sei que não ultrapassa 1 A, menos até. Consigo fazer algo com o que disse acima e os colegas conseguem-me entender? Muito obrigado a todos!
Bruno Valente.
Material usado:
2 Led´s vermelhos
1 Resistência 100 Ohms 2 Whatts (Anéis castanho preto castanho e dourado)
2 Condensadores 25 V 1000 uF cada
1 ponte retificadora "DUAL"(?) 250 V 1 A (esquema de ligações de um lado tem duas "patas" com saídas símbolo corrente alternada e as outras duas mais e menos).
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Re: Ajuda em iluminar carruagem comboio
Acho esse valor demasiado baixo, tenta com resistencias com valor de 1kohm,
quanto ao calculo do condensador tambem nao sei, mas julgo que 1000 uF devem chegar e sim tem de levar a ponte rectificadora.
quanto ao calculo do condensador tambem nao sei, mas julgo que 1000 uF devem chegar e sim tem de levar a ponte rectificadora.
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Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
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Re: Ajuda em iluminar carruagem comboio
Boa tarde a todos!!
Após algum tempo parado decidi vir aqui novamente meter as novidades.
A carruagem que era para iluminar já está feita, deixo aqui uma imagem para a malta ver do que eu falava.

Mas desta vez tenho mais uma dúvida, também é relacionado com electricidade e em vez de fazer outro tópico muda-se o nome deste e aproveita-se o mesmo.
Então é assim:
Na minha maquete ainda utilizo um sistema analógico. Tenho duas linhas principais sem qualquer meio de contacto entre as duas. Uso também dois transformadores, isto porquê? Para conseguir andar com os comboios virados ao contrário um do outro... "Tipo sentido Lisboa e outro Porto".
O que eu quero fazer é meter duas linhas "bifurcadas" pelo meio para não tar sempre a pegar nos comboios com a mão e trocar de vias, o que eu entendi até agora e que me explicaram foi que no meio dessas duas, onde se juntam, tenho que as isolar. Senão deste modo iria chantar tudo e com os dois transformadores queimava-os. Correcto??
Até ao modo isolado tudo iria funcionar correctamente, mas e quando eu quiser passar um comboio? Suponhamos que um dos rodados está num lado e o outro está do outro, exactamente com as linhas isoladas no meio, não iria fazer uma passagem queimando na mesma o material?
Obrigado, espero que entendam o que disse, caso contrário digam pf que eu meto um esquema ou até memso fotos do que quero fazer.
Cumprimentos,
Bruno Valente.
Após algum tempo parado decidi vir aqui novamente meter as novidades.
A carruagem que era para iluminar já está feita, deixo aqui uma imagem para a malta ver do que eu falava.

Mas desta vez tenho mais uma dúvida, também é relacionado com electricidade e em vez de fazer outro tópico muda-se o nome deste e aproveita-se o mesmo.
Então é assim:
Na minha maquete ainda utilizo um sistema analógico. Tenho duas linhas principais sem qualquer meio de contacto entre as duas. Uso também dois transformadores, isto porquê? Para conseguir andar com os comboios virados ao contrário um do outro... "Tipo sentido Lisboa e outro Porto".
O que eu quero fazer é meter duas linhas "bifurcadas" pelo meio para não tar sempre a pegar nos comboios com a mão e trocar de vias, o que eu entendi até agora e que me explicaram foi que no meio dessas duas, onde se juntam, tenho que as isolar. Senão deste modo iria chantar tudo e com os dois transformadores queimava-os. Correcto??
Até ao modo isolado tudo iria funcionar correctamente, mas e quando eu quiser passar um comboio? Suponhamos que um dos rodados está num lado e o outro está do outro, exactamente com as linhas isoladas no meio, não iria fazer uma passagem queimando na mesma o material?
Obrigado, espero que entendam o que disse, caso contrário digam pf que eu meto um esquema ou até memso fotos do que quero fazer.
Cumprimentos,
Bruno Valente.
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Re: Ajuda em iluminar carruagem comboio
Boas,
na via "real" a manobra é feita na catenária com recurso a um troço neutro.
No seu caso teria de criar um troço de via neutro com o comprimento necessário para não permitir o shunt entre as vias com alimentação diferente.
ohmico
na via "real" a manobra é feita na catenária com recurso a um troço neutro.
No seu caso teria de criar um troço de via neutro com o comprimento necessário para não permitir o shunt entre as vias com alimentação diferente.
ohmico
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Re: Ajuda em iluminar carruagem comboio
Nao o posso fazer devido ao espaço que tenho.
Mas tem uma possibilidade que é quando o comboio passa para a "linha 1" mete-se a 0 Volts logo ele pára quando já la estiver porque é neutro, quando já la estiver ligo o transformador da linha 1 e volta a arrancar sem fazer o shunt.
Estou correto??
Mas tem uma possibilidade que é quando o comboio passa para a "linha 1" mete-se a 0 Volts logo ele pára quando já la estiver porque é neutro, quando já la estiver ligo o transformador da linha 1 e volta a arrancar sem fazer o shunt.
Estou correto??